Loetz: Softville vai atrair a Rede de Investimentos Anjo para Joinville - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado27/06/2017 | 06h00Atualizada em 28/06/2017 | 14h23

Loetz: Softville vai atrair a Rede de Investimentos Anjo para Joinville

No encontro desta segunda-feira ficou decidido que a cidade sediará, ainda neste ano, o evento 100 Open Startups

A Softville ganhou apoio da Associação Catarinense de Tecnologia e vai atrair para Joinville um polo regional da Rede de Investimentos Anjo, a RIA. A rede é integrada por empresários nacionais que monitoram e apoiam startups de diferentes ramos. Em Florianópolis, sede da Acate, a RIA já atua. A Anjos do Brasil, da qual a rede é um braço, apoia a disseminação de informações aos investidores, como legislação aplicável, modelo de contratos, riscos e garantias da operação. Também avalia e orienta startups para torná-las aptas a receber futuros aportes.

No encontro realizado ontem, também ficou decidido que Joinville vai sediar, ainda neste ano, o 100 Open Startups. O evento reunirá incubadas do ecossistema joinvilense para estabelecerem negócios com grandes corporações nacionais, que vão conhecer as ideias dos jovens talentos empreendedores.

Leia mais colunas de Claudio Loetz.

Na parte final do encontro das diretorias regionais da Acate, foi discutida a possível criação de uma marca estadual forte para o segmento de tecnologia.

 Senai assina contrato

O Instituto de Inovação do Senai em Joinville assinou contrato com a Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (Embrapii) nesta segunda-feira em São Paulo. Com a formalização do credenciamento, os institutos de inovação em tecnologia em laser e em manufatura avançada poderão propor projetos de inovação na área de manufatura a laser, por adição ou remoção de materiais, no valor de até R$ 18 milhões. Um terço do valor será bancado com aporte da Embrapii, e o restante, dividido entre o Senai e a empresa beneficiada.

Posse prestigiada

A nova diretoria da Associação Empresarial de Joinville (Acij) tomou posse ontem, em solenidade realizada na Sociedade Harmonia-Lyra. O evento foi prestigiado por empresários de diferentes segmentos e cidades e por políticos de variados partidos (com Esperidião Amin). O discurso do presidente Moacir Thomazi incluiu defesa da necessidade de reformas trabalhista e da Previdência.

Ferramentarias debatem o futuro

Representantes de 14 países do setor de ferramentaria estarão na Expoville, a partir de amanhã, para a 15ª Conferência Mundial de Ferramentarias da Associação Internacional de Fabricantes de Ferramentarias e Usinagem (Istma).

Durante os três dias, serão discutidos temas como entraves para a evolução tecnológica e gerencial do setor e implicações diretas no desenvolvimento da cadeia produtiva. Em pauta, os formatos de capacitação técnica e administrativa; situação atual do Programa Inovar-auto; e adoção do conceito Indústria 4.0 nas ferramentarias. No Brasil, a cadeia produtiva do setor abrange em torno de duas mil empresas. Três polos concentram os negócios: Grande São Paulo, Joinville e Caxias do Sul.

Durante o evento, Christian Dihlmann, de Joinville, será reconduzido à vice-presidência mundial para o mandato 2017-2020.

Gás mais caro*

A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) anunciou aumento nas tarifas de gás natural. Vão subir, em média, 9,8% para os consumidores industriais, 10,4% para o mercado comercial, 10,6% para o segmento residencial e 9,8% para o gás natural veicular, o GNV. Os reajustes mais recentes nas tarifas foram as reduções realizadas em janeiro de 2017 e julho de 2016. No ano passado, a diminuição havia sido em média de 4%, enquanto neste ano foi de 24%. O próximo reajuste nas tarifas está previsto para janeiro de 2018.

*ESCLARECIMENTO
A SCGÁS retifica a informação divulgada na segunda-feira, relativa aos percentuais de ajuste da tarifa de gás natural. O valor correto para a porcentagem média de alteração no segmento industrial é de +9,8%. A informação divulgada anteriormente foi distorcida por um erro de planilha na apuração dos percentuais da SCGÁS. 


Preços diferentes

O presidente Michel Temer sancionou a medida provisória 764 e, assim, ficam regulamentados os descontos em compras feitas à vista ou pagas em dinheiro em espécie. De olho no assunto, pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas revela:

# 77% dos empresários consultados apoiam a MP.
# 74% dos brasileiros pedem descontos.
# 17% percebem aumento das vendas em dinheiro.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville, Frederico dos Santos, a sanção pode ser boa, mas o ideal é que não fosse necessária uma legislação para isso. As taxas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito chegam, em alguns casos, a mais de 4%.

Tropa de elite

Esse é o tema da palestra do ex-capitão do Bope e consultor dos filmes "Tropa de Elite", Paulo Storani. Ele estará em Guaramirim no dia 3 de julho, para um evento que marca os 39 anos da fundação da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag).

PNAD

O IBGE vai divulgar na sexta-feira, dia 30, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua de maio. O levantamento revelará dados sobre migração, educação, rendimento, trabalho e fecundidade, entre outras informações.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPIB caiu em 230 cidades catarinenses em 2015 https://t.co/PYdCdaOMc8 #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFilas e horas de espera marcam último dia de atendimento antes de recesso para reforma na Farmácia Escola de Joinvi… https://t.co/tXrlCfkzu8há 2 horas Retweet
A Notícia
Busca