Museu de Imigração e Colonização de Joinville realiza seminário Estadual - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

 

 

Cultura22/05/2018 | 12h48Atualizada em 22/05/2018 | 14h37

Museu de Imigração e Colonização de Joinville realiza seminário Estadual

Evento vai abordar o tema imigração, compartilhando experiências com profissionais de SC, PR e SP

Museu de Imigração e Colonização de Joinville realiza seminário Estadual /

Como ação integrante da 16ª Semana Nacional de Museus, o Museu Nacional da Imigração e Colonização de Joinville (MNIC), realiza nesta quarta-feira (23/5), das 8 às 18 horas, o seminário "Imigração: Reciprocidades nos museus em Santa Catarina". O evento de âmbito Estadual vai abordar o tema imigração, compartilhando experiências com profissionais e representantes de museus de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. 

O objetivo é refletir sobre o projeto de ocupação de território encampado pelo Estado no século XIX, o movimento contemporâneo de imigração e o papel do museu na articulação dessas questões. À frente das discussões, renomados profissionais especializados em museologia e imigração. Entre eles, a historiadora Mariana Esteves Martins, coordenadora técnica do Museu da Imigração do Estado de São Paulo; e o jornalista Rodrigo Borges Delfim, criador e editor do MigraMundo, blog que informa e debate questões e notícias sobre migração no Brasil e no mundo. 

Estarão presentes, ainda, representantes de equipamentos catarinenses, como o Museu do Vinho, de Videira; Casa da Memória, de São Carlos; Museu ao Ar Livre, de Orleans; e Museu da Família Colonial, de Blumenau; além de membros de instâncias de gestão museológica, como Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), conselhos regionais de Museologia do Paraná e de Santa Catarina, alunos e professores do curso de graduação em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

O seminário “Imigração: Reciprocidades nos museus em Santa Catarina” é gratuito e aberto ao público, mas direcionado, principalmente, aos profissionais das áreas de cultura e turismo, bem como professores que poderão ampliar os debates em sala de aula, acerca do tema imigração contemporânea. Entre os assuntos abordados no evento, estão: como a temática imigração é tratada dentro dos museus, tipos de acervo e salvaguarda, preservação da materialidade da história. 

Para a coordenadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville, Renata Cittadin, além da visibilidade ao equipamento e à cidade, o seminário marca o início de um trabalho importante para outros museus de imigração, que representam 41% dos museus de Santa Catarina.

— Com essa iniciativa, o MNIC suscitou dentro do Sistema Estadual de Museus, a criação de um grupo de trabalho que irá debater o tema ‘museus de imigração’ e elaborar uma pauta de trabalho conjunta, para o 5o Fórum Estadual de Museus, que acontece em 2019 — comenta Renata. 

O seminário "Imigração: Reciprocidades nos museus em Santa Catarina" será realizado no auditório da Associação dos Municípios de Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC (rua Max Colin, 1843 América). As inscrições podem ser feitas pelo no formulário online.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLei de Diretrizes Orçamentárias propõe orçamento de R$ 3 bilhões para Joinville em 2019 https://t.co/MKnB3p2iCg #LeianoANhá 18 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGaroto de Joinville vence 15ª partida consecutiva e alcança top 10 da categoria no circuito europeu https://t.co/kyPGHSJXSl #LeianoANhá 18 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca