Ex-Fifa, Héber Roberto Lopes é reforço da arbitragem do futebol amador de Biguaçu - Esportes - A Notícia

Versão mobile

Pulso firme13/07/2017 | 08h45Atualizada em 13/07/2017 | 15h42

Ex-Fifa, Héber Roberto Lopes é reforço da arbitragem do futebol amador de Biguaçu

Por exigência da FCF, árbitro se filiou a uma liga local do Estado

Ex-Fifa, Héber Roberto Lopes é reforço da arbitragem do futebol amador de Biguaçu Cristiano Estrela/Agencia RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

Árbitro de renome nacional, com final de Copa América no currículo, Héber Roberto Lopes vai ampliar os horizontes. Agora, poderá ser visto de perto nos campos de futebol amador se a agenda permitir: apitará jogos da Liga de Futebol da Comarca de Biguaçu (Licob). A assinatura do documento de afiliação ocorreu na segunda-feira, durante inauguração da nova sede da entidade.

A ideia é que ele apite partidas locais sempre que não estiver escalado para jogos do Brasileirão. Juiz da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Héber deixou o quadro da Fifa no fim do ano passado. Agora, a chegada à Licob visa atender uma exigência da Federação Catarinense de Futebol (FCF), para que os árbitros que atuam no Estado estejam vinculados a alguma liga de futebol amador.

– Vou levar minha experiência, dar palestras, conselhos, ajudar os outros árbitros. Quem sabe podemos formar um novo quadro de arbitragem em Santa Catarina. Quero retribuir todo o apoio que recebi do Júnior (Moresco, presidente da Licob) e também do Delfim (Pádua Peixoto Filho, ex-presidente da FCF) – prevê Héber.

Ele completa 45 anos nesta quinta-feira e ainda não definiu seu futuro como árbitro da CBF. Neste ano, a confederação brasileira passou a aceitar a idade-limite de 50 anos para um juiz.

Heber assinou a filiação à Licob na noite de segunda-feira Foto: divulgação / divulgação

Porém, a continuação no quadro nacional vai depender da aprovação nos testes físicos e técnicos. O presidente da Licob, Júnior Moresco, confirma que a afiliação de Héber se deve à amizade que ambos compartilham.

– Temos uma amizade familiar, de longos anos, por isso ele aceitou se filiar à Licob. Quando Héber não estiver apitando jogos estaduais e nacionais, poderá apitar partidas da Licob – ressalta Moresco.

Atualmente, 20 árbitros e 30 assistentes trabalham para a entidade, além de outros três juízes, incluindo Héber, e três assistentes que também são afiliados à federação catarinense. Segundo Moresco, Héber receberá o mesmo valor que os outros juízes para apitar jogos locais.

A estreia em Biguaçu é no próximo domingo. A escala será divulgada nesta quinta. No sábado, Héber apita o confronto entre CRB e Inter pela Série B.

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros