Loetz: Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville está à venda - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado31/08/2017 | 20h41Atualizada em 31/08/2017 | 20h41

Loetz: Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville está à venda

Razões para a venda são a de que o prédio está com metade das instalações ociosas, além de ser muito antigo

Loetz: Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville está à venda /

A sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica de Joinville está à venda. A decisão foi tomada em assembleia de associados realizada no dia 26 de agosto. O processo de venda e a transferência de serviços e atendimentos deverão demorar de dois a três anos. A informação está publicada na página do Facebook do próprio sindicato. O espaço, situado na rua Ministro Calógeras, foi pré-avaliado em R$ 4 milhões, mas uma nova assembleia de associados, a se realizar em outubro, precisará confirmar a decisão de negociar o local. 

Há duas razões para a venda. O local está com metade das instalações ociosa e, como o prédio é antigo, se faz necessário passar por adaptações às legislações atuais de segurança, por exemplo. Outro motivo, essencial, é que a maioria dos 4,5 mil trabalhadores ativos filiados ao sindicato mora nos bairros das regiões Sul e Leste. Por isso, a intenção da diretoria é a de transferir, no médio prazo, a sua sede para a atual subsede do Boa Vista. Outras duas unidades deverão ser criadas: uma no bairro Itaum, próximo do terminal de ônibus, e outra, na região Norte da cidade. 

Confira outras notícias de Joinville e região
Confira outras colunas de Claudio Loetz


Duas preocupações

O endividamento das empresas e o crescimento da inadimplência são fatores que preocupam para a retomada da economia. O alerta é do economista André Perfeito, em reunião do conselho de economia da Fiesc. Segundo Perfeito, depois da atual crise, nascerá um País ainda bastante complicado. – O conjunto de reformas que está sendo feito precisa ser validado na eleição do ano que vem. E tenho receio de que não aconteça.

Oportunidades de negócios


Pesquisa realizada pelo Sebrae com moradores e empresários de Joinville mostra que a população deseja ter mais supermercados perto de casa. A demanda surgiu em todos os bairros da cidade. Ainda no setor do comércio, a demanda por açougues foi apontada por quase um terço (29%) dos entrevistados. Os dados revelam o que se sabe faz tempo: o negócio comida pode render bons frutos, quando a gestão é bem feita, a partir de planejamento adequado.

O levantamento auxilia empreendedores potenciais a perceberem nichos de negócios nada ou pouco explorados. Este é, sem dúvida, o maior mérito do trabalho do Sebrae: identificar que tipo de necessidade tem a sociedade joinvilense. O aluguel de bicicletas também é solicitação significativa e indica o quanto os moradores desejam resgatar o que já foi tradição no município. Mais informações nas páginas 8, 9 e 10.

Temas variados

Oportunidades no mercado em transformação, convergência digital da comunicação no varejo e impactos da reforma trabalhista nos pequenos negócios são apenas três dentre os variados assuntos que serão abordados em palestras, durante os três dias da Feira do Empreendedor, que começa nesta sexta-feira, no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Mais prazo

Empresas podem aderir ao Refis federal, o Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), até o dia 29 de setembro. É o que consta da medida provisória nº 798. A prorrogação permitirá que as companhias façam análise mais detalhada dos débitos a serem incluídos no programa. 

Entre as formas de pagamento que o programa oferece está a possibilidade de o contribuinte desembolsar 20% do valor inteiro em até cinco parcelas, podendo liquidar o restante com créditos tributários. A outra forma é o pagamento da dívida à vista. O valor é o mesmo, porém, conta com desconto de juros e multa.

Materiais de construção

O presidente da rede Balaroti, Hélio Ballarotti Júnior, estará em Joinvillenesta sexta-feira para a reinauguração da loja. O estabelecimento estará aberto ao público a partir do meio-dia. Com 6 mil metros quadrados, tem quase o dobro da área anterior. Há espaço exclusivo para o atendimento de profissionais de arquitetura e decoração. A rede de comércio de materiais de construção tem unidades em Santa Catarina e no Paraná. Emprega 1.770 trabalhadores.

Na Assembleia

Está na Assembleia de Legislativa projeto que manda cancelar a inscrição estadual de empresa receptadora de produtos provenientes de roubos de cargas. Para dar apoio aos transportadores e reduzir a incidência de crimes, será criada delegacia especializada em Florianópolis.

Eleitos

A nova diretoria do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comciti) foi eleita. Emerson Edel, do Perini Business Park, é o presidente; Marcos Hollerweger (Senai Joinville) será o vice; Fabiano Dell¿Agnolo (Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável) será o 1º-secretário; e Márcio Jacson (Softville), o 2º-secretário. A data da posse ainda será definida. O conselho é constituído por 33 membros, com mandatos renováveis a cada dois anos.

Campanha

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul fará nova campanha de recuperação de crédito neste ano. A iniciativa terá início no dia 14 de setembro. Esta é a clássica forma de ampliar a base de consumidores aptos a fazer compras a prazo nos últimos meses do ano, quando ocorre aumento de vendas. 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinvilense abre museu para exibir coleção de mais de 300 bicicletas e motos https://t.co/daKDmURiS3 #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: PIB cresce 1,5% neste ano, afirma presidente da CNI durante evento em Joinville https://t.co/mWqIZ7FSG1 #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros