Letã Jelena Ostapenko surpreende Simona Halep e conquista Roland Garros - Esportes - A Notícia

Versão mobile

Paris10/06/2017 | 12h36

Letã Jelena Ostapenko surpreende Simona Halep e conquista Roland Garros

A letã Jelena Ostapenko, 47ª tenista do mundo, conquistou o primeiro título da jovem carreira em Roland Garros, após vencer de virada em três sets a romena Simona Halep (4ª), parciais de 4-6, 6-4, 6-3, neste sábado em Paris.

Ostapenko, que na quinta-feira festejou seu 20º aniversário com vitória nas semifinais, se tornou a primeira jogadora não cabeça de chave a conquistar o Grand Slam francês desde a britânica Margaret Scriven, em 1933, e subirá ao 12º lugar do ranking WTA, quando este for atualizado na segunda-feira.

A jovem letã, treinada pela espanhola Anabel Medina, conquistou assim seu primeiro título no circuito WTA. Ela havia perdida as três finais disputadas anteriormente (Quebec-2015, Doha-2016, Charleston-2017).

A Letônia nunca havia tido um tenista, homem ou mulher, numa final de Grand Slam, e vê Ostapenko realizar o maior feito da história do esporte no pequeno país do leste europeu.

Halep, número 4 do mundo, voltou a se decepcionar em sua segunda final de Grand Slam, novamente em Roland Garros, três anos depois da derrota para a russa Maria Sharapova, em 2014.

A derrota também impede a romena de desbancar a alemã Angelique Kerber no topo do ranking.

O tênis romeno terá que continuar esperando para voltar a comemorar um título de Grand Slam, o que não acontece desde 1978 com Virginia Ruzici, em Roland Garros. Cinco anos antes, Ilie Nastase conquistou o título no masculino.

* AFP

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros