Os primeiros passos da prefeitura de Joinville para acabar com a burocracia - Negócios e Cia - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Desburocratização11/10/2013 | 15h51

Os primeiros passos da prefeitura de Joinville para acabar com a burocracia

Protocolo eletrônico e convênio para implementar projeto benchmarking no Brasil

Os primeiros passos da prefeitura de Joinville para acabar com a burocracia Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Mudanças devem reduzir sensivelmente o consumo de papel nos escritórios de contabilidade Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

A primeira vitória na luta para reduzir a burocracia na Prefeitura de Joinville foi conquistada nesta semana, com a entrada em vigor do protocolo eletrônico para liberação do alvará de localização no cadastro mobiliário.

A mudança é apenas uma das etapas no processo de abertura de empresas, mas sinaliza a disposição de encarar de frente um dos gargalos do poder público municipal.

Mas uma outra medida que está em curso promete revolucionar a tramitação dos processos: a introdução de um sistema de informações eletrônicas que envolverá todos os órgãos da administração.

O convênio firmado no início do mês pelo prefeito Udo Döhler abrange várias áreas e traz para cidade uma experiência bem-sucedida de tramitação online vinda do Rio Grande do Sul. Estas mudanças são esperadas por quem quer abrir um negócio ou lida com o processo, como a auxiliar administrativa Juliana Limas.

A cada dez companhias que iniciam as atividades em Joinville, duas optam por se registrar em localidades vizinhas, como Araquari. Lá, o processo de abertura hoje é cinco vezes mais rápido, segundo estudo realizado por contadores da Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme).

O empresário Ronan Herbest, 31 anos, conhece bem esta realidade. Após desfazer uma sociedade, em fevereiro, abriu sozinho uma nova empresa de usinagem no Distrito Industrial. Ele imaginou que a mudança seria simples, pois já estava há oito anos no mercado.

O CNPJ não demorou muito e ele começou a trabalhar. Nessa fase, deparou-se com uma situação comum: os meses vão passando, as contas chegam, mas a empresa não consegue receber porque não tem nota fiscal.

Para driblar o problema, alguns empreendedores usam nota de terceiros, outros atuam na informalidade e muitos simplesmente não concretizam as transações comerciais.

— Como eu poderia comprar aço e negociar com os clientes? Perdi uma parte da clientela trabalhando 20% do que poderia — diz.

O faturamento mensal, que na época da sociedade ficava entre R$ 25 mil e R$ 30 mil, caiu para cerca R$ 7 mil. Há dois meses, Ronan desistiu de Joinville e iniciou o processo de abertura do negócio em Araquari.

— Os meus clientes ficam na região Norte de Joinville. E a empresa em Araquari, por uma questão de necessidade — lamenta.

A expectativa é de que situações como a de Ronan se tornem menos frequentes com o novo sistema gaúcho, que se destaca por ser gratuito, fácil de usar e eficiente.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Desburocratização 11/10/2013 | 16h32

Prefeitura de Joinville vai adotar projeto que é sucesso no Brasil

Sistema online do Tribunal Regional Federal da 4ª Região é simples e eficiente

Desburocratização 16/04/2013 | 13h49

Prefeitura de Joinville quer reduzir para 15 dias o tempo de abertura de empresa

Profissionais da Ajorpeme explicaram detalhes da proposta para técnicos do governo

Desburocratização 21/03/2013 | 16h26

Projeto reduz o tempo de abertura de empresas em Joinville

Asssociação das micro e pequenas empresas entregou a proposta ao prefeito Udo Döhler

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVisita ao Centro Cultural SCAR https://t.co/xip8jJPHsIhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMuseus têm prazo para regularização em Joinville https://t.co/g7qJ9nVggFhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca