Escritor joinvilense lança novo livro infantil neste domingo - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

 

 

Literatura04/05/2018 | 17h08Atualizada em 04/05/2018 | 17h08

Escritor joinvilense lança novo livro infantil neste domingo

Produzido em parceria entre Jura Arruda e o ilustrador Fabrício Porto, "Dona Zica Roda Mundo" aborda temas como solidão e abandono

Escritor joinvilense lança novo livro infantil neste domingo Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Neste domingo, às 15 horas, o escritor Jura Arruda lança nova obra infantojuvenil em evento no Museu de Arte de Joinville. "Dona Zica Roda Mundo" é o sexto livro focado no público mais jovem produzido pelo autor joinvilense, conhecido por publicações como "Fritz, um Sapo nas Terras do Príncipe" e pelas crônicas publicadas nas páginas de "AN". 

Em "Dona Zica Roda Mundo", Jura Arruda aborda temas como solidão e abandono. Ele aplica estes sentimentos a uma antiga bicicleta que, do posto de companheira inseparável, passa a relíquia de família até tornar-se apenas um objeto que, sem utilidade, será deixada para trás em uma mudança. É a dona Zica do título que, em suas primeiras páginas, ainda não tem sua forma revelada, em uma construção narrativa que permite que o leitor, inicialmente, dê a ela a imagem que sua experiência permitir. 

O protagonista da história, Bartolomeu, é quem salva a velha bicicleta, assumindo um desafio que, se não apresenta nenhum elemento extraordinário, é uma enorme responsabilidade para um menino pequeno. Bartolomeu é negro, neto de africanos e, ainda que esta seja apenas uma das características do personagem, ela foi intencional e já começou a produzir resultados.  

— Eu não queria falar sobre racismo nem levantar bandeiras, mas queria ter um protagonista negro, que estivesse ali naturalmente. Ele poderia ter outras descendências e a história seria a mesma: uma criança salvando uma bicicleta — explica Jura Arruda.

A publicação ganhou um lançamento especial no mês de abril na Escola Municipal Anita Garibaldi, na zona Sul de Joinville. Os alunos de 1º a 5º ano trabalharam a obra a partir das sessões de leitura das professoras antes mesmo de os livros serem impressos e, em 18 de abril, os estudantes puderam conhecer os livros. Jura e o ilustrador, Fabrício Porto, foram recebidos com exposição de trabalhos artísticos, coral e uma apresentação de teatro que tinha, como protagonista, um aluno negro. 

— Acredito que estes detalhes pequenos fazem a diferença, como preencher a lista de personagens negros com mais nomes, mais opções de histórias e, com isso, dar mais possibilidades de identificação e protagonismo — avalia o escritor.

"Dona Zica" nasceu de uma provocação feita por uma produtora de que, com um personagem já puramente joinvilense, o sapo Fritz, Jura Arruda deveria criar uma história para outro ícone de Joinville, a bicicleta. O argumento da história nasceu em seguida, já com o nome da personagem definido em homenagem à gíria joinvilense para este meio de transporte.  

Com a obra, Fabrício Porto estreia como ilustrador. Ele é conhecido por seus trabalhos como repórter fotográfico e cineasta (em curtas e longas-metragens como "Ditadura Reservada", "A Infância de Monique" e "Mal-Amados"). A parceria com Jura Arruda garantiu uma nova história, em uma obra infantojuvenil que já está sendo ilustrada por Porto e tem previsão de lançamento para o verão de 2019. 

No evento de lançamento, além de bate-papo com o autor e ilustrador, também haverá apresentação da Cia. De Teatro da Univille em parceria com a Metamorfose Companhia Cênica e exposição dos trabalhos dos alunos da Escola Municipal Anita Garibaldi. A participação é gratuita. 

SERVIÇO:
O quê? Lançamento de Dona Zica Roda Mundo, de Jura Arruda
Quando? Domingo, 6 de maio, a partir das 15 horas
Onde? Museu de Arte de Joinville (rua Quinze de Novembro, 1400, América)
Quando? Gratuito, com o livro à venda a R$ 20. Quem chegar de bicicleta, compra o livro a R$ 15 

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGreve dos caminhoneiros tem 26 pontos de paralisação na região Norte de SC neste domingo https://t.co/SpeqqTFZe2 #LeianoANhá 2 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrefeito de São Francisco do Sul decretará situação de emergência https://t.co/qStMpDtPw5 #LeianoANhá 27 minutosRetweet

Veja também

A Notícia
Busca