Joinville vai sediar a convenção estadual do comércio em 2019 - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado22/05/2017 | 06h00Atualizada em 22/05/2017 | 09h32

Joinville vai sediar a convenção estadual do comércio em 2019

Joinville já realizou uma convenção nacional em 2003, e duas estaduais, em 1999 e 2009

Joinville vai sediar a convenção estadual do comércio em 2019 Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Joinville vai sediar a 48ª Convenção Estadual do Comércio Lojista em 2019. A cidade ganhou a disputa com Jaraguá do Sul, a outra candidata para receber o evento. O presidente da CDL, Frederico Cardoso dos Santos, o Fredy (na foto, o segundo da direita para a esquerda), comemora o resultado e afirma que a entidade pretende construir o encontro junto com todas as CDLs de Santa Catarina. Joinville já realizou uma convenção nacional em 2003, e duas estaduais, em 1999 e 2009. A data da futura convenção deve ser definida em 30 dias.

Hotéis, restaurantes e todo o conjunto de empreendimentos relacionados ao turismo ganharão três dias para aumentar suas receitas. A principal fala na convenção deste ano, realizada em Florianópolis e encerrada no último sábado, veio do mais influente analista do varejo brasileiro, Marcos Gouvêa, diretor-geral da consultoria GS&M. Claro e contundente, ele avisou: 

– Os empresários do setor precisam acompanhar a reinvenção dos consumidores, cada vez mais informados e exigentes. Inovar não é mais uma opção, mas uma absoluta contingência – disse Gouvêa, em sua palestra durante o evento.

O consumidor está se reinventando especialmente com o uso da tecnologia, se informando e comparando produtos. Gouvêa explicou: 

– A Amazon, que é uma varejista não convencional, percebeu que o consumidor quer menos produtos e mais soluções e desenvolveu uma linha de serviços incorporada àquilo que já oferecia, poupando o tempo dos seus clientes. Já uma empresa de materiais de construção oferece soluções de pintura e não apenas a tinta e as ferramentas. Esse modelo tem chances de ser cada vez mais atrativo porque agrega confiança e garantia à marca.

Workshop

A Softville, incubadora e capacitadora de startups, promoveu no sábado, em Joinville, o segundo workshop do programa de capacitação Joinville Startups. O encontro contou com a participação de 12 startups selecionadas pelo programa e teve a mentoria de Gilles de Paula, CEO da Treasy, startup em desenvolvimento na incubadora. Gilles falou sobre a sua experiência profissional e orientou os futuros empreendedores com base em seus projetos, sugerindo alternativas para o negócio dar certo. O programa terá mais 16 encontros, sempre aos sábados.

Startup

A edição 2017 do Sebrae Startup Day também ocorreu no sábado, na Softville. O setor de tecnologia e de inovação corresponde a 5% do PIB de Santa Catarina, o que representa um faturamento de R$ 11,4 bilhões, segundo estudo da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

SC Que Dá Certo

O presidente da Termotécnica, Albano Schmidt; o presidente da Agemed, Pedro de Assis; o presidente da Condor, Alexandre Wiggers; e o fundador da SOL Paragliders, Ary Carlos Pradi, apresentam amanhã suas histórias de sucesso no painel SC Que Dá Certo, promovido pela RBS TV. A apresentação e a mediação são comandadas pelo apresentador Fabian Londero, do RBS Notícias. O evento começa às 18h15, no auditório do Sesi, em Jaraguá do Sul. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.scquedacerto.com.br. 

Agemed 

 O presidente da Agemed, Pedro Assis, vai apresentar os projetos do Hospital Monte Hermon, na Câmara de Vereadores, nesta semana. O empreendimento será referência em atendimentos de alta complexidade em determinadas especialidades. Os projetos levam em consideração as certificações hospitalares internacionais de qualidade, como o Joint Comission, e de sustentabilidade, como o Leadership In energy and Environmental Design (LEED). Escritórios especializados em arquitetura hospitalar (um de Florianópolis e outro da Espanha) desenvolveram o projeto que agiliza os fluxos internos. Novas tecnologias como robotização no controle de medicamentos da farmácia e correio pneumático trarão segurança e diminuição no fluxo de trânsito de pessoas pelos corredores. Mas falta muito para o projeto se concretizar, na prática.

Renda fixa

Mais do que nunca é hora de absoluta cautela ao fazer investimentos. Por isso, aplicar em títulos de renda fixa é praticamente mandatório. CDB, tesouro atrelado à Taxa Selic ou tesouro vinculado à variação da inflação são boas alternativas de médio e longo prazos. Diante de tantas dúvidas sobre o futuro na política, ficou inviável o Comite de Política Monetária (Copom) reduzir drasticamente os juros. Se no pior cenário, evidentemente indesejado, a crise se arrastar indefinidamente, o dólar tenderá a subir. E não seria impossível chegar a R$ 4. Daí, a conquista feita neste governo, em baixar a inflação para patamares civilizados, poderá ser perdida. Afinal, nessa situação, os preços dolarizados vão significar pressão inflacionária. Uma solução rápida, e dentro das regras constitucionais, certamente é a melhor. Agora, aplicar em ações exige coração forte.

BR-101 Norte

O grupo paritário do lote 7 da BR-101 Norte (composto por entidades de diferentes segmentos) apresenta nesta segunda-feira, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Fórum Parlamentar Catarinense, propostas de investimentos no trecho catarinense da rodovia. O encontro terá a participação de David Diaz, presidente da Arteris; e Paulo Castro, diretor superintendente da Autopista Litoral Sul.

Pequenos negócios 

Pesquisa do Sebrae apontou que as micro e pequenas empresas do Estado registraram aumento de 10,58 pontos nas vendas, e de 5,88 pontos nas compras, no primeiro trimestre, se comparado ao mesmo período de 2016. O índice da indústria aumentou 13,85 pontos em relação a última pesquisa, e o comércio, outros 10,6 pontos. Outro dado importante desta edição da pesquisa diz respeito à terceirização. Foram feitas entrevistas com 150 microempreendedores individuais, 150 microempresas e 100 pequenas empresas em todas as regiões de Santa Catarina nos setores da indústria, comércio e serviço. 

Férias

De hoje até o dia 5 de junho, os colegas Hassan Farias e Jean Balbinotti ocuparão este espaço. Contatos pelos e-mails hassan.souza@an.com.br e jean.balbinotti@an.com.br

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPreço da gasolina dispara em Joinville com aumento de impostos https://t.co/VAbxcnM0aG #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaBandidos roubam malote com dinheiro e documentos da Área Azul https://t.co/HDrn5zLK6z #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros