Roberto Alves recorda o Avaí que acabou com a fama do Sport imbatível em 1942 - Esportes - A Notícia

Versão mobile

Série A07/09/2017 | 08h00Atualizada em 07/09/2017 | 08h00

Roberto Alves recorda o Avaí que acabou com a fama do Sport imbatível em 1942

Em excursão pelas regiões Sul e Sudeste, equipe pernambucana foi surpreendido pela vitória azurra por 4 a 2, com gols de Nizeta e Saul

Roberto Alves recorda o Avaí que acabou com a fama do Sport imbatível em 1942 Leo Munhoz/Agencia RBS
Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS
João Lucas Cardoso
João Lucas Cardoso

joao.lucas@somosnsc.com.br

Havia uma máquina arretada em jogar futebol. Corria pelas praças de Florianópolis que o Sport estava invencível na excursão ao Sudeste e Sul do país. O Avaí seria só mais uma presa nas garras do Leão de Pernambuco, que do Rio de Janeiro descia o mapa triturando os times que cruzavam o seu caminho. Possivelmente porque empilhou vitória sobre vitória ainda no Paraná, rumo ao sul. A parada na capital de Santa Catarina, porém, acabaria com a sequência positiva. O colunista do Diário Catarinense Roberto Alves lembra do clima e mais do confronto em 1942.

Em 15 de fevereiro daquele ano, o Sport entrou em campo com time completo, inclusive com Ademir Marques Menezes, o Queixada, que seria o artilheiro da Copa do Mundo de 1950, pela autoria de nove gols na competição. No entanto, o Leão pernambucano não foi páreo ao catarinense. Nizeta e Saul marcaram dois tentos cada na vitória azurra por 4 a 2.

Pelos registros de historiadores do Sport, a excursão iniciada ainda em dezembro de 1941 teve 18 partidas e é tida como a primeira excursão de um clube do Nordeste ao sul brasileiro. Por este motivo, cronistas daquele estado apelidaram a aventura de ¿excursão suicida¿, afinal não havia um comparativo entre o Leão de lá e os demais times do país até então.

O Sport fechou a série de partidas fora de casa com 11 vitórias, dois empates e cinco derrotas. O Avaí se juntou a Flamengo, Santos, Juventus-SP e Coritiba, as equipes que bateram aquele time que chegou a Floripa como a fama de imbatível. 

Após 75 anos, o Avaí enfrenta o Sport às 16h deste domingo, na Ilha do Retiro. O jogo válido pela 23ª rodada marca a retomada do Campeonato Brasileiro, após parada pelas partidas do Brasil nas Eliminatórias,  

Leia mais notícias sobre o Avaí 
Acesse a tabela da Série A do Brasileirão


A Notícia
Busca