Federação Inglesa introduz 'Regra Rooney' para escolher sucessor de Southgate - Esportes - A Notícia

Versão mobile

 

 

Londres09/01/2018 | 16h10

Federação Inglesa introduz 'Regra Rooney' para escolher sucessor de Southgate

AFP
AFP

A Federação Inglesa de Futebol (FA) vai entrevistar pelo menos um candidato negro, asiático ou de minoria étnica quando precisar escolher o sucessor do atual técnico da seleção da Inglaterra, Gareth Southgate, anunciou a entidade nesta terça-feira.

A FA segue o exemplo de clubes profissionais ingleses, que desde o dia 1º de janeiro introduziram a chamada "Regra Rooney", em vigor na liga de futebol americano dos Estados Unidos (NFL).

A regra, introduzida pela NFL em 2003, obriga as franquias a entrevistar candidatos de minorias étnicas durante os processos de contratação para o cargo de treinador.

A regra recebe o nome de Dan Rooney, presidente do Comitê de Diversidade da NFL que implementou a medida após constatar a desigualdade entre a porcentagem da população de minorias étnicas e seu reflexo nas comissões técnicas de clubes profissionais.

Gareth Southgate tem contrato com a seleção inglesa até 2020.

"Queremos dar o exemplo", declarou nesta terça a FA, admitindo que apenas a "Regra Rooney" não será suficiente. A entidade aposta em outros programas para "constituir um viveiro de jovens treinadores talentosos", provenientes de minorias étnicas.

A decisão chega após meses complicados para a FA, questionada pelo governo britânico por conta da gestão do caso do ex-treinador da seleção inglesa feminina, demitido após ser acusado de racismo.

* AFP

 
A Notícia
Busca