Guarda do Embaú recebe Nick Mucha, diretor do programa de Reservas Mundiais do Surfe - Esportes - A Notícia

Versão mobile

Paraíso reconhecido06/07/2017 | 16h00Atualizada em 06/07/2017 | 16h08

Guarda do Embaú recebe Nick Mucha, diretor do programa de Reservas Mundiais do Surfe

Praia de Palhoça foi eleita em novembro a primeira Reserva Mundial de Surfe no Brasil

Guarda do Embaú recebe Nick Mucha, diretor do programa de Reservas Mundiais do Surfe Marco Favero/Agencia RBS
Foto: Marco Favero / Agencia RBS

A comunidade da Guarda do Embaú, em Palhoça, aguarda ansiosamente pela chegada do diretor do programa World Surfing Reserves (WSR), Nick Mucha neste final de semana. A praia catarinense foi aprovada oficialmente em outubro de 2016 como a nona Reserva Mundial de Surfe, sendo a primeira do Brasil, pela WSR e pela Save the Waves Coalition.

O norte-americano permanecerá na Guarda entre 06 a 13 de julho, quando será iniciado uma importante etapa da certificação. Com uma agenda extensa, Mucha dará início ao plano de gestão da Reserva Mundial de Surfe. As atividades começam no próximo sábado. A programação conta com visita da zona costeira da Guarda e da Prainha, navegação no Rio da Madre, encontros com setores da comunidade, gestores municipais e estaduais, instituições ambientais, empresariais e esportivas.

Segundo Nick Mucha, a expectativa para iniciar o trabalho é muito boa:

— Nossa visita tem como objetivos principais conhecer a Guarda do Embaú e a sua comunidade. trabalhar com o comitê gestor para desenvolver o plano de administração da Reserva, identificar as principais ameaças costeiras e traçar as principais estratégias de conservação.

O programa da Save the Waves Coalition existe desde 2009 e já aprovou nove Reservas Mundiais de Surfe (RMS): Santa Cruz e Malibu (USA), Bahia de Todos os Santos (México), Ericeria (Portugal), Huanchaco (Peru), Manly Beach e Gold Coast (Austrália), Punta Lobos (Chile) e Guarda do Embaú (Brasil). Todas foram avaliadas e escolhidas com base em quatro critérios: qualidade da onda; características ambientais; cultura (tradição) e história do surfe e o apoio da comunidade.

Nick Mucha mora em Santa Cruz, na Califórnia Foto: Reprodução / Facebook
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros