Cerca de 500 pessoas participam de evento de ciclismo em Joinville - Esportes - A Notícia

Versão mobile

 

 

Ciclismo05/03/2018 | 09h05Atualizada em 05/03/2018 | 09h05

Cerca de 500 pessoas participam de evento de ciclismo em Joinville

A 51ª edição do Circuito Boa Vista Tupy reuniu famílias, atletas profissionais e amadores

Cerca de 500 pessoas participam de evento de ciclismo em Joinville divulgação/divulgação
Foto: divulgação / divulgação
A Notícia
A Notícia

Neste domingo, cerca de 520 pessoas participaram da 51ª edição do Circuito Boa Vista Tupy de ciclismo em Joinville. O evento, realizado pela Federação Catarinense de Ciclismo e Tupy, reuniu famílias inteiras, atletas profissionais e amadores. As atividades, com largada em frente à Associação Atlética Tupy, começaram às 8h30, com Passeio Ciclístico, seguido pela Copa de Ciclismo para Amadores, com largada às 10 horas, e, ao final, a prova profissional, com 99 atletas participantes.  

Já tradicional no calendário da cidade e da Tupy, a edição deste ano foi comemorativa aos 80 anos da Empresa e contou com a participação especial da banda do 62º Batalhão de Infantaria, além de exposição de bicicletas antigas, distribuição de frutas, sorteio de brindes e outras atrações. Muitas pessoas vieram participar do passeio com toda a família.  

— O passeio é uma forma de passear com as crianças pela cidade, coisa que eu não poderia fazer num dia normal — comentou Wellington Rossi Kramer, funcionário da Tupy, que compareceu na companhia da esposa, Matilde Kramer, e dos filhos, Miguel e Sofia.  

A manhã do evento não poderia terminar de forma melhor do que ter a bandeirada final realizada por Maria Inês dos Santos, 75 anos, moradora joinvilense que afirma acompanhar o Circuito todos os anos. 

— Estou com as pernas bambas — contou ela, após a bandeirada. Ela foi convidada a dar a bandeirada depois que o locutor da prova a viu assistir toda a corrida, que dura duas horas, de pé, ao lado do portal de chegada.  

Elite em alta velocidade

Este ano, 99 atletas, de todo o Brasil, participaram da prova profissional, dividida nas categorias Elite, Sub 30 e Master Open. Os competidores da categoria Elite, a principal,  encararam sete voltas em torno do Morro do Boa Vista, num total de 77 quilômetros, em cerca de 2 horas de muito suor e alta velocidade. O campeão da categoria deste ano foi Armando Camargo Filho, de Indaiatuba/SP, equipe vencedora do Circuito. “Há 18 anos, eu competi pela primeira vez nesta prova, na categoria Junior, e venci. E agora, todo esse tempo depois, fui campeão de novo”, falou Armando, emocionado. “Esta é uma prova tradicional do ciclismo brasileiro e é sempre uma grande alegria vencer aqui. Eu só tenho a agradecer o apoio de toda a equipe de Indaiatuba, porque não se ganha uma prova dessas sozinho”, concluiu.   

A bicicleta como paixão

Seis colecionadores de bicicletas do Estado trouxeram parte de seus acervos para mostrar ao público na 1ª Exposição de Bicicletas Antigas, que este ano foi uma atração a mais do Circuito Boa Vista Tupy. Entre as cerca de 40 bicicletas, dos mais diversos estilos e períodos, a mais antiga era um modelo de 1937, da Alemanha. Entre os expositores, havia colecionadores de Joinville, Navegantes e Pomerode.  

Novo recorde na Copa para Amadores

A 6ª Copa Tupy para Amadores bateu recorde de participantes por mais um ano seguido, totalizando 140 inscritos. Os primeiros colocados, nas 4 categorias por faixa etária e mais a categoria feminina, receberam troféu e bicicletas como prêmio. Os atletas deram uma volta no circuito de 11 quilômetros, pelas ruas Helmuth Fallgatter, Aubé, Hermann Lepper, Wittich Freitag, Papa João XXIII, Xavier Arp e, novamente, Helmuth Fallgatter.

Resultado circuito profissional

Elite
1º lugar: Armando Camargo Filho
2º lugar: Rodrigo Araújo de Melo
3º lugar: Márcio Ferreira Bigai

Master Open

1º lugar: Fernando da Cruz

2º lugar: Frank Sinatra Deluvino

3º lugar: Cristiano Oliveira Santos

 

Sub 30

1º lugar: Fernando da Silva Moraes

2º lugar: Daniel Fagundes Junior

3º lugar: Thiago Demarchi



 
A Notícia
Busca