Loetz: Os contrastes sobre a greve geral desta sexta-feira em Joinville - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado28/04/2017 | 06h02Atualizada em 28/04/2017 | 06h02

Loetz: Os contrastes sobre a greve geral desta sexta-feira em Joinville

Enquanto a Acij envia aos seus filiados reprodução de texto que fala sobre os riscos que a falta ao trabalho pode ocasionar, Ajorpeme e CDL 

Em comunicado enviado aos seus filiados, a Associação Empresarial de Joinville (Acij) reproduziu matéria do site UOL sobre os direitos e deveres na greve desta sexta-feira. Destaque para o aviso de que a falta ao trabalho poderá ser descontada do salário, porque a paralisação tem caráter político e não deriva de fato concreto, como é no caso de quando as negociações sindicais, por salários, não chegam a acordo.

A Ajorpeme e a CDL optaram por não se pronunciar publicamente. O comportamento discreto das entidades joinvilenses neste momento de efervescência social e política se contrapõe ao modo incisivo adotado pela Associação Empresarial de Blumenau (Acib). Lá, a contundência do conteúdo, como vemos abaixo, revela algo de novo.

O texto da Acib é explícito e diz o seguinte em um dos trechos:

¿Ao invés de defender o trabalho, sindicatos laborais convocam a greve geral e vão às ruas pela própria sobrevivência, embora não digam isto aos seus representados. É óbvio. Uma das medidas que avançam com a reforma trabalhista é o fim da contribuição sindical compulsória, de natureza tributária, principal fonte de recursos da maioria dos sindicatos do País.¿

A baía
O conselho de desenvolvimento regional da ADR de Joinville descartou a criação de área de preservação ambiental na baía da Babitonga. Virá, sim, a criação de unidade de conservação ambiental. O governo do Estado e instituições privadas e de ensino vão elaborar o documento. Isso permitirá o aproveitamento econômico com projetos de marinas, portos, transporte aquaviário, atividades de turismo e de pesca. A região da baía da Babitonga concentra 80% dos mangues em todo o Estado.

Mais de 15 mil
Pelo menos 15.073 vagas estão abertas em cursos de educação profissional nas unidades do Senai de todo o Estado. Os programas são dirigidos às pessoas que atuam no setor industrial ou querem seguir uma carreira profissional na indústria. São oferecidas 585 opções de cursos técnicos, de extensão profissional, de pós-graduação e de qualificação e aperfeiçoamento.

Cosip
Entidades empresariais de Joinville apresentaram à Prefeitura de Joinville os números e impactos que a nova metodologia de cálculo da Cosip vai trazer para os consumidores e, em especial, para as micro e pequenas empresas. A Ajorpeme puxa o assunto. O poder público vai analisar as informações. Nova reunião ficou de ser marcada.

BR-280
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em SC e a 1ª Vara Federal de Jaraguá do Sul promovem mutirão de conciliação em ações de desapropriação para a duplicação da rodovia BR-280. A pauta de 16 processos resultou em R$ 1,4 milhão em indenização para os expropriados.

Remarcar
A Latam e a Gol decidiram liberar a remarcação de voos, sem custo, marcados para esta sexta-feira.

Imposto americano 

Foto: Filipe Scotti / Divulgação

A revisão do Sistema Geral de Preferências (SGP) dos Estados Unidos, prevista para o final de 2017, preocupa as empresas exportadoras brasileiras. O efeito: pode-se criar ou ampliar impostos de importação na entrada de 3,5 mil produtos naquele país. O assunto foi tratado pela Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, com apresentações feitas por profissionais do Ministério das Relações Exteriores e da Confederação Nacional da Indústria. Além do risco da exclusão brasileira do SGP americano, o seminário evidenciou o baixo aproveitamento dos benefícios desse sistema pelas empresas. Os SGPs são políticas de apoio de países desenvolvidos para as nações em desenvolvimento.

Startups
As inscrições para o programa de capacitação Joinville Startups estão abertas até o dia 2 de maio pelo endereço www.fundacity.com/joinville-startups. Doze empresas serão selecionadas. A iniciativa tem apoio da Softville.

Grafia
É com ¿y¿ a grafia correta do sistema Tasy, implantado pela Philips na Fundação Pró-Rim, de Joinville.

Braço social
Em seu balanço de 2016, o Instituto Carlos Roberto Hansen conta que, direta ou indiretamente, suas ações de apoio a esporte, infância, cultura e qualidade de vida alcançaram 670 mil pessoas. O dado é 19% maior do que no ano anterior. Foram investidos R$ 4,5 milhões. Parte dos recursos vem via leis de incentivo.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRestaurantes e hotéis de Joinville e região atendem o público durante as festas de fim de ano https://t.co/zoSvDEfuqU #LeianoANhá 4 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVereadores de Joinville elencam as principais propostas do ano https://t.co/m7GQ1ogmkD #LeianoANhá 23 minutosRetweet
A Notícia
Busca