Claudio Loetz: Credores retomam bens em Joinville por falta de pagamento - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado 28/02/2017 | 07h31

Claudio Loetz: Credores retomam bens em Joinville por falta de pagamento

Número de devoluções chega a 200 carros por mês na cidade

Muita gente está perdendo bens por falta de pagamento. Tanto imóveis, quanto veículos. O juiz da 2ª Vara de Direito Bancário da comarca de Joinville, Yhon Tostes, está assustado com a quantidade de processos que chegam. São 200 carros por mês devolvidos aos credores, por ordem judicial. O motivo é simples: os clientes não conseguem pagar as dívidas. O fato novo é que grande parte dos veículos é nova. Foram comprados de anos recentes – de 2014 a 2017. Grave, mesmo, é a situação do setor de transportes de carga e logística. As transportadoras, descapitalizadas, deixam de honrar seus compromissos, e o efeito direto é a retomada de caminhões por quem os financiou. Há três empresas do setor em recuperação judicial.

Caem as reclamações feitas ao Procon

Os reflexos da crise econômica também chegam a uma instância inusitada: o Procon. No órgão de defesa do consumidor, caiu o número de reclamações, comparativamente a meses anteriores. O gerente Kleber Degracia diz que isso acontece porque há bem menos gente consumindo serviços e produtos.

CDL pensa seu futuro

A CDL de Joinville vai "olhar para dentro". A reunião Pensando a CDL, com novos diretores, está programada para 4 de março, um dia para avaliar a situação atual, suas operações, atividades e refletir a respeito de ações em andamento. A ideia central é refazer estratégias para o futuro. Jorge Domingues, diretor executivo da CDL, é didático:

– Precisamos verificar formatos de manutenção financeira. Não é mais possível fazer projetos e criar produtos isoladamente. Somos parte, quase uma filial, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Santa Catarina. Estamos integrados eletronicamente à FCDL e ao SPC Brasil.

Mais exportação

A BMW conseguiu novo contrato de exportação de veículos. A fábrica de Araquari vai produzir três mil carros do modelo X1. Este é mais um contrato de fornecimento temporário. A negociação só foi bem-sucedida porque a unidade catarinense é tecnologicamente apta e obedece aos rígidos padrões que a montadora alemã impõe. O momento e de atualizar o ciclo de produtos. O mercado brasileiro não respondeu às expectativas de vendas no segmento premium no ano passado.

GM: quatro anos em Joinville

A fábrica da GM do Brasil em Joinville completou quatro anos de operações neste dia 27 de fevereiro. Referência mundial em sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a unidade já produziu mais de 350 mil motores nas versões 1.0 e 1.4 litro, destinados à fábrica da GM em Gravataí-RS. As peças são usadas nos modelos Onix e Prisma. Nestes quatro anos de atividades, a produção atingiu 354.129 unidades (até dezembro de 2016) e 136.276 no acumulado do ano passado. Em março de 2014, a unidade de Joinville foi a primeira fábrica do setor automotivo da América do Sul a conquistar a certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (Leed Gold) e a segunda a receber a certificação entre as fábricas da montadora no mundo.

Daqui a seis anos

Dada a realidade dos negócios nos últimos três anos recessivos, os concessionários da Expoville planejam possível expansão de tamanho de pavilhões para feiras só daqui a seis anos. Isso para atender ao crescimento esperado de eventos focados nas indústrias metalúrgica e plástica, que a cada dois anos ocorrem no local. Por ora, os espaços atuais mais do que satisfazem expositores.

Licitação

A Companhia Águas de Joinville fara licitação para contratar empresa responsável pela execução de implantação parcial de sistema de esgotamento sanitário no bairro Floresta. Os envelopes deverão ser entregues até as 8h59 do dia 3 de abril.

CCQ

O programa de círculos de controle da qualidade (CCQ) da Embraco faz 20 anos neste mês. Nesse tempo, foram implantados 112 mil projetos, que contribuíram para o aperfeiçoamento do ambiente de trabalho em aspectos como segurança, qualidade, custos e consciência ambiental.

Terminal novo

Está em elaboração o projeto de novo terminal de atracação de navios em Itajaí. O objetivo é posicionar a cidade como home port das linhas que circulam pela costa brasileira. O atual píer turístico foi construído em 1999 e não comporta mais o novo padrão de transatlânticos em operação no Brasil e no mundo – o menor tem 298 metros, sendo que o píer consegue receber navios de até 252 metros.

Leia as últimas notícias de Joinville e região.
Leia outras notícias de Claudio Loetz.

Em março

Vence no começo de março o prazo – já prorrogado – dado pela Justiça para a Caio/Induscar confirmar a compra da Busscar Ônibus.

