Alcides Buss lança "Em Nome da Poesia" neste sábado em Joinville  - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

 

Literatura25/05/2018 | 15h19Atualizada em 25/05/2018 | 15h19

Alcides Buss lança "Em Nome da Poesia" neste sábado em Joinville 

Ele foi diretor de cultura na cidade nos anos 1970 e ajudou na criação do Museu de Arte, local onde lançará sua 25ª obra 

Alcides Buss lança "Em Nome da Poesia" neste sábado em Joinville  Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Alcides Buss reúne textos curtos que recordam a Joinville da metade do século passado e refletem o mundo atual Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS
A Notícia
A Notícia

O escritor Alcides Buss lança em Joinville neste sábado, 26 de maio, o seu 25º livro, Em Nome da Poesia. É um presente à cidade onde ele mais experienciou o fazer cultural — desde o dia em que assumiu as rédeas do setor no governo de Pedro Ivo Campos, nos anos 70.

Fatos marcantes da vida do poeta e de pessoas que fizeram parte de sua movimentada trajetória, desde a infância, permeiam a obra. Alcides Buss está ali em mais de duas centenas de textos curtos e minuciosos relatados na terceira pessoa, entre o início dos anos 1950 até 2016.

— É uma narrativa quase memória, quase ficção, que remete à ideia de diário. Uma voz acima das circunstâncias de um autor — sintetiza o escritor sobre sua mais recente criação. Tal olhar fica evidente na capa do livro, que não traz o nome do autor.

O título de cada texto informa o local e o ano do acontecimento. Joinville, 1966 destaca, por exemplo, quando Alcides Buss começou a escrever poemas, "numa espécie de sacrifício prazeroso, com dificuldade para alinhavar ideias, ritmos e sonoridades. Escrevia-os e guardava-os para um esquecimento provisório".

Um verbete no Wikipédia dedicado a Alcides Buss dá uma ideia da grandeza do poeta para a cultura brasileira, e ainda mais para a cidade que volta a recebê-lo. O espaço lembra que "são marcos da época de Joinville a criação da, hoje tradicional, Feira de Arte e Artesanato, a implantação do Museu de Arte, a realização de concursos de jardins nas residências e fábricas, e a instalação da Escola de Dança, semente do que se transformou no maior festival de dança da América Latina. No mesmo período, foi também editor da revista literária Cordão".

Muito além-fronteiras

O lançamento ocorre às 10 horas de sábado, no Museu de Arte de Joinville. A promoção é da Associação das Letras de Joinville. 

— Evento obrigatório para todos os que amam a arte em todas suas formas. Momento para compartilhar sensações e gerações com amigos antigos, novos e futuros — convida o presidente da associação, Donald Malschitzky. 

Segundo ele, Em nome da Poesia, sem ser um livro de poemas, "é recheado de poesia".

Citado por Alcides Buss no extenso rol de agradecimentos do livro, "por ajudar a manter viva a chama da poesia", Donald não esconde sua admiração pelo escritor. Sobram motivos para tal orgulho.  

— Museu de Arte de Joinville, varais literários, publicações alternativas de arte e literatura, curso de dança na Casa de Cultura, Casa Fritz Alt, Arquivo Histórico, valorização da literatura em todos os níveis, feiras de arte e artesanato, intervenções públicas de arte e literatura hoje fazem parte do cotidiano de Joinville, mas não era assim. Começou nos anos 1970 a efervescência cultural que tomou conta da cidade, estendendo seus braços muito além-fronteiras. Eram artistas plásticos, escritores, músicos, dançarinos, pessoas da arte, enfim, e um jovem muito jovem foi importante artífice desse clima: o poeta Alcides Buss — destaca Donald.

SERVIÇO:

O quê: lançamento do livro “Em Nome da Poesia”, de Alcides Buss
Quando: dia 26 de maio, sábado, às 10 horas
Onde: Museu de Arte de Joinville (rua 15 de Novembro, 1.400, bairro América)
Quanto: a entrada no evento é gratuita. O livro estará à venda por R$ 40,00 

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDivisão de Furtos e Roubos de Cargas cumpre apreensões em empresas de do Norte de SC https://t.co/wDfANQRr5b #LeianoANhá 8 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC reduzirá espaços da Arena para a torcida nos jogos da Copa Santa Catarina https://t.co/2GrFe2yV6R #LeianoANhá 4 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca