Vendas de veículos novos no Norte do Estado supera as demais regiões - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre mercado07/07/2017 | 06h00Atualizada em 07/07/2017 | 06h00

Vendas de veículos novos no Norte do Estado supera as demais regiões

Volume acumulado neste ano é 4,45% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, diz Fenabrave-SC

Mesmo em um cenário de retração da economia, as vendas de veículos dão sinais de melhora em Santa Catarina, e a região que mais se destaca nesse quesito é a do Norte do Estado. Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), entidade que representa 645 concessionárias de veículos de todo o Estado, a região acumula alta de 4,45% no primeiro semestre deste ano na comparação com igual período do ano passado.

Entre 1º de janeiro e 30 de junho, foram comercializados 12.450 veículos novos na região, ante 11.920 em 2016. No Estado, as vendas aumentaram 1,90% no período, enquanto que no País houve queda de 5,48%. Nas seis regiões monitoradas pela Fenabrave em SC – Grande Florianópolis, Sul, Planalto Serrano, Oeste, Norte e Vale do Itajaí, apenas uma delas, a do Planalto Serrano, registrou índice negativo nas vendas (-8,48%).

Todas as outras apresentaram superávit nos resultados. Já a frota circulante no Estado é de 4.761.419 veículos, sendo que a maioria dela é de automóveis, com 2.735.084. Já a frota de motos é de 1.059.821 unidades.

Projeções
A Fenabrave nacional apresentou novas projeções para o ano de 2017. Com base nos estudos realizados pela entidade, o setor como um todo deverá apresentar pequena retração em 2017, com variação negativa de 1,6% em todos os setores somados.

Para os segmentos de automóveis e comerciais leves, a expectativa é de alta de 4,3% sobre os resultados do ano passado. Para caminhões e ônibus, a Fenabrave projeta retração de 10,2%. O segmento de motocicletas, que apresenta sucessivas quedas desde 2008, tem retração estimada em 13,5%.

FGTS inativo
A Caixa Econômica Federal inicia neste sábado o pagamento das contas inativas do FGTS para trabalhadores nascidos no mês de dezembro. Mais de 2,5 milhões de brasileiros têm direito ao saque no mês de julho. O valor total disponível para saque neste mês ultrapassa R$ 3,5 bilhões e equivale a aproximadamente 8% do total disponível. Cerca de duas mil agências da Caixa em todo o País irão abrir das 9h às 15h. Para facilidade no atendimento, os trabalhadores devem sempre ter em mãos o documento de identificação e a carteira de trabalho.

Encontro em Gaspar

Reunião de carros antigos em Gaspar no ano passado Foto: Fabiano Guma / Divulgação

Entre 11 e 13 de agosto, os amantes dos veículos antigos terão um encontro especial no Fazzenda Park Hotel, em Gaspar. No local, será realizada a 2ª edição do Fazzenda Car Show, evento que reúne veículos com mais de 30 anos de fabricação. No ano passado, na primeira edição do evento, 60 carros antigos participaram.

Franquia limitada
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 7.182/2017, do Senado, que veda a implementação da franquia limitada de consumo nos planos de banda larga de internet fixa. Desde 2015, as empresas de telecomunicações cortam o acesso à internet após o consumidor utilizar a franquia de dados contratada. A prática é considerada ilegal, uma vez que contraria a lei nº 12.965 (Marco Civil da Internet), a qual prevê a interrupção do serviço somente nos casos de inadimplência do usuário. A proposta ainda será analisada, em regime de prioridade, pelas comissões de Ciência e Tecnologia; Comunicação e Informática; de Constituição e Justiça; e de Cidadania, antes de ser votada pelo plenário.

Prêmio
A CDL de Jaraguá do Sul está com inscrições abertas até segunda-feira para o prêmio de jornalismo da entidade. A iniciativa vai distribuir duas viagens no valor de R$ 3 mil cada aos vencedores.

BMW Araquari
O comando da fábrica da BMW em Araquari, no Norte do Estado, pode estar mudando de mãos. A coluna recebeu a informação de que o atual vice-presidente sênior da unidade, Carsten Stoecker, está retornando para a Alemanha. A assessoria de comunicação do Grupo BMW no Brasil ainda não tem uma posição oficial sobre o assunto. Stoecker assumiu o comando da fábrica em fevereiro do ano passado. 

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC empata com o Volta Redonda e continua fora do G4 da Série C https://t.co/m5vvQMksGL #LeianoANhá 9 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPalestrantes com renome mundial passam por Blumenau durante evento de negócios https://t.co/mcKqxYdgnj #LeianoANhá 9 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros