Novo projeto para a Cosip sugere cobrança mais equilibrada da taxa - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado13/07/2017 | 06h00Atualizada em 13/07/2017 | 06h00

Novo projeto para a Cosip sugere cobrança mais equilibrada da taxa

Conselho das Entidades deve entregar o documento à Prefeitura nos próximos dias para que seja reavaliada as faixas de consumo 

O Conselho das Entidades, órgão formado pela Ajorpeme, Acij, Acomac e CDL, apresentará nos próximos dias o projeto final para um novo modelo de cobrança da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), que está inclusa nos boletos de energia elétrica.

Aprovada pela Câmara em janeiro deste ano e sancionada pelo prefeito Udo Döhler, o projeto original prevê oito faixas de consumo e valores, que aumentam na medida em que o contribuinte gasta mais energia, a partir de janeiro do ano que vem.

Com o apoio da Celesc, que realizou um estudo detalhado do perfil dos consumidores, o Conselho das Entidades sugere um escalonamento proporcional, com mais faixas de consumo.

Conforme o presidente da Ajorpeme, Célio Valcanaia, o objetivo é colaborar com a Prefeitura e não diminuir a arrecadação do tributo, oferecendo uma alternativa mais condizente com a realidade dos consumidores. Valcanaia representa cerca de 2,5 mil micro e pequenos empresários e ressalta que, com a nova proposta, a participação ficará mais equilibrada.

– Fizemos uma redistribuição dos valores. É claro que não gostamos de reajustes, mas do jeito que estava, havia um desequilíbrio muito grande, com os micro e pequenos empresários sendo mais prejudicados, enquanto os médios e grandes, nem tanto. Esse projeto torna a cobrança mais justa – enfatiza.

Valcanaia não quis revelar as novas faixas de consumo, pois quer primeiro apresentar o documento ao secretário da Fazenda e ao prefeito, para que eles analisem e coloquem em prática a sugestão, caso ela seja aceita.

– Nós entendemos as necessidades do Executivo e, por meio desse projeto, vamos poder monitorar os investimentos feitos na iluminação pública e até cobrar, se necessário – afirmou.

Vagas abertas
A Softville, incubadora e capacitadora de startups em Joinville, está com o processo de seleção aberto para novos projetos de empresas de base tecnológica. Mantida por entidades genuinamente joinvilenses, a Softville também disponibiliza, semanalmente, um encontro de mentoria para as propostas enviadas, além de ajudar empreendedores a tirarem suas ideias do papel. Para participar, basta acessar o site www.softville.org.br e inscrever o projeto para ser avaliado pelos mentores da Softville.


Reunião em Brasília

Glauco Cõrte (de pé) liderou o grupo de empresários que esteve em Brasília Foto: Sergio Amaral / Fiesc,Divulgação

O avanço das reformas previdenciária e tributária, após a aprovação da trabalhista, além das questões ligadas à infraestrutura do Estado, foram temas debatidos na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com as entidades do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) na manhã de ontem, em Brasília.

Na oportunidade, os presidentes das instituições do setor produtivo entregaram um documento listando as prioridades para o desenvolvimento do Estado e que precisam do apoio dos deputados federais e senadores catarinenses. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, disse aos parlamentares que o momento exige união de todos os setores para acelerar a recuperação e o crescimento do Estado, além de gerar novos postos de trabalho.

Dança como negócio
O 35º Festival de Dança de Joinville, que começa no dia 18 de julho, irá oferecer um curso inédito neste ano voltado para empreendedores. Ministrado por Lais Scandura, o curso de gestão de escolas de dança já está com as vagas esgotadas e ocorrerá de 26 a 29 de julho, das 10h30 às 12h30, na Escola do Teatro Bolshoi. Laisa mostrará os caminhos para o controle financeiro, criação de workshop, estratégias de marketing e motivação de equipes. Com MBA em gestão de pessoas, Laisa é formada em balé clássico e moderno, sapateado, flamenco e teatro musical.

Novo endereço
A Sodiê Doces, maior franquia de bolos artesanais do País, vai mudar de endereço em Joinville. A reinauguração ocorre hoje, na rua Iririú, 1.631. Haverá degustação gratuita de bolo das 14h às 16h.

Road Show
A Univille recebe no dia 27 de julho o Cannes Lions Road Show, evento que traz para SC as melhores ideias e inspirações para o mundo da publicidade e da propaganda. A promoção é do Sinapro-SC.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Governo de SC procura interessados em cooperação com  Alemanha https://t.co/z1LA6HVDYz #LeianoANhá 16 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Joinville sedia mostra de decoração com 41 ambientes  https://t.co/GDQDqDHUbb #LeianoANhá 8 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros