Loetz: De janeiro a metade de agosto deste ano, Joinville registrou 37 dias sem água - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado28/08/2017 | 20h16Atualizada em 28/08/2017 | 20h16

Loetz: De janeiro a metade de agosto deste ano, Joinville registrou 37 dias sem água

Informações são de relatório feito pela própria Águas de Joinville

Loetz: De janeiro a metade de agosto deste ano, Joinville registrou 37 dias sem água Divulgação/Divulgação
Joinville registrou neste ano problemas sérios de abastecimento Foto: Divulgação / Divulgação

Em 37 dos 225 dias – de 1º de janeiro a 14 de agosto deste ano –, houve problemas sérios de abastecimento de água em Joinville. Significa que a população sofreu com o desabastecimento por um mês e uma semana – claro que em períodos intercalados. O desabastecimento aconteceu de forma parcial, e com mais ou menos abrangência geográfica, mas atingiu, de uma forma ou de outra, todas as regiões do município. 

O dado consta dos relatórios da própria Companhia Águas de Joinville. Destes 37 dias, em cinco deles a interrupção do fornecimento chegou a níveis considerados de emergência. Isso significa que o abastecimento foi garantido para menos de 80% da população da cidade nestes dias.

A situação foi qualificada de crítica – com abastecimento entre 80% e 85% – num único dia. O mais frequente é a disponibilização de água anotada como normal pelos parâmetros técnicos. Neste caso, o índice verificado fica entre 94% e 98%.O fato de a rede de água ser muito antiga e serviços de esgotamento sanitário exigirem abertura de ruas para realização dessas obras são algumas das causas mais conhecidas.

Rompimento compromete abastecimento de água em 65% de Joinville

Falta de água causa transtornos em Joinville

Na década de 1990, centenas de moradores – em especial da periferia e de locais de moradias em regiões mais altas (principalmente em morros), iam à praça da Bandeira, no Centro, lavar roupa no chafariz. Era uma forma de protesto encontrada para se manifestar diante da negligência da Casan, que simplesmente não investiu na melhoria do serviço ao longo de três décadas, enquanto administrava o sistema de água e esgoto da mais populosa cidade catarinense. Uma vez municipalizado, o serviço apresentou gradativa melhora ao longo de anos. 

Confira outras notícias de Joinville e região
Confira outras colunas de Claudio Loetz

Feira do Empreendedor


Os pequenos negócios são os responsáveis pela geração de renda de 70% dos brasileiros ocupados no setor privado. De acordo com estudo inédito feito pelo Sebrae, dos 72 milhões de brasileiros que compõem esse grupo de pessoas, 50,6 milhões têm como origem das suas receitas os empreendimentos de pequeno porte.

É neste contexto mais amplo que o Sebrae promove a Feira do Empreendedor no Expocentro Edmundo Doubrawa, entre 1º e 3 de setembro. O evento, que volta a se realizar em Joinville depois de sete anos, deve reunir de 15 mil a 20 mil participantes, diz o coordenador regional do Sebrae na região Norte de Santa Catarina, Jaime Dias Junior.

Haverá palestras e oficinas sobre empreendedorismo, gestão, mercado e finanças. Sessenta empresas vão mostrar seus produtos, além de 20 franqueadoras, que apresentarão seus negócios e serviços, em busca de parceiros e interessados em investir.

Blue zones
Iniciativa que valoriza ações que contribuem para a elevação da qualidade de vida no planeta, o Projeto Blue Zones (zonas azuis) incluiu Jaraguá do Sul no roteiro de cidades a serem pesquisadas. Especialistas do Blue Zones cumprem agenda no município e vão apresentar, hoje, no Centro Empresarial, seus propósitos em reuniões com lideranças.

A organização internacional dedica-se à pesquisas sobre a longevidade da população, estudando os hábitos e comportamentos de habitantes de regiões com expectativa de vida superior à média. Jaraguá do Sul é a primeira cidade da América Latina indicada a participar do estudo.

Siemens em Joinville
Hoje, o complexo de produção e logística da Siemens Healthineers, em Joinville, completa cinco anos. Desde a sua inauguração, em 2012, a estrutura fabril já ampliou algumas áreas para melhor atender à demanda por produtos e serviços, além da criação de um centro de treinamento. São produzidos equipamentos de ressonância magnética, tomografia computadorizada e raios X para suprir a demanda nacional. Neste ano, a unidade ainda comemorou a fabricação do seu 200º equipamento de ressonância magnética.

R$ 20 milhões
São Francisco do Sul ganhará a TruckPark, negócio que surge de associação da japonesa Marubeni com a Logibras. Trata-se de um negócio de parque de estacionamento para caminhões, com pátio de triagem. A Rudnick também participa da iniciativa com um posto de combustível e seus serviços agregados. Esse empreendimento vai proporcionar grande aumento de ISS para a Prefeitura. O investimento no novo negócio é de R$ 20 milhões. 

Em dívida ativa
A Receita Federal encaminhará, no início de setembro, para inscrição em dívida ativa da União, os débitos para os quais já se encerraram as ações administrativas de cobrança e que não foram regularizados por meio de adesão ao Programa de Regularização Tributária (PRT) ou ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert).

A inscrição em dívida ativa implica a incidências de encargos legais no âmbito da execução fiscal. O contribuinte ainda tem a opção de aderir, até o dia 31, quinta-feira, exclusivamente pelo endereço da Receita na internet.

Vagas
O Sistema Nacional de Empregos (Sine) inicia a última semana de agosto com mais de 1,9 mil vagas de emprego em aberto para Santa Catarina. Em Joinville, há 92 para atividades diversas.

IPTU
O prazo para interessados requererem isenção do IPTU 2018 junto à Prefeitura de Joinville vai até quinta-feira, dia 31 de agosto.

PIB
O IBGE vai divulgar o PIB do segundo trimestre na sexta-feira, dia 1º de setembro.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinvilense abre museu para exibir coleção de mais de 300 bicicletas e motos https://t.co/daKDmURiS3 #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: PIB cresce 1,5% neste ano, afirma presidente da CNI durante evento em Joinville https://t.co/mWqIZ7FSG1 #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros