SC é vice-líder em geração de empregos em agosto - Economia - A Notícia

Versão mobile

Economia21/09/2017 | 18h08Atualizada em 21/09/2017 | 18h08

SC é vice-líder em geração de empregos em agosto

Com criação de 6.130 vagas formais, Estado teve o melhor resultado para o período desde 2014

SC é vice-líder em geração de empregos em agosto Roni Rigon/Agencia RBS
Indústria de transformação liderou criação de vagas em agosto no Estado Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Santa Catarina foi a segunda unidade da federação que mais abriu vagas em agosto, com a criação de de 6.130 novos postos de trabalho formais, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho. O resultado foi o melhor para o mês desde 2014, quando o Estado havia tido saldo de 6.599. Também é o melhor saldo desde março. No ano, houve 28.979 admissões a mais que demissões.

No país, o mês fechou com saldo positivo de 35.457 postos de trabalho, crescimento de 0,09% em relação ao estoque de julho. Foi o quinto mês consecutivo e o sexto do ano em que houve número maior de contratações do que demissões em nível nacional. O líder entre os Estados foi São Paulo, que abriu 17.320 vagas. 

Em SC, a indústria da transformação liderou a criação de vagas em agosto (2.718), seguida por serviços (1.525) e comércio (1062). Dos oito setores analisados, só dois tiveram desempenho negativo: agropecuária (-251) e extração mineral (-35). 

De acordo com o economista da Fecomércio-SC, Luciano Córdova, ainda não é possível falar em uma recuperação de fato, já que o resultado está fortemente relacionado a uma melhora do consumo, e não dos investimentos. 

- A situação só vai melhorar de vez com a retomada forte do investimento, que vem caindo em relação ao PIB, o que é preocupante, porque denota que essa retomada dos últimos meses é algo ainda frágil. Para retomar os investimentos é preciso de uma queda maior na taxa de juros e melhora do ambiente político e econômico de forma geral - afirma Córdova.


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Os desafios impostos pela reforma trabalhista  https://t.co/qpQbilBf59 #LeianoANhá 37 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRejane: Artista Luciane Sell da Silva, de Joinville, expõe no Uruguai https://t.co/138CNm8Mr3 #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros