Joinville é quarta melhor cidade do país para empreender  - Economia - A Notícia

Versão mobile

Ranking Endeavor17/11/2016 | 14h37Atualizada em 17/11/2016 | 21h58

Joinville é quarta melhor cidade do país para empreender 

Município subiu cinco posições em relação ao levantamento de 2015

Joinville é quarta melhor cidade do país para empreender  Salmo Duarte/Agencia RBS
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Melhorias no ambiente regulatório e alto número de empresas exportadoras foram alguns dos fatores que fizeram de Joinville a quarta melhor cidade do Braisl para abrir negócio de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2016, feito pela Endeavor e divulgado nesta quinta-feira. No ano passado, o município do Norte do Estado ficou em nono lugar. 

Florianópolis é segunda melhor cidade do país para abrir negócio

— Joinville teve uma evolução enorme no pilar de ambiente regulatório: pulou 20 posições em relação ao ano passado, sendo a cidade com a menor alíquota de ISS e com o melhor índice de tempo de processos - explica o coordenador da Endeavor em SC, Henrique Tormena. 

De acordo com o prefeito Udo Döhler, os processos foram simplificados e digitalizados, o que deu agilidade aos novos negócios. Em relação ao ISS, a administração municipal reduziu o imposto em alguns casos, e o readequou em outros. 

— Com essa política tributária adotada desde o começo do nosso governo, o ISS, na média, ficou muito competitivo em relação às outras cidades do ranking, em torno de 3,65% enquanto na média é de 4,48%. Conseguimos fazer com que ele mantivesse um patamar baixo, enquanto em outros municípios ele subiu nos últimos anos - afirma Döhler.

Projeto pretende transformar Joinville em cidade inteligente

O pior indicador de Joinville é cultura empreendedora (22ª posição), que avalia, por exemplo, o potencial para empreendedores da alto impacto. Mas uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município promete mudar isso. 

Lançado em fevereiro, o projeto Join Valley pretende mudar a forma de empreender e de viver na cidade. A alteração mais evidente da proposta é transformar a economia, baseada hoje na indústria tradicional, em economia criativa. Mas, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento, Danilo Conti, o Join Valley vai muito além:

Investir em cidades inteligentes gera negócios e qualidade de vida

— Estamos pensando na cidade do futuro, uma mudança total de mindset (forma de pensar), que será um trabalho de longo prazo - explica Conti.

O Join Valley, baseado no conceito de smart cities (cidades inteligentes) tem três pilares. Um deles, o Money, é um fundo administrado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para financiar as iniciativas. Outro, chamado de Digital, funcionará como uma aceleradora de startups. Por fim, o Lab será o pilar responsável por capacitar empreendedores de alto impacto, contará com um laboratório de protótipos e, o principal, irá buscar transformar problemas da cidade em soluções - e essas soluções em negócios.

Blumenau também ficou bem colocada

Blumenau foi outra cidade do interior que subiu posições no ranking, passando de 20ª para 13ª colocada. Florianópolis segue como a cidade catarinense mais bem colocada, vice-líder no ranking como no ano passado, atrás apenas de São Paulo. Em 2014, contudo, a Capital liderou a pesquisa.

Blumenau sobe sete posições e se torna 13ª melhor cidade para abrir negócio no Brasil

O ranking Endeavor, feito desde 2014, analisa o ecossistema dos principais municípios do país e aponta os que possuem condições mais propícias para o desenvolvimento de empresas. A pesquisa avalia os pilares que mais afetam a vida do empreendedor: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. 


om:cms -->
 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia'AN' testa o aplicativo Uber no primeiro dia de funcionamento em Joinville https://t.co/il68udAyxO https://t.co/6WUEYID981há 11 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVagner Mancini será o técnico da Chapecoense https://t.co/QEwIhlRC03há 19 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros