Conheça as indústrias que se instalaram em Joinville desde 1881 - Economia - A Notícia

Versão mobile

História25/05/2017 | 07h15Atualizada em 25/05/2017 | 10h41

Conheça as indústrias que se instalaram em Joinville desde 1881

Desde a chegada dos primeiros colonizadores, Joinville sempre se destacou pela sua força e capacidade de empreender.

Desde a chegada dos primeiros colonizadores, Joinville sempre se destacou pela sua força e capacidade de empreender. O jornal "A Notícia" pesquisou em livros e em sites a história destas empresas. Confira a seguir as principais indústrias instaladas na cidade.

Mudança no perfil do trabalhador pode ser benéfica para o mercado de emprego, diz economista

Como a indústria de Joinville se prepara para enfrentar os desafios do futuro em meio à crise


1881
O imigrante alemão Carl Göttlieb Döhler funda a Döhler S/A, primeira tecelagem de Joinville. 

1881
A família Schneider abre uma loja de ferragens e ferramentas, a Casa do Aço, que mais tarde daria origem à Ciser, fabricante de porcas e parafusos.

1898
Fundação da oficina de Frederico Birckholz, embrião da Fundição Tupy.

1907
É fundada a Tecelagem Hermann August Lepper & Cia. 

1910

Foto: Joinville / Joinville

Começa a funcionar às margens do rio Cachoeira o Moinho Santista Indústrias Gerais S/A.

1922
Chega a Joinville a Farmácia Minerva. Em 1945, passou a se chamar Laboratório Catarinense, lançando no mercado marcas reconhecidas nacionalmente como o xarope Melagrião, o antianêmico Sadol e o digestivo Figatil. Atualmente, a empresa se chama Catarinense Pharma.

1932
É fundada a Schmidt Wetzel & Cia. empresa que virou referência nos segmentos automotivo, eletroferragem e instalações elétricas.

1938

Fundição Tupy

Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwarz fundam a Tupy, uma das maiores fundições da América Latina.

1941
Sob o comando de João Hansen Junior surge a Tigre, maior fabricante de tubos e conexões de PVC no Brasil.

1943
E fundada a Buschle & Lepper, empresa que atua na fabricação, distribuição e comercialização de produtos químicos e agrícolas.

1946
Os irmãos descendentes de suecos Augusto Bruno Nielson e Eugênio Nielson fundam a Busscar. No mesmo ano, surgem as Indústrias Schneider S/A.

1948
Fundação da Metalúrgica Douat por Arnaldo Moreira Douat. Nesse mesmo ano, a Cervejaria Antarctica se instala em Joinville e mantém produção ativa até os anos 1990.

1950
Fundação da Refrigeração Consul S/A.

1955
É fundada a Metalúrgica Duque, empresa voltada para a produção de peças para bicicletas, motocicletas, automóveis e produtos da linha branca. Em 2014, em dificuldades financeiras, a empresa ingressa com pedido de recuperação judicial.

1958
Inaugurada dois anos antes em Jaraguá do Sul pelos empresários Edmundo e Egon Doubrawa e Amandus Colin, a Docol se transfere para Joinville, onde começa a fabricar válvulas de sucção.

1959

Cise

Fundação da Cia. Industrial H. Carlos Schneider, mais tarde denominada Ciser Parafusos e Porcas.

1961
Surge por Hans Dieter Schmidt, a Termotécnica, maior indústria transformadora de EPS, poliestireno expandido (isopor) da América Latina.

1963
Nasce a Schulz S/A, hoje uma das principais fabricantes de compressores de ar e componentes automotivo do País.

1967
Fundação da Empresa de Ônibus Gidion.

1971
É fundada a Empresa Brasileira de Compressores (Embraco) especializada em soluções para refrigeração e que se tornou líder mundial no mercado de compressores herméticos.

1973
É fundada a Douat Têxtil, empresa que chegou a ser referência na texturização de fios sintéticos no Estado e que desde de 2015 suspendeu suas atividades por causa de uma grave crise financeira.

1977
Ninfo König e mais dois sócios fundam a Akros Tubos e Conexões. Em 1999, a empresa foi vendida para o Grupo Mexichem, detentor da marca Amanco.

1994
Surge a Krona, empresa especializada em fabricar tubos e conexões em PVC e PPR. Hoje, a empresa tem três unidades fabris e aproximadamente 30 mil clientes.

2001
É inaugurado em Joinville o Perini Business Park, o maior condomínio multissetorial do Brasil.

2006
A partir de uma fusão entre Multibras e Embraco, nasce a Whirlpool S/A, subsidiária da Whirlpool Corporation e dona das marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid. 



Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEm Joinville, PM diz que há barreiras diárias, mas não ações específicas para coibir uso de álcool na direção https://t.co/dAptg1JJGP #Lei…há 4 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRejane Gambin: Evento em prol de entidade do Jardim Paraíso foi um sucesso de público https://t.co/KtEwl0Rrgp #LeianoANhá 5 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros