Contrato de trabalho: qual é o mais adequado? - Negócios e Cia - A Notícia

Vers?o mobile

 

Bernt Entschev01/09/2014 | 22h42

Contrato de trabalho: qual é o mais adequado?

Consultor esclarece as diferenças entre os diferentes tipos do documento

Bernt Entschev
Bernt Entschev

coluna@debernt.com

Quando falamos em contrato de trabalho, pensamos diretamente no contrato formal, em horário comercial, por prazo indeterminado. No entanto, juridicamente existem diversos formatos de contrato disponíveis, e pode ser que, para o profissional, um contrato temporário abra promissoras portas em sua carreira.

Os tipos mais comuns

Entre os tipos mais conhecidos, além do contrato formal de prazo indeterminado, há o contrato temporário, o contrato por tempo determinado e o contrato por tarefa. É comum que se confunda o temporário e o contrato por tempo determinado, mas há uma diferença crucial entre eles: o trabalho temporário tem maior possibilidade de se tornar um contrato de prazo indeterminado, enquanto o contrato por prazo determinado acorda previamente entre contratante e contratado datas de início e de fim da prestação do serviço em questão, que geralmente é uma demanda com prazo para acabar.

Já o contrato por tarefa serve para formalizar serviços específicos, como um eletricista numa obra de construção civil que fica responsável apenas por instalar tomadas.

E o profissional, o que ganha com cada um?

Deixando de lado o contrato de trabalho por tempo indeterminado, que é o mais comum e o que de fato constrói uma carreira sólida, o profissional continua tendo muito a ganhar mesmo trabalhando via contratos menos promissores. Ele pode aproveitar o trabalho por tempo determinado ou temporário para se destacar, para conseguir uma vaga efetiva, ganhar experiência, conhecer diferentes empresas e também fazer contatos que podem abrir portas posteriormente.

Quanto ao contrato por tarefa, com certeza as habilidades do profissional serão avaliadas durante a prestação de serviços, e é a hora certa para se destacar e garantir convites para trabalhos futuros.

Seja lá qual for o regime contratual, o importante é realizar um bom trabalho. O profissional deve aproveitar todas as oportunidades que a carreira oferece para se qualificar, adquirir experiência, aprender e exercitar o autoconhecimento. Principalmente para aqueles que estão no começo da própria vida profissional, qualquer oportunidade é válida para descobrir o próprio caminho e assim trilhar uma carreira sólida e consciente conforme as oportunidades aparecerem. Lembre-se: o mercado está em movimento. Você também precisa estar.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Bernt Entschev 25/08/2014 | 16h43

Quais são os prejuízos causados pelas mentiras no trabalho?

Consultor alerta que a mentira é um problema que trava muitos processos no dia-a-dia das empresas

Bernt Entschev 25/08/2014 | 16h14

Depressão e mercado de trabalho: qual a ligação?

Consultor questiona se a chamada "doença do século 21" invadiu os espaços corporativos

Artigo 13/08/2014 | 15h40

Headhunter Bernt Entschev analisa os benefícios da universidade corporativa para as empresas

Estrutura é uma forma melhor elaborada dos centros de treinamento das empresas

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGrupo é preso na BR-280 após assalto a agência dos Correios em Jaguaruna  https://t.co/5M9XEvjShzhá 50 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaOs mais belos jardins da 81ª Festa das Flores https://t.co/E7ae2fFbc1há 50 minutosRetweet

Not?cias

Assine o RSS

Mais lidas

A Notícia
Busca