Embaixador da China vislumbra um "caminho de progresso" na relação com o Brasil  - Economia - A Notícia

Versão mobile

 

 

Desenvolvimento09/05/2018 | 18h17Atualizada em 09/05/2018 | 18h26

Embaixador da China vislumbra um "caminho de progresso" na relação com o Brasil 

Li Jinzhang palestrou na Expogestão, em Joinville, no final da tarde desta quarta-feira

Embaixador da China vislumbra um "caminho de progresso" na relação com o Brasil  Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

O embaixador da China no País, Li Jinzhang, destacou o Brasil como um importante parceiro comercial, mesmo diante da recessão econômica brasileira, e vislumbra um caminho de progresso conjunto através da ampliação de parcerias em prol do desenvolvimento das duas nações. A avaliação foi feita em Joinville, durante palestra realizada na Expogestão 2018, na tarde desta quarta-feira (09).

Jinzhang desembarcou no país há cerca de seis anos e acompanhou as oscilações econômicas do Brasil desde então, assim como os investimentos chineses no período. Com esta bagagem, ele tratou de economia e negócios e revelou como a China vê o Brasil. Nas palavras dele, mesmo enfrentando dificuldades perante a crise, o Brasil recebeu reforço de investimentos do país asiático e citou como exemplo, a entrada de capital estrangeiro em uma unidade portuária no Nordeste e em Paranaguá, no Paraná. Um estoque de investimento que chega a US$ 54 bilhões.

— Apesar dos altos e baixos, a colaboração comercial entre os mercados brasileiro e chinês tem se mantido alto, com incremento de cerca de 30% em investimentos. O Brasil é o maior parceiro da China na América do Sul e nos últimos anos cada vez mais produtos brasileiros, com alto valor agregado, como bens de consumo, aviões e grãos são incorporados ao mercado chinês, além de potencial na área de infraestrutura e manufatura avançada — aponta.

Ele entende que as relações comerciais dos dois países ainda tem um amplo espaço a ser percorrido, para isso, se faz necessário definir estratégias de gestão com foco em metas de curto, médio e longo prazo. O embaixador salienta que Brasil e China buscam ideais em comum em termos econômicos e de desenvolvimento e "caminham juntos para formar uma comunidade com interesses compartilhados". Como atrativos de investidores chineses, ele complementa o fato de o País ser o maior da América Latina, que tem ainda importantes recursos, mercado amplo, um mecanismo financeiro robusto e potencial de crescimento.

Embaixador Li Jinzhang: Embaixador da China no BrasilTema: Economia e NegóciosPalestra: Como a China vê o Brasil
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Hoje a China é a principal parceira comercial do nosso País, responsável por 43% do valor das exportações brasileiras de soja, de 22% do minério de ferro e de 15% de óleos brutos de petróleo. E é no fortalecimento dessa relação que ele aposta para um futuro bilateral promissor.

— Podemos promover em conjunto uma estrutura de governança justa e eficiente, de modo a manter a estabilidade econômica mundial, sendo amigos que têm as mesmas ideias e missões. China e Brasil devem caminhar lado a lado e dar apoio um ao outro nessa tendência de colaboração aberta e inclusiva para um rumo mais justo e equitativo para a economia mundial — considera.

Li Jinzhang mostra ainda que a China está com uma proposta de reforma de abertura de mercado, que inclui o Brasil, para fortalecer ainda mais sua economia – que no ano passado girou teve PIB de US$ 12 trilhões. São quatro medidas de expansão para esse objetivo: ampliar o acesso ao mercado; criar condições mais atrativas para investimento; reforçar a proteção dos direitos de propriedade intelectual das empresas estrangeiras na China e aumentar voluntariamente as importações.

— Em novembro, será feita a primeira feira internacional de importação da China, ação pioneira que abre voluntariamente o seu mercado ao mundo. O Brasil participará como País convidado e incentivamos os empresários brasileiros a apresentarem seus produtos para melhor aproveitamento do mercado da China — conclui.

Leia mais:

Confira a programação das palestras da 16ª Expogestão

Participe dos cursos rápidos gratuitos desta quinta-feira na Expogestão

Especialistas mostram os potenciais das criptomoedas e novas tecnologias digitais 

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGreve dos caminhoneiros tem 26 pontos de paralisação na região Norte de SC neste domingo https://t.co/SpeqqTFZe2 #LeianoANhá 14 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrefeito de São Francisco do Sul decretará situação de emergência https://t.co/qStMpDtPw5 #LeianoANhá 39 minutosRetweet
A Notícia
Busca