Domingo de diversão em família na Capital com a Global Energy Race - Esportes - A Notícia

Versão mobile

CORRIDA24/09/2016 | 10h01Atualizada em 24/09/2016 | 10h01

Domingo de diversão em família na Capital com a Global Energy Race

Florianópolis é uma das 37 cidades no mundo a receber a prova neste dia

Domingo de diversão em família na Capital com a Global Energy Race Roberto Scola/Agencia RBS
Leonardo Marmitt e a esposa Thaísa  Menezes correrão ao lado dos filhos João e Sofia Foto: Roberto Scola / Agencia RBS

Florianópolis é reconhecida como a capital brasileira onde mais se praticam atividades físicas. Basta dar uma volta pela cidade para perceber que, independente da idade, há adeptos da geração saúde nos quatro cantos da cidade. No próximo domingo, a Capital será palco, pela primeira vez, da Global Energy Race, uma corrida que integra a família em uma disputa que promove a qualidade de vida e que acontece em 37 cidades do mundo no mesmo dia.

Veja outras notícias sobre corrida

Aqui no Brasil, além da capital catarinense, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo também serão sedes do evento. E como a intenção é reunir as pessoas em uma manhã divertida, haverá corrida e caminhada para adultos e crianças. Quem já está na contagem regressiva para a prova é a família Marmitt. As estrelas da vez serão os filhos João e Sofia, de oito e cinco anos respectivamente, que participarão dos 3 km da corrida infantil.

Essa não é a estreia das crianças em uma prova e eles se preparam como gente grande para a competição. Segundo Thaísa Menezes, empresária e mãe do casal, ficam ansiosos e querem imitar os pais nos rituais que antecedem a corrida. Se alimentam bem, dormem cedo e procuram beber bastante água.

-Não realizamos treinos de corrida com eles. Na verdade, estimulamos para que gostem do que estão fazendo. Nossa intenção não é transformá-los em corredores, mas sim em adultos que desfrutem da prática de atividade física e levem isso para o resto da vida - explica Leonardo Marmitt, pai das crianças e treinador de corrida na Capital.

O que os pequenos mais desejam é correr. João acumula medalhas e conta orgulhoso que seu melhor tempo é de 19 minutos para percorrer três quilômetros. Sofia, ainda tímida, pode se revelar em uma futura atleta. Ela venceu o Powerman Kids na categoria, ganhou até mesmo de alguns meninos da mesma idade, e segue os passos dos pais e do irmão.

Quando perguntado sobre o que espera da Global Energy Race, no domingo, o garoto responde sem titubear e com jeito de atleta:

-Tô [sic] ansioso para a corrida, vou dar o meu máximo – aposta João.

Além dele e da irmã, outros sete amigos também participarão dos 3km da prova infantil. E de acordo com Thaísa, certamente será mais uma oportunidade para as crianças se divertirem com os pais e os amigos e aprenderem importantes lições que o esporte ajuda a ensinar:

-Na primeira prova do João um colega caiu e se machucou. Ele esperou o amigo se levantar e completaram a corrida juntos. É um esporte competitivo e individual, mas eles aprendem a não disputar com os colegas, na verdade torcem uns pelos outros e mostramos que a parceria os faz ir mais longe – orgulha-se Thaísa.


Corrida mundial para a família

A Global Energy Race acontece no mesmo dia em 22 países. Florianópolis é a única cidade da região Sul do Brasil a fazer parte deste grande evento que, segundo os organizadores, deve reunir mais de 100 mil pessoas ao redor do mundo. A prova é democrática, por isso há categorias para quem deseja correr 10km, 5km ou fazer 3km de caminhada, além da corrida infantil de 3km.

A largada e o percurso serão na Beira Mar Continental, com início às 7h e previsão de dois mil participantes. Os campeões gerais masculino e feminino na categoria 10km ganharão uma viagem para Pequin, na China, com todas as despesas pagas para participar da edição 2017 na cidade chinesa.

O treinador de corrida Leonardo Marmitt avisa aos atletas que o mais importante é se cuidar no dia anterior ao evento, se alimentar bem e ter uma boa noite de sono. O café da manhã também é fundamental para quem vai participar da prova porque, segundo o treinador, essa é a refeição que vai garantir energia para completar o trajeto, independe da idade e da distância percorrida.

Veja o mapa do percurso:

Foto: Google Maps / Reprodução

Serviço

O que: Global Energy Race
Quando: 25/09
Onde: Avenida Beira Mar Continental, em Florianópolis
Horário: 7h
Percursos: 3km de caminhada, 5km e 10km de corrida e 3km de corrida infantil

 
 
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros