JEC pode precisar de cinco vitórias para conseguir fugir do rebaixamento - JEC - Esportes - A Notícia

Versão mobile

 

Série C18/06/2018 | 14h33Atualizada em 18/06/2018 | 14h33

JEC pode precisar de cinco vitórias para conseguir fugir do rebaixamento

Retrospecto mostra que 21 pontos é um número seguro para permanecer na competição

JEC pode precisar de cinco vitórias para conseguir fugir do rebaixamento JEC/Divulgação
JEC perdeu para o Ypiranga no final de semana no Rio Grande do Sul Foto: JEC / Divulgação

O Joinville vai precisar melhor muito o desempenho nas últimas oito rodadas para escapar do rebaixamento na Série C do Campeonato Brasileiro. Isso porque o histórico recente da competição mostra que houve times rebaixados com 20 e 21 pontos em três das últimas quatro edições. Por outro lado, o JEC fez apenas sete nos dez jogos disputados até agora, o que representa 23,3% de aproveitamento.

Se forem levadas em consideração as últimas quatro edições da Série C - todas disputadas com 20 clubes - apenas em 2015 o time com maior pontuação e que foi rebaixado somou 15 pontos. Nos demais anos, houve situações com clubes de melhor desempenho caindo para a Série D.

O Moto Club (MA) foi rebaixado no ano passado com 20 pontos (37% de aproveitamento), enquanto Bragantino (SP) e Botafogo (PB) escaparam com 21 pontos (38,8%), em seus respectivos grupos. Em 2016, o América (RN) caiu com a mesma pontuação do time maranhense e o Salgueiro (PE) precisou fazer um ponto a mais para conseguir permanecer na divisão.

A dificuldade foi ainda maior na edição de 2014. Naquela ocasião, o São Caetano (SP) foi rebaixado com 21 pontos, forçando o Caxias (RS) a fazer 22 pontos (40,7%) para se salvar.

Diante desse histórico, 21 pontos seria um número seguro para que o Joinville conseguisse permanecer na Série C e evitar mais uma tristeza para o torcedor tricolor. No entanto, essa tarefa dependeria de um crescimento no desempenho dentro de campo. O aproveitamento nos últimos oito jogos teria de ser de 62,5%, quase o triplo do que tem hoje.

O JEC terá quatro partidas diante do torcedor na competição. Mesmo vencendo todas elas chegará aos 19 pontos e ainda correrá riscos de cair. Seria necessário uma vitória fora de casa, o que não ocorreu até agora nesta Série C. Neste momento, o time tricolor tem o pior aproveitamento, pior ataque (cinco gols) e pior defesa (18 gols).

O primeiro dos quatro jogos em casa que ainda restam será no domingo contra o Tombense. A partida será realizada às 18 horas, para não coincidir com o horário dos jogos da Copa do Mundo.

 

Siga JEC na Rede no Twitter

A Notícia
Busca