Desconto para pagar à vista divide opiniões no comércio de Blumenau - Economia - A Notícia

Versão mobile

Economia11/07/2017 | 07h02Atualizada em 11/07/2017 | 07h02

Desconto para pagar à vista divide opiniões no comércio de Blumenau

Lei que libera lojas a cobrar valores diferentes para compras no dinheiro e no cartão alimenta debate sobre o relacionamento de empresas e clientes 

Desconto para pagar à vista divide opiniões no comércio de Blumenau Lucas Correia/Agência RBS
Foto: Lucas Correia / Agência RBS

No dia 26 de junho o presidente Michel Temer sancionou a lei que autoriza os estabelecimentos comerciais a cobrarem valores diferentes em um mesmo produto para pagamentos em dinheiro ou cartão, mas em Blumenau, por enquanto, a medida ainda não trouxe mudanças significativas no relacionamento entre lojas e consumidores. Na prática, a nova legislação regulamenta uma prática recorrente do comércio - de ofertar descontos para quem paga uma compra à vista.

Em uma passagem pela Rua XV de Novembro, que concentra o comércio do rua no Centro da cidade, a reportagem constatou que alguns comerciantes sequer sabiam da mudança. A nova lei soou como novidade aos ouvidos de vários lojistas, que pareceram não acreditar que a autorização mude o comportamento de compra do consumidor. Gerente de uma loja de calçados que faz parte de uma grande rede, Roseli Teresinha Ferst Torra não concorda com a mudança e acredita que a empresa não deve adotar a prática — que não é obrigatória:

— Não acho que seja correto e, no nosso caso, a empresa quer fidelizar o cliente. Então como nós oferecemos condições no cartão e no crediário com o preço à vista, não tem porque adotar essa mudança.

:: Lei que permite descontos para compras feitas em dinheiro é sancionada

Roseli diz que o principal volume de vendas do estabelecimento é feito no cartão de crédito, dispositivo que ela avalia também ser mais seguro para a empresa até mesmo do que o crediário próprio, mesmo com os custos da operação.

Proprietário de uma papelaria, Marcio André Weise também não vê benefício na mudança e afirma que, se pudesse, faria todas as transações apenas no cartão.

— Se o cliente quiser passar R$ 0,80 no cartão, eu passo. Antigamente as taxas eram mais altas, mas eu pago 1,9% e acho que é mais prático e mais seguro — diz o comerciante, explicando que já está habituado com os custos e que prefere oferecer mais opções aos clientes do que se arriscar a perder vendas.

Entre os consumidores, opiniões divididas

Mesmo antes de regularizada pelo governo federal, alguns estabelecimentos já ofereciam descontos para os clientes que optavam pelo pagamento em dinheiro ou no cartão de débito (que tem taxas menores). É o caso da loja de roupas onde Tatiana Cipriani trabalha como vendedora. Ela explica que a loja geralmente oferece um desconto de 10% caso o consumidor opte por uma destas duas formas de pagamento. No cartão de crédito, o preço é o que está na etiqueta.

:: MP que autoriza cobrar preço diferente de acordo com o meio de pagamento divide opiniões em SC

As opiniões também se dividem entre os clientes. Para o aposentado Luiz Carlos de Souza, 62 anos, o cliente que paga em dinheiro deveria ter desconto. Ele ainda não reparou a oferta de preços diferenciados no comércio, mas destaca que sem ter que arcar com as taxas cobradas pelas operadoras de crédito os comerciantes podem ofertar preços mais vantajosos. Elaine Fumagalli Campos dos Santos, 32 anos, atualmente desempregada, tem a mesma opinião:

— Eu acho melhor, porque se a pessoa tem o dinheiro na mão tem mais chances de negociar, porque todo desconto é bom.

Já a aposentada Solange Maria Aragão, 64 anos, não acha certo oferecer valores diferenciados, pois entende que os consumidores mais habituados a utilizar o cartão podem ser prejudicados por terem que pagar valores mais altos.

Eles vão receber de qualquer maneira. Hoje quase ninguém quer andar com dinheiro e se for mais caro, eu por exemplo, não vou querer comprar.  

:: Leia mais notícias de Blumenau e região em santa.com.br

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona volta à quadra nesta segunda pelo Estadual de Futsal https://t.co/66MRJrycSI #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC vence primeiro jogo-treino sob comando de Rogério Zimmermann https://t.co/RZTG9jY5Ea #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros