Mário Sérgio Cortella diz que o líder precisa ser inspirador e sair do óbvio - Negócios e Cia - A Notícia

Versão mobile

 

Reflexão05/10/2014 | 13h51

Mário Sérgio Cortella diz que o líder precisa ser inspirador e sair do óbvio

Filósofo e educador falou sobre as cinco competências essenciais de um líder em Joinville

Mário Sérgio Cortella diz que o líder precisa ser inspirador e sair do óbvio Leo Munhoz/Agencia RBS
"O chefe você obedece, o líder é aquele que você procura" Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Com seu jeito marcante de falar de assuntos sérios de forma bem-humorada, o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella esteve em Joinville na última quinta-feira e foi recebido por uma plateia ávida para conhecer o pensamento do estudioso sobre um tema que nunca sai de pauta no mundo corporativo, a liderança. 

>> Leia mais sobre negócios e gestão

O convite partiu da Ajorpeme, em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A escolha agradou, o público lotou o auditório do Hotel Bourbon, no Centro de Joinville. Ainda que algumas pessoas tenham ficado em pé durante uma hora e meia, ninguém desistiu.

Cortella abordou as cinco competências que considera essenciais no líder: abrir a mente, elevar a equipe, inovar a obra, recrear o espírito e empreender o futuro.
Cada uma delas, segundo ele, exigirá do líder coragem, paciência e humildade.
Coragem define como a capacidade de enfrentar o medo, conseguir fazer de outro modo, fazer aquilo que não está acostumado.

Paciência  não é a mesma coisa de lerdeza, afirma, e a humildade não é subserviência, mas saber que não sabe tudo.

Liderar, para ele, é animar, motivar e inspirar ideias, pessoas e projetos.  Algo que requer sensibilidade. Durante a palestra, várias vezes falou sobre sair do óbvio.

— O óbvio nos deixa no mesmo lugar, temos que ir além, procurar a excelência, fazer mais do que a obrigação, pois ela é o ponto de partida — diz, ressaltando que conformar-se com o possível é o caminho para a mediocridade. 

Para exemplificar os conceitos, Cortella compartilhou um pouco de sua vida e seus hábitos. Um deles mostra um professor disciplinado. Acorda às 4h30 para ouvir meia hora de música, não exatamente as canções preferidas. Seleciona as que estão na cabeça dos jovens para os quais leciona.

A cantora pop Lady Gaga, a banda de hip hop Black Eyed Peas e o estilo sertanejo universitário estão no seu repertório.

— Tenho que saber onde meus alunos encontram emoção para conseguir me conectar com eles. Não preciso gostar de todas as músicas, mas devo respeitá-las — afirmou.

Confira alguns de seus pensamentos:

A liderança

Liderar não é um dom, é virtude, e qualquer um pode liderar alguma coisa, embora ninguém seja capaz de liderar qualquer coisa. Liderança é circunstancial, não adianta saber cantar se não tiver a oportunidade de fazê-lo.

Liderança  x chefia

Chefia é um cargo, liderança é uma função e é baseada na administração e respeito. O chefe você obedece apenas, o líder você procura. Ele corrige sem ofender e orienta sem humilhar

AS CINCO COMPETÊNCIAS

Abrir a mente
Em um mundo de mudança veloz, não dá para liderar com a cabeça do passado. É preciso perceber as mudanças e ser flexível para poder melhorar sempre.

Elevar a equipe
Não usar as pessoas para crescer e depois descartá-las ou deixar de repartir a glória. O líder é aquele que faz com que todos aqueles  que estejam ligados a ele também cresçam

Inovar a obra
Ser capaz de criar o que dá vitalidade. Ir além do óbvio.

Recrear o espírito
Recrear não é brincar, é saber que seriedade não é sinônimo de tristeza. É preciso festejar as conquistas. Crirar  as circunstâncias  em que o reconhecimento, a alegria e o bem-estar estejam presentes no trabalho.

Empreender o futuro
Ter esperança e ir atrás, não desistir, cuidar do que é importante.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Carreira 01/10/2014 | 13h53

Cortella fala sobre liderança para empresários de Joinville

Filósofo faz palestra em comemoração ao dia da Micro e Pequena Empresa

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaOperação na Zona Sul de Joinville resulta em 38 prisões por furto de energia https://t.co/AFaSQLX7wE #LeianoANhá 4 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaTrânsito na Serra Dona Francisca é totalmente liberado após acidente em Joinville https://t.co/Y2CELv1jUK #LeianoANhá 6 horas Retweet
A Notícia
Busca