Escola

Importante grupo educacional de Curitiba prospecta áreas em Joinville. O objetivo é montar escola para, no médio prazo, atender a mil alunos.

Temas

Eficiência na arrecadação própria dos municípios e controle e transparência na gestão pública são dois dos principais temas a serem colocados em debate durante o Congresso Catarinense de Municípios. O evento será realizado na Expoville, em Joinville, entre os dias 14 e 16 de março.

Acordo
A ArcelorMittal Brasil, dona de 40% da Tuper, de São Bento do Sul, fechou acordo de operações com a Votorantim. Pelo acerto, a Votorantim passa a ser subsidiária e tera participação minoritária no capital da siderúrgica.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Livre Mercado  11/02/2016 | 07h06

Claudio Loetz: Espaço Inovaparq, em Joinville, será inaugurado no dia 17

Localizado no Perini Business Park, iniciativa vai apoiar empresas na tomada de decisões e antecipar tendências para negócios com estudos realizados por professores e alunos

Livre Mercado 18/01/2016 | 07h04

Claudio Loetz: Havan terá terceira loja construída em Joinville

Planos da empresa é de instalar também uma loja em Praia Grande e outra em Jundiaí

Livre Mercado 16/01/2016 | 11h34

Claudio Loetz: As dores cotidianas

Livre Mercado 15/01/2016 | 07h07

Claudio Loetz: Novas regras do Minha Casa, Minha Vida afetam as cidades do Norte de SC

Principal mudança trata do valor máximo dos apartamentos ou casas a serem financiadas pela Caixa Econômica Federal

Livre Mercado 11/01/2016 | 07h04

Governo do Estado quer acelerar o cadastro de propriedades rurais em SC

Prazo termina no dia 5 de maio e, até agora, pouco mais da metade dos imóveis foram regularizados

Livre Mercado 09/01/2016 | 06h31

Balança Comercial de Santa Catarina tem déficit de US$ 4,96 bilhões em 2015

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou balanço nesta semana

Livre Mercado 08/01/2016 | 07h02

Perini reforça a segurança com instalação de novas câmeras de monitoramento

Complexo localizado na zona industrial de Joinville terá equipamentos que reconhecem as placas de veículos em apenas três segundos

Livre Mercado 06/01/2016 | 07h09

Celesc firma contrato de concessão com cinco usinas catarinenses por 30 anos

Assinatura do contrato ocorreu em Brasília, nesta terça-feira. Entre as usinas está a do Bracinho, localizada em Schroeder

Livre Mercado 05/01/2016 | 07h07

CDL de Joinville projeta crescimento de 10% nas vendas do comércio em janeiro

Para presidente da entidade, Luiz Kunde, a presença de turistas e a permanência de moradores na cidade têm contribuído para a perspectiva otimista neste início de ano

Livre Mercado 04/01/2016 | 07h02

Em Joinville, Caixa registra aumento de imóveis comercializados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em 2015

Foram comercializadas 1.918 unidades habitacionais, 45% mais do que em 2014

Livre Mercado 02/01/2016 | 12h17

Aeroporto de Joinville comemora avanços em 2015

Confira entrevista com Rones Rubens Heidemann, superintendente do aeroporto

Livre Mercado 30/12/2015 | 18h13

Walmart fecha unidades da rede Todo Dia em Joinville

Grupo americano não confirma número de unidades desativadas, apenas que serão "algumas"

Livre Mercado 30/12/2015 | 07h08

Mais da metade dos joinvilenses está com dívidas, diz pesquisa da Fecomércio

Índice de famílias endividadas na cidade atingiu 50,4% em dezembro. No ano passado, no mesmo mês, a taxa era 39,2%

Livre Mercado 29/12/2015 | 07h09

Mercado imobiliário de Joinville dá sinais de recuperação em alguns setores

Pesquisa encomendada pelo Sinduscon mostra que no terceiro trimestre deste ano foram comercializadas 40% mais unidades de prédios verticais do que no trimestre anterior

Livre Mercado 28/12/2015 | 06h31

Loetz: Trabalhadores das indústrias têxteis definem pauta de reivindicações

Documento tem 80 cláusulas e pede, entre outras coisas, a reposição da inflação oficial a partir de 1º de fevereiro

Livre Mercado 25/12/2015 | 19h12

Claudio Loetz, sobre 2016: "Luz no fim da escuridão? Sempre há. Precisaremos de paciência, determinação e disciplina"

Colunista faz análise sobre o que esperar da economia no ano que vem

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia"São infelizes coincidências", diz secretário sobre ataques a agentes prisionais em SC https://t.co/l7puETDfhv #LeianoANhá 11 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMorre Uno Theilacker, ex-ciclista premiado de Joinville https://t.co/jqZFCzrkHQ #LeianoANhá 11 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros