Painel com colunistas da NSC Comunicação marca comemorações dos 95 anos de A Notícia - Economia - A Notícia

Versão mobile

 

Comunicação26/02/2018 | 22h23Atualizada em 27/02/2018 | 09h31

Painel com colunistas da NSC Comunicação marca comemorações dos 95 anos de A Notícia

Jornalistas analisaram as perspectivas econômicas e políticas para o país neste ano

Painel com colunistas da NSC Comunicação marca comemorações dos 95 anos de A Notícia Salmo Duarte/A Notícia
Colunistas do AN e Diário Catarinense debateram os cenários econômico e política para este ano Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Jornalistas, representantes políticos e de entidades representativas de Joinville e Santa Catarina celebraram na noite de segunda-feira os 95 anos de história do Jornal A Notícia, em evento realizado na Associação Empresarial de Joinville (Acij). O painel “Cenário 2018: perspectivas sobre Economia e Política” foi aberto ao público e trouxe duas marcas fortes do veículo: informação e credibilidade. O encontro faz parte das iniciativas em alusão ao aniversário do jornal, comemorado no último sábado.

Mediada pelo apresentador da NSC TV, Rafael Custódio, a roda de discussões reuniu os colunistas Estela Benetti, do Diário Catarinense, e Moacir Pereira, Claudio Loetz e Jefferson Saavedra, do A Notícia, que estimularam os assuntos em debate. O evento também foi acompanhado por perguntas da plateia, que contou com autoridades representativas, empresariais e políticas.

Primeiro, no centro das discussões, os caminhos para o pleito eleitoral de 2018. O colunista de política Moacir Pereira tratou do cenário que se desenha para as eleições majoritárias de outubro e, em sua fala, apontou a imprevisibilidade do resultado das eleições. Afirmou também que os horizontes permanecem completamente abertos nos dois níveis, uma vez que ainda não há candidaturas definidas para o pleito.

Ele salientou ainda que as pesquisas eleitorais tendem a não exercer a mesma influência que nos anos anteriores e outros dois fatores serão decisivos: como vai votar o eleitor, que se mostra decepcionado com a classe política, e a participação das redes sociais diante da estrutura dos partidos.

Situação econômica em debate

Em seu comentário, a colunista de economia Estela Benetti destacou os resultados do setor em Santa Catarina frente à realidade brasileira. Embora o PIB oficial esteja previsto para ser publicado no mês que vem, ela evidenciou a prévia do Banco Central, que aponta crescimento de 4,2% da economia catarinense ante 1,04% da nacional. Ela afirmou ainda que, apesar de otimismo de crescimento maior neste ano, muitas lideranças estão cautelosas e tanto a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) quanto o governo estadual preveem crescimento de cerca de 3% no Estado, em 2018. O mesmo estimado para a economia do país. Na visão de Estela, no entanto, a tendência é de um resultado melhor devido à importância produtiva de SC, que se destaca pela economia diversificada. Além disso, jogam a seu favor a alta gama de micro e pequenas empresas, o turismo e as exportações fortes, o sistema de logística abarcado por cinco portos e o agronegócio que não entrou em crise.

Outro ponto abordado foram as dívidas não negociadas do Estado, estimadas em R$ 34 bilhões, que geram insegurança à gestão pública e precisam ser resolvidas pelo governo catarinense.

Nesta semana, as celebrações alusivas ao aniversário do AN seguem nos demais veículos da NSC Comunicação. Entre elas, o público pode acompanhar a relação histórica entre o jornal e Joinville em reportagens no Jornal do Almoço, da NSC TV, que desde a segunda-feira exibe a série “Joinville nas Capas do Jornal – AN 95 anos”. As matérias mostram alguns dos principais fatos históricos da cidade por meio das capas de A Notícia.

O que a data representa

— Temos uma felicidade ímpar dentro da NSC, que é comemorar os 95 anos de um jornal com o peso que tem o A Notícia. Vivemos mais um grande aniversário, que não é qualquer veículo que faz nem neste Estado, nem nesta cidade, nem no país. Seguimos sendo um veículo competente, isento e que tem a missão de informar e transformar a sociedade através da informação.
Mário Neves
Presidente da NSC Comunicação.

— O Jornal A Notícia é uma referência para todo o Estado em comunicação, um dos pioneiros em Santa Catarina. 95 anos é uma vida inteira dedicada a informar bem os catarinenses, principalmente da região Norte, o que, para nós, da NSC Comunicação, é motivo de orgulho por dar continuidade a essa história.
Adriano Araldi
Diretor de produto e operações da NSC Comunicação.

— O A Notícia faz parte da história de Joinville e ao longo desse quase um século trouxe sempre a boa notícia e deixou bem informados não só os joinvilenses, mas o Estado. Essa é uma noite singular em que relembro o meu primeiro contato com o A Notícia, o que aconteceu há 60 anos, na Rua Abdon Batista e onde as oficinas do AN acomodavam o linotipo. 
Udo Döhler
Prefeito de Joinville.

— O A Notícia trouxe informação para a comunidade e foi a primeira leitura que o cidadão joinvilense fez. O jornal sempre foi um fator importante para Joinville e continua sendo, se destacando como um veículo fidedigno, responsável e que traz a realidade, posicionando-se em favor do que é correto e importante para a cidade.
Mario Cezar de Aguiar
Vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

— O simples fato de viver 95 anos já diz tudo. São poucas as empresas, muito menos no ramo da mídia impressa, que têm essa idade. O jornal cresceu junto com esta cidade e só cresceu porque sempre se colocou a serviço do interesse de Joinville e em defesa das suas tradições, dos seus valores e dos seus costumes.
Moacir Thomazi
Presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij).

— O Jornal A Notícia faz parte da minha vida.Vou completar 57 anos e, desde os sete, eu tinha o hábito de ler o jornal todos os dias. Toda a história do Jornal A Notícia é com a cidade, toda a transformação de Joinville foi acompanhada pelo jornal. Então, o “AN” já é um patrimônio do joinvilense.
Simone Schramm
Secretária da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville.

 — O A Notícia se consolidou como uma das maiores escolas de jornalismo de Santa Catarina. Mais do que isso: o jornal, sem dúvidas, serve como elo aglutinador e propulsor da economia do Norte do Estado. 
Ademir Arnon
Presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

 — A Notícia é parte importante da história de Joinville, retratou todo esse percurso ao longo de seus 95 anos, dando destaque para as coisas importantes, repercutindo as necessidades do município e divulgando as oportunidades. Essa é uma história que se mistura, do jornal com a própria cidade, traz orgulho e motivos para comemorar. 
Carlos Rodolfo Schneider
Presidente da Ciser.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHomem cumprindo pena em regime aberto é preso suspeito de roubar loja em Joinville  https://t.co/0AJlTjdZi2 #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMil litros de lixo são recolhidos durante caminhada em Joinville https://t.co/3O8Xs0fvpk #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca