Loetz:  Santa Catarina é o segundo Estado mais competitivo do Brasil - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado21/09/2017 | 06h30Atualizada em 21/09/2017 | 06h30

Loetz:  Santa Catarina é o segundo Estado mais competitivo do Brasil

Estado se destacou no Prêmio Centro de Liderança Pública, ficando atrás apenas de São Paulo

Santa Catarina é o segundo Estado mais competitivo do País, perdendo apenas para São Paulo. A premiação é do Centro de Liderança Pública (CLP), a partir de estudo feito em parceria com a Tendências Consultoria e Economist Intelligence Unit, abrangendo 66 indicadores socioeconômicos. Em 2011, Santa Catarina ocupou o sétimo lugar; em 2012 e em 2013, ficou em sexto; em 2014, alcançou a quinta posição; e em 2015 e 2016, ficou em terceiro.
A pontuação catarinense subiu dos 74,3 pontos, em 2016 para 77,2 agora, enquanto a média nacional caiu de 50,2 para 47,9. São Paulo continua na liderança, com 87,8, e o Paraná ficou em terceiro, com 71,1. Apenas nove Estados apresentaram melhoras em seus resultados nesta edição. Os resultados completos estão disponíveis no site www.rankingdecompetitividade.org.br. 

Com indicadores sociais e econômicos que são referência nacional, Santa Catarina é o segundo estado mais competitivo no país, aponta o Ranking de Competitividade dos Estados 2017, divulgado em São Paulo, em evento com a presença do governador Raimundo Colombo. Santa Catarina venceu ainda o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional, diante da forte presença do estado no mercado externo. São Paulo, 20/09/2017.
Foto: Julio Cavalheiro / Divulgação

Segurança é destaque

Dos dez pilares constantes do levantamento, Santa Catarina ficou em primeiro lugar em segurança pública e em sustentabilidade social. Exatamente segurança pública foi o fator mais significativo e eleva a posição de SC no contexto nacional. Não é só: o Estado destacou-se, ainda, com o terceiro lugar em indicadores como infraestrutura, educação, capital humano inovação. E no pilar potencial de mercado, pulou da décima nona para a décima colocação geral. Foram avaliados itens de infraestrutura, capital humano, educação, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade social, e sustentabilidade ambiental e eficiência da máquina pública.

Na imprensa chinesa

Publicação de Macau, na China, do dia 7 de setembro, conta que a China Communications Construction Company (CCCC) investirá na construção do Babitonga Bulk Terminal (TGB) em parceria com o fundo de investimento de infraestrutura Anessa, que reúne investidores do Estado de Santa Catarina, com 80%, e a China National Cereals, Oils and Foodstuffs Corporation (Cofco), com os 20% restantes do negócio. Ainda segundo a publicação, o investimento foi objeto de um memorando de entendimento, recentemente assinado em Pequim. 

Confira outras notícias de Joinville e região.
Confira outras colunas de Claudio Loetz  

Tecnologia

Acontecerá na segunda-feira, dia 25, o evento Innoverse Joinville. Na ocasião, será possível conhecer o laboratório de nanomateriais de R$ 100 milhões da Universidade Mackenzie e saber mais sobre as aplicações do grafeno nas indústrias.

UFSC

Em discurso na abertura do Congresso Nacional de Engenharias de Mobilidade, a diretora do campus da UFSC em Joinville, Cátia Regina Carvalho Pinto, lamentou o episódio envolvendo o reitor da instituição em supostas irregularidades.
—  O fato atinge o nome da instituição UFSC. Esperamos que as suspeitas sejam esclarecidas e o professor Cancellier retorne o mais breve possível ao convívio universitário.

Pinho

Mudou. Em vez de Colombo, será o vice-governador Eduardo Pinho Moreira a participar da inauguração dos institutos de inovação do Senai de Joinville. Antes, vai na Catarinense Pharma.

Mercado internacional

O Estado conquistou o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria internacional em razão da Presença catarinense no mercado global. O resultado indica a qualidade catarinense no contexto geral do País. E reforça expectativas favoráveis à atratividade para captar novos investimentos. O governador Raimundo Colombo recebeu o prêmio em solenidade que aconteceu em São Paulo.

Terminal marítimo

A empresa Mar Azul Logística, Armazenamento, Terminal e Transporte S.A. pediu licença ambiental de instalação ao Ibama para a construção de terminal marítimo localizado na rodovia BR-280, quilômetro 8, no município de São Francisco do Sul. Com EIA-Rima feito em 2010, o empreendimento também já foi questionado por organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente.

Lição

O navegador Amir Klink, em fala na palestra inaugural do Congresso Nacional de Engenharias da Mobilidade, deu importante lição sobre a importância do planejamento:
— O momento mais perigoso foi quando fiz o projeto do barco e não quando já estava no mar.

30 voos extras

A Gol Linhas Aéreas disponibilizará 30 voos extras para Navegantes, no mês de outubro partindo de São Paulo (Guarulhos e Congonhas; Brasília e Rio de Janeiro. Serão oferecidos mais de 5 mil assentos adicionais para a Oktoberfest, festa de 32 anos de tradição, que recebe aproximadamente 400 mil pessoas de diversas regiões do País para aproveitar o evento que acontece desde 1984 na cidade de Blumenau. 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJovem de 19 anos está desaparecido em Itapoá https://t.co/7h7mpkqtTG #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMédico de Canoinhas atende aos pacientes fantasiado de Papai Noel https://t.co/f6k67nGWuM #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca