Loetz: GM vai concentrar produção de motores na unidade de Joinville - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado23/09/2016 | 07h11

Loetz: GM vai concentrar produção de motores na unidade de Joinville

Governador Raimundo Colombo deverá fazer o comunicado oficial, junto às lideranças da montadora, em breve

A General Motors (GM) do Brasil vai concentrar toda a produção de motores para veículos na fábrica de Joinville. A informação é de uma fonte ligada ao governo do Estado. Para o negócio ser sacramentado, restam alguns ajustes finos e, então, o governador Raimundo Colombo deverá fazer o comunicado oficial, junto às lideranças da montadora.

A decisão está praticamente tomada. Em questão, as vantagens competitivas oferecidas por Santa Catarina – inclusive, os benefícios fiscais constantes da legislação estadual pertinente para atender necessidades da GM. A cautela e o sigilo com que o assunto está sendo tratado, há meses, deriva do interesse de outros Estados em capturar o investimento.

Tão importante quanto, é o cuidado com que a GM trata do provável fechamento de outras unidades de motores. A hora é sensível e a criação de atritos políticos e sindicais são indesejáveis. A unidade de Joinville, localizada na zona Sul da cidade, às margens BR-101, foi inaugurada em janeiro de 2013 e atende à demanda da fábrica de Gravataí (RS). Nem a empresa, nem a Secretaria da Fazenda do Estado comentam o assunto.

Leia outras colunas de Claudio Loetz

Afastamento do trabalho
A preocupação com o afastamento do trabalhador por razões de saúde motiva a Fiesc a assinar com o INSS, nesta sexta-feira, termo de cooperação que visa ao desenvolvimento de ações em conjunto para a reabilitação de trabalhadores considerados inaptos ao exercício da profissão.

A iniciativa também prevê uma unidade de operações-piloto, onde os dois órgãos poderão ampliar ações neste sentido. A ideia é encontrar formas de abreviar o retorno dos funcionários ao trabalho. No País, o INSS contabiliza que 500 mil pessoas são declaradas afastadas por tempo indeterminado, mas somente 10% delas têm acesso à reabilitação profissional.

Em Santa Catarina, mais de 20 mil pessoas também não tem acesso a esse tipo de serviço, afirma o Sesi, braço da federação. Na modelagem, o Sesi deverá criar métricas que atestem o impacto desse cenário e quanto o INSS conseguiria economizar com um programa em conjunto para a reabilitação de trabalhadores.

Reeleição
Não surgiu candidatura de oposição, e a reitora Sandra Furlan será reconduzida ao comando da Univille para exercer um novo mandato. Concorre em chapa única nas eleições marcadas para 27 de outubro. O prazo para inscrição se encerrou.

Novo endereço
A Selbetti comprou um imóvel e vai construir nova sede da empresa na avenida Marquês de Olinda, próximo à esquina com a avenida Ottokar Doerffel. Maior empresa do seu segmento de tecnologia de gestão de documentos do Sul do País, cresceu exponencialmente nos últimos quatro anos, especialmente pelas aquisições de concorrentes localizados no Rio Grande do Sul e no Paraná. A expansão levou o empresário Luiz Selbach a pensar em nova sede. A intenção de mudar de endereço vem desde 2014, quando analisava dois locais na cidade.

Leilão
A Schulz, fabricante de compressores de ar e de componentes para a indústria automotiva, promove até segunda-feira leilão de 477 lotes de máquinas e equipamentos industriais.

Cooper amplia
A Cooper amplia sua unidade em Jaraguá do Sul, com 4,5 mil metros quadrados construídos (mais de 1,7 mil metros quadrados a mais do que a antiga loja). A área de vendas tem 1.880 metros quadrados.

Análise
O Ippuj está fazendo análise de estudos de impacto de vizinhança de 19 empreendimentos residenciais, comerciais, de prestação de serviços e indústrias. Entre eles, os do edifício-garagem do Hospital Sadalla Amin e do Kartódromo de Joinville.

Ásia
A Portonave renovou serviço da rota Ásia 2, com destino para China, Japão e Hong Kong. A linha é válida até julho de 2017.

RH
A Ajorpeme promove seminário de recursos humanos no dia 18 de outubro, na Mitra Diocesana. Entre os temas a serem abordados, estão tecnologia e seus impactos no mercado de trabalho, e doenças físicas e emocionais.

Comida
A rede de fast food Burger King aumenta cardápio. Oferecerá cachorro quente a seus clientes.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Livre Mercado  11/02/2016 | 07h06

Claudio Loetz: Espaço Inovaparq, em Joinville, será inaugurado no dia 17

Localizado no Perini Business Park, iniciativa vai apoiar empresas na tomada de decisões e antecipar tendências para negócios com estudos realizados por professores e alunos

Livre Mercado 18/01/2016 | 07h04

Claudio Loetz: Havan terá terceira loja construída em Joinville

Planos da empresa é de instalar também uma loja em Praia Grande e outra em Jundiaí

Livre Mercado 16/01/2016 | 11h34

Claudio Loetz: As dores cotidianas

Livre Mercado 15/01/2016 | 07h07

Claudio Loetz: Novas regras do Minha Casa, Minha Vida afetam as cidades do Norte de SC

Principal mudança trata do valor máximo dos apartamentos ou casas a serem financiadas pela Caixa Econômica Federal

Livre Mercado 11/01/2016 | 07h04

Governo do Estado quer acelerar o cadastro de propriedades rurais em SC

Prazo termina no dia 5 de maio e, até agora, pouco mais da metade dos imóveis foram regularizados

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRepórter é consolado por mãe de goleiro da Chape, dona Alaíde, morto em tragédia https://t.co/axGmaiv7Ehhá 11 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRT @jec_online: No peito pra sempre! Jogadores do #JECFutsal terão símbolo da Chape na camisa no jogo contra Jaraguá #forçaChape https://t.…há 11 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros