Loetz: Confira as propostas para o Centro de Joinville ser mais atrativo - Economia - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Livre Mercado11/10/2017 | 14h27Atualizada em 11/10/2017 | 14h27

 Loetz: Confira as propostas para o Centro de Joinville ser mais atrativo

Ideias vieram do encontro Hackathon desenhos urbanos colaborativos - desafio Join.Valle

 Loetz: Confira as propostas para o Centro de Joinville ser mais atrativo Divulgação/Divulgação
Profissionais e estudantes de diversas áreas deram sugestões para o Centro de Joinville Foto: Divulgação / Divulgação

Do encontro Hackathon desenhos urbanos colaborativos - desafio Join.Valle, realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável nasceram ideias criativas com objetivo de tornar a região central de Joinville mais atrativa, segura e colorida.  

Profissionais e estudantes de diversas áreas sugeriram, por exemplo, utilizar os prédios com caráter de preservação para atividade de gastronomia e economia criativa; ocupar as ruas com intervenções e atividades para públicos de diferentes idades; estimular a presença do pedestre e do ciclista para uma rua mais humanizada.

O conjunto de ideias irá compor um caderno de experiências e um projeto único para o Centro de Joinville, a ser apresentado, em novembro, para o prefeito Udo Döhler. 

- A Continuaremos nos reunindo com os participantes do processo de cocriação para uma ´coimplantação´, agregando os outros atores envolvidos, além do poder público, explica a arquiteta da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Juliete dos Santos, integrante da equipe que coordenou o Hackathon.

Leia mais colunas de Claudio Loetz.
Leia mais notícias de Joinville e região.  

A coluna publica algumas das ideias:

Centro Histórico
-
Criar um roteiro de valorização do patrimônio cultural, com atrações ao público em cada um dos pontos de memória cultural do centro.
- Tornar esses espaços atrativos, proporcionando experiências integradoras e diferenciadas por áudio guide, visitas guiadas, oficinas etc.
- A partir do roteiro, usa-se tecnologia e criatividade para tornar essa rota atrativa e interativa, tanto física como digitalmente. Inclui um aplicativo de realidade virtual aumentada, uso de totens e mapas interativos para que as pessoas possam consultar e entender a história de determinado patrimônio/local

Centro Produtivo, Seguro e Afetivo
-
Noite viva: fechamento das ruas Travessa Norberto Bachmann, Jerônimo Coelho e uso da praça Nereu Ramos, com o objetivo de trazer food trucks, atividades ao ar livre para toda a família, apresentações artísticas e bazar com produtores locais.
- Incubadoras: usar algum(ns) imóvel(is) vazios, e transformá-lo(s) em incubadora(s) de economia criativa, solidária e colaborativa, incluindo gastronomia (cozinha compartilhada), Fab Lab, coworking para iniciativas sociais.
- Realizar virada cultural, promovendo diversas intervenções urbanas e valorizando as iniciativas culturais já existentes.

Centro Democrático
-
Workshop de boas práticas, para identificar lideranças populares e boas práticas de participação social, de modo a fazer pequenas intervenções em espaços que geram vitalidade para a área.
- Centro acessível, inclusivo e sustentável.




 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSem suportar mais a dor, "homem-árvore" pede para que suas mãos sejam amputadas https://t.co/Z6uS0hSYWrhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaQuina de São João: confira os números sorteados nesta segunda-feira https://t.co/FYkBhD1JeIhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca