Loetz: Indústria é o setor mais pessimista com a realidade dos negócios em Joinville e região - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado24/06/2017 | 06h00Atualizada em 24/06/2017 | 06h00

Loetz: Indústria é o setor mais pessimista com a realidade dos negócios em Joinville e região

Dados estão em estudo feito com empresários do Norte e Nordeste de SC

Os empresários de Joinvillee região Norte-Nordeste do Estado estão ansiosos com as perspectivas econômicas, mostra a pesquisa Índice de Confiança Empresarial (Ices), feita pela Sustentare Escola de Negócios com 139 executivos de empresas. O índice geral do segundo trimestre foi de 49,30 pontos, contra 50,57 da média no primeiro trimestre. Apesar do recuo, alguns fatores – expectativas econômicas, condições financeiras, lucratividade, nível de emprego e contratação de pessoal – seguem acima da linha divisória que separa pessimismo de otimismo. O relatório revela, também, que investimentos, custos e nível de vendas aparecem no lado negativo da balança. Setorialmente, o Ices indica que a indústria é a mais pessimista com a realidade dos negócios; enquanto que os segmentos do comércio e de serviços têm pontuação ligeiramente acima dos 51 pontos.  

Leia mais colunas de Claudio Loetz

Interesses e preocupações
O maior interesse dos empresários é, principalmente, com aspectos de modernização e renovação da indústria. Também há um olhar atento para a criação de produtos novos. No curto prazo, os executivos entrevistados enxergam contração do mercado de trabalho; preveem redução do número de funcionários; e têm reduzida intenção de fazer novas contratações. No plano mais macro, 86% dos respondentes afirmaram que a conjuntura política e econômica adversa é a principal razão a impedir o crescimento.

Pós da Mackenzie começa em outubro
 A Universidade Mackenzie vai começar aulas de cursos de pós-graduação em Joinville no começo de outubro, no espaço do Colégio Exathum, na rua Mário Lobo, no Centro da cidade. Os primeiros cursos a serem oferecidos serão de direito e tecnologia da informação, além de quatro programas na área de gestão de negócios. A parceria é com a FC Educa, idealizadora da vinda da instituição de ensino superior paulista para Joinville.

A noite das marcas
O Top of Mind, mais importante evento de reconhecimento de marcas de Santa Catarina, vai acontecer na quinta-feira, dia 29, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. Na ocasião, as marcas mais lembradas serão conhecidas. O Top of Mind é realização dos jornais Diário Catarinense, ¿A Notícia¿ e Jornal de Santa Catarina. A pesquisa e tabulação de dados são do Instituto Mapa.  

Aquisição
A Havan comprou, por R$ 25 milhões, imóvel da antiga Companhia Industrial Schlösser, em Brusque. A ideia é instalar um espaço multiúso, com prioridade para assuntos relacionados à cultura e a serviços, unindo entretenimento e gastronomia. O terreno tem 60 mil metros quadrados. Serão preservados de 80% a 90% das construções existentes e restaurada a casa principal. 

O mercadodo gás
A SCGás vai apresentar cenário atual e futuro do abastecimento de gás natural a empresários de Joinville no dia 28, quarta-feira, na Acij. Em pauta, também, as alternativas para expansão da rede e valores das tarifas.

Comando
O empresário Vanderlei Buffon foi eleito presidente do Conselho das Entidades Patronais Conveniadas (Consep). A empresária Carla Pinheiro foi reeleita para a presidência do Conselho dos Núcleos. Ambos da Acij. 

Turismo
Termina no dia 30 de junho o prazo para os municípios apresentarem os dados para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dados deverão ser inseridos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo. 

Na posse
O governador Raimundo Colombo virá para a posse da nova diretoria da Acij, na segunda-feira, na Sociedade Harmonia-Lyra. 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEmpresa de Joinville oferece 30 vagas para jovens de 18 a 22 anos https://t.co/WSKP0Br0IL #LeianoANhá 33 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCriação de reserva particular em Pirabeiraba é colocada em consulta pública  https://t.co/Qelooiku78 #LeianoANhá 54 minutosRetweet
A Notícia
Busca