Aeroporto de Joinville comemora avanços em 2015 - Economia - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado02/01/2016 | 12h17

Aeroporto de Joinville comemora avanços em 2015

Confira entrevista com Rones Rubens Heidemann, superintendente do aeroporto

Aeroporto de Joinville comemora avanços em 2015 divulgação/Infraero
Rones Rubens Heidemann, falou sobre questões envolvendo a operação em Joinville Foto: divulgação / Infraero

A presença do ILS influenciou uma marca histórica. Em 2015, o aeroporto de Joinville ultrapassou a marca de 500 mil passageiros. Segundo dados da Infraero, o terminal tem capacidade para atender até 600 mil passageiros.

No segundo semestre, no entanto, a Infraero alertou companhias aéreas para a presença de acúmulo de água na pista, o que gerou cancelamento de voos por parte da TAM e da Azul. Em entrevista para esta coluna, Rones Rubens Heidemann, superintendente do aeroporto, falou sobre esta e outras questões envolvendo a operação em Joinville.


Confira outras colunas de Claudio Loetz

OS INVESTIVMENTOS

O ano de 2015 entrou para a história como o ano em que, pela primeira vez, o Aeroporto de Joinville ultrapassou a marca de 500 mil passageiros. Esse resultado, mesmo em um período de crise econômica, também é fruto dos investimentos feitos pela Infraero neste aeroporto no ano de 2014. O sistema de pouso por instrumentos, conhecido como ILS (sigla em inglês para Instrument Landing System), completou um ano em junho de 2015 com ganho operacional de 70,6%. Cabe destacar, também, a ampliação da sala de embarque, que passou de 259 m² para 382 m², e a instalação do Sistema Elo, que permite o embarque e desembarque de passageiros, inclusive daqueles com deficiência. O Sistema Elo foi resultado de um investimento de R$ 4,21 milhões.


TURISTAS

Historicamente, o perfil do passageiro do Aeroporto de Joinville é o de negócios. Nos últimos anos, temos observado uma mudança nesse perfil, com o aumento de passageiros que viajam a turismo, com a presença de muitas famílias. O número de passageiros nos meses de dezembro e janeiro sempre foi menor que a média anual, porém, com passageiros viajando a turismo, o número se mantém, não havendo grande variação em relação aos outros meses do ano.


2016

Para 2016, as principais obras previstas são o grooving (ranhuras) na pista e o término do prédio da área contra incêndio, com investimento aproximado de R$ 5 milhões para as duas obras.


Acúmulo de água na pista

Em outubro de 2015, foram executados serviços de microdrenagem na pista e no primeiro bimestre de 2016 será executada a obra de grooving (ranhuras).

 

FICHA TÉCNICA DO AEROPORTO

Inauguração: 8 de março de 2004.

Área do terminal: 4 mil metros quadrados.

Capacidade: até 600 mil passageiros por ano.


Fonte: Infraero

Notícias Relacionadas

Livre Mercado 31/12/2015 | 08h01

Rede hoteleira de Joinville lucra com turistas de passagem pela região

Alguns dos principais hotéis da cidade têm ocupação superior nesta época do ano na comparação com igual período do ano passado

Livre Mercado 30/12/2015 | 18h13

Walmart fecha unidades da rede Todo Dia em Joinville

Grupo americano não confirma número de unidades desativadas, apenas que serão "algumas"

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAdolescente de Joinville conquista quarta medalha de ouro em Olimpíada Brasileira de Matemática https://t.co/R8r4oAufIx #LeianoANhá 6 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMais de 4.500 estudantes participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas em 2017 https://t.co/rNXGdhjhPa #LeianoANhá 6 horas Retweet
A Notícia
Busca