Loetz: Inflação está mais baixa desde o Plano Real - Economia - A Notícia

Versão mobile

Investimento bilionário06/09/2017 | 13h32Atualizada em 06/09/2017 | 13h32

Loetz: Inflação está mais baixa desde o Plano Real

Inflação oficial atingiu 2,46%, menor variação desde fevereiro de 1999 

O IBGE divulgou, nesta quarta-feira, dia 6, de setembro, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de agosto. A alta foi de 0,19%. No mês anterior tinha subido 0,24%.

No acumulado dos 12 meses (setembro 2016-agosto 2017) a inflação oficial atingiu 2,46%. Esta é a menor variação desde fevereiro de 1999, quando ficou em 2,24%. Isso significa, ainda, que a inflação está bem abaixo do percentual do centro da meta traçada pelo governo, de 4,5% para este ano.

Confira outras notícias de Joinville e região.
Confira outras colunas de Claudio Loetz.

Ótimo sinal, a indicar que o País conseguiu o retorno à estabilidade dos preços, e já não há sustos exagerados na hora de ir aos supermercados.Mais significativo ainda é outro número do levantamento do IBGE: de janeiro a agosto deste ano o IPCA contentou-se com alta de 1,62%.

Esta é a a menor taxa apurada para o período de sete meses iniciais do ano, desde o Plano Real, em 1994. E também muito menor do que os 5,42% registrados no mesmo período do ano passado. O custo da alimentação e das bebidas foi o item que mais contribuiu para a queda da inflação em agosto. Este item apresentou recuo de 1,07%, segundo o IBGE.

Com a inflação desacelerando, cresce o poder de compra relativo da população. Em especial, melhora o padrão de vida daqueles que vivem com renda mais baixa, para os quais a alimentação compromete grande parte de seus ganhos mensais

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia"O corte de despesas é o caminho para o país crescer", disse Henrique Meirelles na Fiesc https://t.co/RR4UYpkn7v #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona treina no palco do jogo deste sábado https://t.co/5BGTHiFsL2 #LeianoANhá 7 horas Retweet
A Notícia
Busca