SC é um dos únicos cinco Estados sem incentivo para quem instala energia solar - Economia - A Notícia

Versão mobile

Energia Sustentável15/11/2016 | 11h30Atualizada em 15/11/2016 | 11h30

SC é um dos únicos cinco Estados sem incentivo para quem instala energia solar

Estado é o maior gerador de energia alternativa por número de habitantes no país 

Cristian Edel Weiss
Cristian Edel Weiss

cristian.weiss@diario.com.br

As novas possibilidades para quem tem mais de um imóvel fizeram o número de novas instalações de fontes alternativas com troca de carga com a rede aumentar em 148% entre os 12 meses de 2015 e os 11 primeiros deste ano em Santa Catarina. Na comparação entre janeiro e novembro dos dois anos, o crescimento é de 228%.

A grande crítica dos usuários é ao fato do governo do Estado cobrar ICMS na fatura, mesmo de quem gerou toda a energia que consome. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), 21 Estados e o Distrito Federal já isentaram o tributo por meio de decretos como forma de incentivar a popularização do sistema. A família de Odair Moser critica a postura do Estado ao cobrar o imposto, pelo fato de não ter lucro com a energia que gera.

SC é o maior gerador de energia alternativa por número de habitantes no país

O presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos, afirma que o usuário catarinense que adere ao sistema alternativo está tendo custo a mais do que aqueles em que os Estados isentaram. Além disso, se não houver incentivos, investidores em sistemas de energias renováveis, como a solar e a eólica, não se sentem atraídos.

– O crescimento que houve em Santa Catarina tem a ver com a cultura da população. Não foi nem o sol que temos aqui, nem o vento. Esse quadro que nos é favorável nas energias renováveis não foi resultado de política pública – critica.

Aumento de tendência de energia alternativa em SC é desafiador para Celesc


 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia'AN' testa o aplicativo Uber no primeiro dia de funcionamento em Joinville https://t.co/il68udAyxO https://t.co/6WUEYID981há 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVagner Mancini será o técnico da Chapecoense https://t.co/QEwIhlRC03há 11 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros