Nadal e Wawrinka vencem e decidem final de Roland Garros - Esportes - A Notícia

Versão mobile

Paris09/06/2017 | 15h32

Nadal e Wawrinka vencem e decidem final de Roland Garros

O suíço Stan Wawrinka e o espanhol Rafael Nadal vão se enfrentar na final de Roland Garros, depois de vencerem o britânico Andy Murray e o austríaco Dominic Thiem, respectivamente, nesta sexta-feira, pelas semifinais do torneio.

Em 2016, Murray superou Wawrinka na mesma fase do torneio, mas desta vez foi o suíço quem levou a melhor, em parciais 6-7 (6/8), 6-3, 5-7, 7-6 (7/3) e 6-1.

Em dura batalha de 4 horas e 34 minutos, os quatro primeiros sets foram equilibrados, com vitórias alternadas entre os tenistas. No quinto, Wawrinka se impôs e perdeu apenas um game, garantindo a vaga na decisão do Grand Slam.

Já Nadal, o maior campeão do saibro francês, garantiu vaga na decisão depois de superar Thiem em três sets a zero, parciais 6-3, 6-4 e 6-0.

O espanhol atropelou a jovem promessa, único que o venceu no saibro em 2017, em 2 horas e 10 minutos. Nadal é o grande favorito para levantar a 10ª taça do Grand Slam.

Wawrinka venceu o torneio em 2015, mas no ano passado caiu para Murray nas semifinais, o que o impossibilitou defender a coroa.

Já Nadal está em grande fase no saibro, vencendo os Masters 1000 de Montecarlo, Barcelona e Madri. Na capital francesa, o espanhol perdeu apenas 29 games para chegar até a final.

O espanhol vai disputar a 22ª final em Grand Slams, a décima em Roland Garros. Todas elas com títulos.

Com a mais esta decisão, Nadal deixa para trás o sérvio Novak Djokovic em presenças em finais de grandes torneios (21) e se aproxima do recordista suíço Roger Federer (28). Caso vença a final de domingo, o espanhol vai chegar ao 15º título de Grand Slam da carreira.

Por outro lado, o terceiro melhor tenista do circuito ATP está em busca do quarto título em Grand Slams, para somar a conquista aos títulos no Aberto da Austrália (2014) e o Aberto dos Estados Unidos (2016).

Todas as vezes que o suíço chegou à final ele se sagrou campeão. Wawrinka, com 32 anos e 75 dias, se tornou o jogador mais velho a chegar na final de Roland Garros, desde a final de 1973, com a presença do iugoslavo Niki Pilic, de 33 anos.

Murray não pode repetir a presença na final de Roland Garros, torneio que nunca conseguiu vencer, e continuou levantando dúvidas depois do espetacular ano passado, que o coloco no topo do ranking mundial.

Em 2017, a trajetória do britânico tem sido muito irregular, caindo em fases iniciais de torneios, como nas oitavas de final do Aberto da Austrália.

- Resultados das semifinais do Grand Slam de Roland Garros, nesta sexta-feira:

- Quadra central Philippe Chatrier:

Stan Wawrinka (SUI/N.3) x Andy Murray (GBR/N.1) 6-7 (6/8), 6-3, 5-7, 7-6 (7/3) e 6-1

Rafael Nadal (ESP/N.4) x Dominic Thiem (AUT/N.6) 6-3, 6-4 e 6-0

- Final domingo

Rafael Nadal (ESP/N.4) x Stan Wawrinka (SUI/N.3)

* AFP

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros