Placa instalada pelo JEC na Arena reacende polêmica sobre o título estadual de 2015 - JEC - Esportes - A Notícia

Vers?o mobile

 

Campeonato Catarinense de 201821/03/2018 | 20h14Atualizada em 21/03/2018 | 20h15

Placa instalada pelo JEC na Arena reacende polêmica sobre o título estadual de 2015

Peça apareceu no alto da arquibancada do estádio às vésperas do confronto desta quarta com o Figueirense

Placa instalada pelo JEC na Arena reacende polêmica sobre o título estadual de 2015 Divulgação / Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação / Divulgação

Uma placa instalada no alto da arquibancada da Arena Joinville, justamente às vésperas da partida desta quarta entre JEC e Figueirense, válida pela sexta rodada do returno do Campeonato Catarinense, trouxe à tona uma velha polêmica envolvendo os clubes e a final do Estadual de 2015. Nela, estava escrito: "Campeão Catarinense 2015 no campo". Ao lado da mensagem, aparecia o símbolo do JEC. A reportagem confirmou que a própria diretoria do JEC produziu a placa.

— A placa não é com sentido provocativo. A ideia é deixá-la fixa como outras que estão na Arena a partir de hoje — alegou o diretor de marketing do JEC, Delcir Silveira Júnior. 

A Prefeitura de Joinville, que administra o estádio, não concordou com a ideia e chegou a dizer que a diretoria do JEC foi irresponsável ao instalar a placa.

— É inadmissível (a instalação da placa), pois coloca em risco a segurança dos torcedores, o espetáculo e a estrutura do estádio. Não vamos aceitar este tipo de provocação. A diretoria do JEC foi irresponsável — afirmou o Secretário de Comunicação da Prefeitura, Marco Aurélio Braga. 

Procurado, o Figueirense disse não ter entendido a mensagem.

— Não sabemos de quem partiu a ideia, se foi algo provocativo, mas o Figueirense se considera o legítimo campeão catarinense de 2015, homologado pela Federação Catarinense de Futebol. De qualquer maneira, nosso foco está no jogo desta noite. Se o Joinville cometeu um erro administrativo no passado, o Figueirense não tem relação com isso — afirmou o diretor de comunicação, Ronaldo Nascimento.

A pedido da Prefeitura Joinville, a placa foi retirada antes do início da partida. Em 2015, o Joinville chegou a comemorar o título após dois empates com o Figueirense. Pelo regulamento, como fez melhor campanha, o Tricolor seria o campeão. No entanto, o Joinville escalou irregularmente o lateral André Krobel na última rodada do hexagonal semifinal. 

Após julgamentos no Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC) e em duas instâncias do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Figueirense foi declarado campeão — o STJD puniu retirou quatro pontos do Joinville e entendeu que o Tricolor perdeu a vantagem de jogar pelos empates, logo o Figueirense seria o campeão. Após a decisão do STJD, a Federação Catarinense de Futebol homologou o título ao Alvinegro. 

 
A Notícia
Busca