Confira dicas para aproveitar as promoções da Black Friday com segurança - Economia - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Economia22/11/2018 | 14h04Atualizada em 22/11/2018 | 14h04

Confira dicas para aproveitar as promoções da Black Friday com segurança

Nesta sexta-feira (23) comércio eletrônico e de rua realiza o tradicional dia de descontos no País

Confira dicas para aproveitar as promoções da Black Friday com segurança Salmo Duarte/A Notícia
Em Joinville, comércio está confiante com as vendas e preparou promoções para atrair os consumidores Foto: Salmo Duarte / A Notícia

O volume de vendas da Black Friday 2018, marcada para esta sexta-feira (23), deve ultrapassar os R$ 19 milhões no comércio de Joinville. A projeção é 11,76% maior do que o previsto no mesmo período do ano passado, de acordo com o idealizador do evento no Brasil, o site Busca Descontos. Para que o consumidor fuja de armadilhas e aproveite com segurança as promoções da data, a equipe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Joinville, a pedido do A Notícia, elaborou uma lista com dicas para o consumo consciente nesta Black Friday, confira:

Não compre por impulso: A primeira e principal dica ao consumidor é não comprar por impulso. O consumidor deve analisar muito qualquer compra e não deve, de forma alguma, extrapolar seu orçamento. Fazendo isso ele estará se endividando, para comprar produtos que não são de sua primeira necessidade. Isto pode sair muito caro no futuro.

Cuidado com sites fraudulentos: Neste período muitas pessoas não acostumadas com compras online acabam ingressando nessa forma de consumo, o que faz com que o número de golpes ao consumidor aumente consideravelmente. A dica ao consumidor é ficar atento ao site onde está adquirindo os produtos as compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais. O consumidor deve ficar atento a informações básicas contidas no site (CNPJ, endereço físico, telefone e todas as demais informações que possibilitem a localização deste fornecedor).

Consulte e evite armadilhas: À sequência do item anterior, nas compras pela internet o ideal é consultar os sites de confiança. O PROCON/SP edita uma lista de sites não aconselhados ao consumo (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php), vale a consulta. Além destes sites outros podem ser fraudulentos, o consumidor deve ficar bastante atento e buscar informações acerca da reputação do vendedor em sites como o ‘consumidor.gov’ ou o ‘reclame aqui’.

Documentação: Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver. De preferência utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno; Caso o site aceite somente pagamento via boleto redobre a atenção, pode se tratar de uma fraude.

Conheça os seus direitos: O consumidor deve se lembrar que o fato comprar em uma suposta liquidação não elimina seus direitos, sendo assim vejamos alguns direitos do consumidor:

- Se a empresa prometeu desconto em determinados itens, deverá cumpri-lo, conforme veiculado;

- O Código de Defesa do Consumidor define o prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis;

- Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais;

- Na hora da entrega do produto, o comprador só deve assinar o documento de recebimento depois de examiná-lo. As irregularidades na mercadoria devem ser relacionadas como justificativas para o não recebimento;

- O prazo de desistência para compras feitas por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos ou internet, ou seja, fora do estabelecimento comercial, é de sete dias, valendo a partir da aquisição do mesmo ou de seu recebimento.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVento forte faz cancelar escala de cruzeiro em Balneário Camboriú  https://t.co/NSk5phI31dhá 21 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaO tempo colabora com a super lua? https://t.co/6pWpIQVp4zhá 21 minutosRetweet
A Notícia
Busca