Em seu segundo dia, na tarde desta quarta-feira (09), a Expogestão 2018 contou com uma palestra sobre valores e propósitos, em Joinville. O presidente da Thymus Branding, Ricardo Guimarães, falou sobre como as empresas se comportam atualmente e como elas devem se transformar para continuar perenes diante de um cenário que muda de maneira imprevisível e fora de controle.
Segundo o especialista, o fator mais relevante e que muda tudo na vida das pessoas é a aceleração do tempo nas relações. Isso tem a ver com a tecnologia e a quantidade de gente no mundo. Antigamente, eram poucas pessoas e uma tecnologia muito pobre e cara, levando a anos ou décadas sem algo novo e relevante acontecer em nosso cenário.
Atualmente, a realidade mudou e tudo está acelerado. No entanto, Guimarães aponta que é o medo da insegurança que faz com que não mudemos, porque a certeza de que o futuro será igual ao passado foi justamente o motivo de valorizarmos as melhores práticas deste passado.
— Uma cultura de empresa para sobreviver ao ambiente não é a calma. É uma empresa atenta e alerta. Isso tem que mudar — garante.
Ricardo defende que as empresas devem contratar o profissional que se identifique com ela para que a pessoa participe da mudança como agente e não como vítima. Assim, o sistema funcionará como um canal, em que a pessoa entra, contribui com a empresa e também sai com uma contribuição adquirida. A empresa será perene e útil para a sociedade.
— As gírias capturam a essência da época. Por isso, "tamojunto e misturado. É nois" — brinca.
Guimarães diz que o ecossistema atual das tecnologias alimenta quem contribui para ele e pune quem não o faz. Por isso, quem quer uma empresa perene precisa ter um sonho grande e bom. Porém, deve ser bom para todos para que isso também retorne para a empresa e a ajude a se manter forte.

Ricardo Guimarães
Presidente da Thymus Branding. Fundador da RAPS e do instituto ATA, co-autor dos livros "Gestão Integrada dos Ativos Intangíveis" e "Liderança Baseada em Valores - caminhos para a ação em cenários complexos e imprevisíveis".
Leia mais:
Confira a programação das palestras da Expogestão 2018
Especialistas mostram os potenciais das criptomoedas e novas tecnologias digitais nos negócios
"Precisamos de líderes que sejam verdadeiramente responsáveis", diz consultor internacional