Seletiva da Escola Bolshoi tem índice de 121 candidatos por vaga em 2018 - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

 

Dança10/10/2018 | 20h00Atualizada em 10/10/2018 | 20h00

Seletiva da Escola Bolshoi tem índice de 121 candidatos por vaga em 2018

É o recorde dos processos seletivos da instituição, fundada há 18 anos no Brasil

Seletiva da Escola Bolshoi tem índice de 121 candidatos por vaga em 2018 Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Na próxima semana, entre os dias 19 e 21 de outubro, Joinville se torna novamente a Capital Nacional da Dança, com estudantes de dança vindos de diversos estados brasileiros para concorrerem a uma vaga com bolsa de estudos na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Este ano, ao todo, 5.873 candidatos se inscreveram, para as pré-seleções que ocorreram em 26 cidades brasileiras, e pelo site. Tão concorrida quanto um curso de medicina, nesta primeira fase, a seleção contou com 121 candidatos por vaga. A faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por exemplo, registrou um índice de 117 candidatos por vaga no ano passado. 

Do total de inscritos na primeira fase dos testes, 4.870 eram crianças, nascidas de 2007 a 2009, e que concorrem a 40 vagas para ingresso na primeira série. Candidatos que já tem conhecimento em dança, também se inscreveram, acrescentando mais mil concorrentes ao total de inscritos.

Para os testes finais, na sede da Escola Bolshoi, 820 candidatos, de 21 Estados do Brasil e da Argentina, participam da Seleção e almejam a vaga e o título de aluno do ano de 2019 da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.  

Os candidatos não medem esforços para chegar a Joinville e participar da etapa final. Eles fazem vaquinha, rifas, campanhas na internet, vendem alimentos, pedem ajuda de amigos, familiares, e muitas vezes atravessam o país em busca de um sonho: se tornar bailarino profissional, estudando gratuitamente na única filial do Bolshoi fora da Rússia.

A maior seleção de dança do país

A Seleção para novos alunos, que neste ano tem como empresa apoiadora a russa Rosatom, parceira do Brasil no fornecimento de isótopos para medicina nuclear e os Amigos do Bolshoi, empresas que contribuem anualmente com a instituição, compreende fases que vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes.

A seleção consiste em duas etapas: a médico-fisioterápica quando fisioterapeutas, médicos e professores de educação física analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, freqüência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura, articulações.

A segunda é a artístico-musical e cognitiva quando profissionais da dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.

Vagas oferecidas

São disponibilizadas vagas para o curso técnico e básico da instituição.

- 40 vagas para a 1º série (20 vagas turma masculina e 20 vagas turma feminina, nascidos nos anos de 2007, 2008 e 2009), que podem ou não ser preenchidas

- as vagas para as demais séries são preenchidas conforme a idade, nível técnico e disponibilidade nas turmas já existentes.

Instalada na cidade de Joinville, no Estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou fora da Rússia no mundo.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona vence o São Lourenço e está nas semifinais do Campeonato Catarinense https://t.co/CcVz9twQ8R #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConselheiro pede a expulsão de ex-presidente do JEC do quadro associativo https://t.co/rbzp1BKQsp #LeianoANhá 2 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca