Claudio Loetz: Patrício Junior deixa comando do Porto Itapoá - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado 01/03/2017 | 07h31

Claudio Loetz: Patrício Junior deixa comando do Porto Itapoá

Executivo estava à frente do empreendimento há seis anos e dois meses

O executivo Patrício Junior deixou o comando do Porto Itapoá e, em abril, anuncia seu próximo destino profissional. À frente do empreendimento portuário privado há seis anos e dois meses, começou a negociar sua saída em outubro de 2016 e finalizou acordo com os acionistas em fevereiro de 2017. Patrício não revelou para onde vai.

O porto opera com 500 mil TEUs _ o máximo de sua capacidade _ e não consegue atender a demandas adicionais. Tem projetos de expansão para quadruplicar a capacidade de movimentação de contêineres. Para tanto, espera licença ambiental da Fundação de Meio Ambiente (Fatma) do governo do Estado, uma análise demorada, porque a ampliação implicará efeitos importantes sobre a vida marinha e sobre a fauna da região. Patrício avalia:

— Certamente, o terminal continuará sua trajetória de sucesso. O Estado de Santa Catarina, para atividade portuária, é promissor.

Em outubro do ano passado, o diretor de relações públicas, Alberto Vinício Machado, apresentou à imprensa os planos de crescimento. Na sua primeira fase, em maio de 2018, o projeto prevê a construção de pátio de 100 mil metros quadrados e píer de 170 metros de comprimento.

Se o cronograma for seguido, as obras de todo o projeto ficarão prontas em 2022, quando deverá ter capacidade para movimentar dois milhões de TEUs por ano. O número significa multiplicar por quatro a atual capacidade, já integralmente tomada. A estrutura física não permite aumentar a oferta. Apesar dessa limitação, o Porto Itapoá é o mais moderno terminal privado voltado a contêineres do Brasil. E o vigésimo da América Latina em movimentação desse tipo de carga.

O Porto Itapoá pertence aos grupos Portinvest Participações S.A., dono de 70% do controle; e da Aliança (com 30%). A Portinvest é formada pelos grupos Battistella e Log-Z Logística do Brasil. A Aliança Navegação faz parte do grupo alemão Hamburg-Süd.

A segunda
Esta é a segunda mudança de direção nos principais portos catarinenses. Há duas semanas, o então presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi, anunciou seu desligamento. Aceitou proposta de terminal privado menor, localizado em Itajaí, depois de dez anos como principal executivo do porto público pertencente ao Estado de Santa Catarina. O governador ainda não nomeou o substituto. Interinamente, será um executivo de dentro do porto que vai gerir o negócio, responsável por 70% da economia do município.

Aprovados
Em fevereiro, a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Joinville aprovou os estudos de impacto de vizinhança (EIvs) de dez projetos de empreendimentos residenciais, educacionais e empresariais. Entre eles, os projetos do grandioso Residencial Vice-presidente José Alencar, no bairro Ulysses Guimarães; do Senac, no Centro; do Colégio Marista, no América; e o do condomínio industrial Wanfu Investimentos e Imóveis (Yudo), na zona Norte. De todos eles, o mais complexo para se materializar é o José Alencar.

Confusão
Houve confusão no aeroporto de Joinville nesta terça-feira de Carnaval. O motivo: motorista do Uber foi cercado por grupo de taxistas. Até a polícia foi chamada para intervir e anotou as placas dos carros. O Uber, em Joinville, foi avisado. O assunto chegou a um grupo no WhatsApp, formado por empresários de diferentes segmentos, e vídeo rola na internet.

Alimentos
A Fiesc lidera missão empresarial catarinense que vai participar da Foodex Japan 2017, entre 3 e 10 de março. Aumentar os negócios do setor de alimentos _ especialmente carnes _ e abrir oportunidades de investimentos asiáticos no Estado são os objetivos. O governador Raimundo Colombo também estará lá para promover as potencialidades econômicas catarinenses.


Leia as últimas notícias de Joinville e região.
Leia outras notícias de Claudio Loetz.

Acionista
A Pioneer Investments Management Limited, da Irlanda, passou a deter 5,18% do capital social da Tupy. O aporte de recursos, feito em outubro, se destina, unicamente, a investimento, sem nenhum interesse em mudar o controle acionário ou alterar a administração da companhia joinvilense.

Comex
O Núcleo de Negócios Internacionais da Acij vai lançar, no dia 8, o Meeting Comex 2017, um dos maiores eventos de comércio exterior do Sul do Brasil. O evento será no dia 19 de abril, na Expoville.

Incentivo
As leis de incentivo permitem que pessoas físicas destinem até 8% do Imposto de Renda a pagar, em iniciativas culturais, sociais, esportivas e de área de saúde. Para empresas, a dedução admitida é de até 2%.

Clínica
A partir de abril, o Perini Business Park ganhará um novo empreendimento que trará ainda mais facilidade para os profissionais da região: a Clínica More. A iniciativa reunirá um time multidisciplinar da área da saúde, composto por cirurgiões-dentistas, médicos, nutricionistas e psicólogos.

Licença
A comissão central de licenciamento ambiental, da Fatma vai analisar amanhã o processo DIV 19194/CRN, que trata de licença ambiental de operação corretiva do Joinville Iate Clube, o JIC.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Livre Mercado  28/02/2017 | 07h31

Claudio Loetz: Credores retomam bens em Joinville por falta de pagamento

Número de devoluções chega a 200 carros por mês na cidade

Livre Mercado  11/02/2016 | 07h06

Claudio Loetz: Espaço Inovaparq, em Joinville, será inaugurado no dia 17

Localizado no Perini Business Park, iniciativa vai apoiar empresas na tomada de decisões e antecipar tendências para negócios com estudos realizados por professores e alunos

Livre Mercado 18/01/2016 | 07h04

Claudio Loetz: Havan terá terceira loja construída em Joinville

Planos da empresa é de instalar também uma loja em Praia Grande e outra em Jundiaí

Livre Mercado 16/01/2016 | 11h34

Claudio Loetz: As dores cotidianas

Livre Mercado 15/01/2016 | 07h07

Claudio Loetz: Novas regras do Minha Casa, Minha Vida afetam as cidades do Norte de SC

Principal mudança trata do valor máximo dos apartamentos ou casas a serem financiadas pela Caixa Econômica Federal

Livre Mercado 11/01/2016 | 07h04

Governo do Estado quer acelerar o cadastro de propriedades rurais em SC

Prazo termina no dia 5 de maio e, até agora, pouco mais da metade dos imóveis foram regularizados

Livre Mercado 09/01/2016 | 06h31

Balança Comercial de Santa Catarina tem déficit de US$ 4,96 bilhões em 2015

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou balanço nesta semana

Livre Mercado 08/01/2016 | 07h02

Perini reforça a segurança com instalação de novas câmeras de monitoramento

Complexo localizado na zona industrial de Joinville terá equipamentos que reconhecem as placas de veículos em apenas três segundos

Livre Mercado 06/01/2016 | 07h09

Celesc firma contrato de concessão com cinco usinas catarinenses por 30 anos

Assinatura do contrato ocorreu em Brasília, nesta terça-feira. Entre as usinas está a do Bracinho, localizada em Schroeder

Livre Mercado 05/01/2016 | 07h07

CDL de Joinville projeta crescimento de 10% nas vendas do comércio em janeiro

Para presidente da entidade, Luiz Kunde, a presença de turistas e a permanência de moradores na cidade têm contribuído para a perspectiva otimista neste início de ano

Livre Mercado 04/01/2016 | 07h02

Em Joinville, Caixa registra aumento de imóveis comercializados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em 2015

Foram comercializadas 1.918 unidades habitacionais, 45% mais do que em 2014

Livre Mercado 02/01/2016 | 12h17

Aeroporto de Joinville comemora avanços em 2015

Confira entrevista com Rones Rubens Heidemann, superintendente do aeroporto

Livre Mercado 30/12/2015 | 18h13

Walmart fecha unidades da rede Todo Dia em Joinville

Grupo americano não confirma número de unidades desativadas, apenas que serão "algumas"

Livre Mercado 30/12/2015 | 07h08

Mais da metade dos joinvilenses está com dívidas, diz pesquisa da Fecomércio

Índice de famílias endividadas na cidade atingiu 50,4% em dezembro. No ano passado, no mesmo mês, a taxa era 39,2%

Livre Mercado 29/12/2015 | 07h09

Mercado imobiliário de Joinville dá sinais de recuperação em alguns setores

Pesquisa encomendada pelo Sinduscon mostra que no terceiro trimestre deste ano foram comercializadas 40% mais unidades de prédios verticais do que no trimestre anterior

Livre Mercado 28/12/2015 | 06h31

Loetz: Trabalhadores das indústrias têxteis definem pauta de reivindicações

Documento tem 80 cláusulas e pede, entre outras coisas, a reposição da inflação oficial a partir de 1º de fevereiro

Livre Mercado 25/12/2015 | 19h12

Claudio Loetz, sobre 2016: "Luz no fim da escuridão? Sempre há. Precisaremos de paciência, determinação e disciplina"

Colunista faz análise sobre o que esperar da economia no ano que vem

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMotorista colide contra viatura da PM na área Central de Joinville https://t.co/VpBrz0U5aa #LeianoANhá 12 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDois homens morrem após ação de combate ao tráfico de drogas em Araquari https://t.co/ug6GIjF79N #LeianoANhá 12 horas Retweet
A Notícia
Busca