Indústria de Santa Catarina tem estabilidade na produção - Economia - A Notícia

Versão mobile

Redução de 0,2%07/10/2016 | 13h18Atualizada em 07/10/2016 | 20h29

Indústria de Santa Catarina tem estabilidade na produção

Índice no país também teve redução, chegando à maior queda observada desde janeiro de 2012

A produção industrial de Santa Catarina registrou queda pelo segundo mês consecutivo em agosto deste ano. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira mostram uma redução de 0,2% na atividade em agosto. Em julho, a produção já havia registrado queda, mas maior, de 3,7%. Ainda assim, segundo o IBGE, houve um crescimento de 0,9% no trimestre (entre junho e agosto), mantendo a trajetória de recuperação iniciada em abril deste ano.

Com relação ao mesmo período do ano passado, a produção da indústria do Estado teve um crescimento de 1,8%, impulsionado, principalmente, pelas altas nos setores de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e de produtos alimentícios. Por outro lado, o grande impacto negativo no índice foi observado no setor de confecção, que caiu 9,9%.

No acumulado de janeiro a agosto de 2016, a queda é de 4,7% com relação ao mesmo período do ano anterior. Se levados em consideração os últimos 12 meses, o recuo é de 6,7% – menor do que o observado em julho de 2016, de -7,5%.

No país, queda é a maior para um mês desde janeiro de 2012

No país, a produção industrial caiu 3,8% em agosto na comparação com julho, já considerado o ajuste sazonal. Em relação a agosto de 2015, a produção teve um recuo ainda maior, de 5,2%. Este é o pior resultado mensal desde a queda de 4,9% verificada em janeiro de 2012. 

Na comparação com agosto do ano passado, sem ajuste, as estimativas variavam de retração de 3,4% a 6,2%, com mediana negativa de 5%. Contando os primeiros oito meses do ano, a produção da indústria acumula queda de 8,2%. Em 12 meses, o recuo é de 9,3%, de acordo com o IBGE.

A queda de 3,8% em agosto fez o setor se afastar ainda mais do ponto mais elevado de produção. A indústria opera atualmente 21,3% abaixo do pico da série histórica, alcançado em julho de 2013. 

Leia análises sobre a economia catarinense na coluna deEstela Benneti

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia'AN' testa o aplicativo Uber no primeiro dia de funcionamento em Joinville https://t.co/il68udAyxO https://t.co/6WUEYID981há 5 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVagner Mancini será o técnico da Chapecoense https://t.co/QEwIhlRC03há 13 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros