"Precisamos de líderes que sejam verdadeiramente responsáveis", orienta palestrante na Expogestão 2018 - Economia - A Notícia

Versão mobile

 

Internacional09/05/2018 | 19h51Atualizada em 10/05/2018 | 14h27

"Precisamos de líderes que sejam verdadeiramente responsáveis", orienta palestrante na Expogestão 2018

Vince Molinaro, diretor global de Gestão de Soluções de Liderança, ensina termos e condições do que ele chama de "contrato de liderança" 

"Precisamos de líderes que sejam verdadeiramente responsáveis", orienta palestrante na Expogestão 2018 Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Como enfrentar as mudanças nos modelos de negócio e os riscos empregados aos cargos de liderança envolvem o desenvolvimento de estratégias assertivas. E foram essas perspectivas que conduziram a participação de Vince Molinaro, Diretor Global de Gestão de Soluções de Liderança da Lee Hecht Harrison (LHH)  — consultora especializada no desenvolvimento de carreiras, líderes e negócios, na Expogestão 2018, em Joinville. Com a palestra "Contrato de liderança", ministrada na noite desta quarta-feira (9), o convidado internacional expôs como um líder deve agir para cumprir as suas responsabilidades e conquistar o engajamento de toda a equipe de trabalho.

Confira mais notícias de negócios na coluna de Claudio Loetz

Em sua explanação, Molinaro salientou que "líderes não nascem prontos", mas são moldados a partir das próprias experiências e das decisões (conscientes) que tomam. Mas defende que precisamos de líderes que sejam verdadeiramente responsáveis. Para ele, há uma espécie de "contrato de liderança", na qual, o profissional deve respeitar as cláusulas para alcançar o resultado almejado. São itens do contrato a tomada de decisão, o cumprimento de suas obrigações enquanto líder, força para encarar os desafios e a conexão com pessoas. Em contrapartida, cabe às organizações estimularem uma cultura da liderança.

Confira abaixo os termos e condições do "contrato de liderança", descritos por Molinaro:

1 - Liderança é uma decisão: Aprendi através do meu trabalho com líderes e através de minhas próprias experiências de liderança que, em última análise, a liderança é uma decisão e você tem que deliberadamente fazer isso. Isso significa definir a si mesmo como um líder.

2 - Liderança é uma obrigação: Você precisa intensificar sua obrigação como líder todos os dias para fortalecer sua organização. Uma vez que você realmente decide ser um líder, você reconhece que isso vem com considerável obrigação e responsabilidade, com nossas empresas, nossos clientes, nossos funcionários e com as comunidades em que atuamos.

3 - Liderança é um trabalho árduo: O terceiro diz que a liderança é um trabalho árduo e você tem que ser duro para lidar com isso - muitos líderes apenas gostam de fazer as coisas boas da liderança, mas o papel exige que, às vezes, você tome decisões impopulares, dê feedback direto para um colega, reclame de comportamento improdutivo - essas coisas, se as evitamos enfraquecemos a nós mesmos e nossas empresas.

4 - Liderança é uma comunidade: Finalmente, o quarto mandato diz que liderança é uma comunidade e você precisa se conectar com seus colegas líderes. Muitos líderes estão isolados e desconectados uns dos outros. Nós passamos os nossos dias em silos, trabalhando de forma cruzada uns com os outros, isso é exaustivo. Por isso, é essencial liderar de uma maneira diferente - liderar na comunidade. Isso significa que os líderes devem construir relacionamentos com seus colegas. Eu posso ser um líder forte individualmente, mas também devemos ser líderes fortes coletivamente.

Além do conceito de "Contrato de Liderança", foram levantados temas sobre o que é a liderança hoje e como se preparar para ser um líder amanhã, bem como as dicas para desenvolver a capacidade de se reinventar e transformar a realidade de seu ambiente de trabalho e organização.

Leia mais:

Participe dos cursos rápidos gratuitos desta quinta-feira na Expogestão

Embaixador da China vislumbra um "caminho de progresso" na relação com o Brasil 

Empresas precisam ser atentas e estar em "alerta" para sobreviver ao mercado, indica palestrante



 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaApós protestos, Cedup começa inscrições nesta quarta-feira em Joinville https://t.co/P3Avmqfr4c #LeianoANhá 15 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaUniversalização de castração gratuita de cães e gatos é aprovada em Joinville https://t.co/qv3G0DcGod #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca