16ª Semana Nacional de Museus tem programação especial em Joinville - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

 

Semana Nacional de Museus11/05/2018 | 09h47Atualizada em 11/05/2018 | 09h47

16ª Semana Nacional de Museus tem programação especial em Joinville

16ª Semana Nacional de Museus tem programação especial em Joinville Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

 De 14 a 20 de maio, Joinville participa da 16a Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Neste ano, o evento traz como tema "Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos".

Em Joinville, a programação terá a participação do Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), Museu de Arte de Joinville (MAJ), Museu Casa Fritz Alt, Estação da Memória e, ainda, do Instituto Internacional Juarez Machado.

Nas unidades culturais do município, o público poderá participar de atividades especiais como oficinas, palestras, seminário, visitas a ícones do patrimônio cultural e ações educativas, que abordarão temas como acessibilidade, educação cultural e patrimonial, artes plásticas e museus criativos.

Confira, a seguir, a programação dos museus de Joinville para a 16a Semana Nacional de Museus. A programação completa do evento está disponível no site www.guiadaprogramacao.museus.gov.br.

ESTAÇÃO DA MEMÓRIA DE JOINVILLE

 JOINVILLE, SC, BRASIL (29-06-2016) - Estação da memória de Joinville. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Oficina "Elaboração de Mapas Táteis"

Data: 14 de maio

Horário:14:30 às 16:30 horas

Local: Estação da Memória de Joinville (rua Leite Ribeiro, atrás do Big Sul – Anita Garibaldi).

Com o objetivo de promover a inclusão, a acessibilidade e difundir recursos comunicativos para deficientes visuais, a Estação da Memória vai realizar a oficina "Elaboração de Mapas Táteis".

A capacitação é direcionada a pessoas videntes e vai ensinar como elaborar um mapa tátil que serve como ferramenta de comunicação para deficientes visuais, facilitando a sua rotina e promovendo autonomia.

Ação Educativa Mapa Tátil

Data: 18 a 27 de maio

Horário: 10 às 16 horasLocal: Estação da Memória de Joinville (rua Leite Ribeiro, atrás do Big Sul – Anita Garibaldi).

A ação educativa é uma ação inclusiva para deficientes visuais. Na atividade, os participantes irão visitar e conhecer as instalações da Estação da Memória, com a utilização de três mapas táteis.

Um deles, apresenta a fachada do prédio, desenhada com contorno em alto-relevo. O segundo mapa tátil, conduz o visitante a um circuito pela Estação da Memória, com visita às salas expositivas. E, com o terceiro mapa, o deficiente poderá conhecer detalhes da arquitetura do prédio, como por exemplo, os desenhos das varandas.

Além do mapa tátil, durante a ação educativa o visitante deficiente visual receberá explicações paralelas e poderá manusear objetos como arandelas, sinos, quepes, máquina de escrever, e outros utensílios que compõem o universo da Estação da Memória.

As inscrições para a oficina "Elaboração de Mapas Táteis" e para a Ação Educativa "Mapa Tátil", são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail estacao@joinville.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3422-5222.

MUSEU CASA FRITZ ALT

Museu Casa Fritz Alt
Foto: Divulgação / Divulgação

Oficina de Modelagem em Argila

Data: 12 de maio

Horário: 14 às 16 horas

Local: Museu Fritz Alt (rua Aubé, Servidão Fritz Alt, Boa Vista)

Depois de fazer a visita monitorada pelo museu e conhecer o trabalho de Fritz Alt, o público poderá participar da Oficina de Modelagem em Argila e produzir sua própria arte, inspirada na obra do escultor que deixou importante legado para o cenário cultural de Joinville.

A oficina será apresentada pela artista plástica Katia Baeta e o material será fornecido pelo museu. Os interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail educativofritzalt@gmail.com.

Percurso Cultural Fritz Alt

Data: 15 de maio

Horário: 11 às 13 horas

Local: Saída e retorno no Museu Fritz Alt (rua Aubé, Servidão Fritz Alt, Boa Vista)

Como ação integrante da 16a Semana Nacional de Museus, acontece mais uma edição do Percurso Cultural Fritz Alt.

Durante a atividade, que tem o objetivo de desenvolver o trabalho de Educação Patrimonial, os participantes farão visita guiada e irão conhecer obras do escultor Fritz Alt, expostas em locais emblemáticos de Joinville.

O roteiro será realizado com veículo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e inclui o Monumento ao Imigrante, na Praça da Bandeira, o Busto Dona Francisca, na Rua das Palmeiras, o painel da Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin e o painel exposto na sede do Sesi (Serviço Social da Indústria).

A visita guiada é acompanhada pela equipe de educadores do Museu Fritz Alt e, em cada local, os participantes recebem explicações e contextualizações históricas sobre as obras do artista.

Os pontos de partida e de retorno do Percurso Cultural são no Museu Casa Fritz Alt e os participantes deverão estar no local com quinze minutos de antecedência ao horário da saída. Há quinze (15) vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail educativofritzalt@gmail.com.

Palestra "As experiências de museu no ambiente virtual em rede"

Data: 16 de maio

Horário: 14:30 às 17 horas

Local: Museu Fritz Alt (rua Aubé, Servidão Fritz Alt, Boa Vista)

Apresentada pela professora Alena Rizzi Jahn, coordenadora do curso de Artes Visuais da Univille e coordenadora pedagógica do programa institucional de extensão Arte na Escola, a palestra vai apresentar exemplos de ferramentas e recursos virtuais que possibilitam ampliar as ações dos museus por meio do ciberespaço.

A palestra, seguida de debate, é aberta ao público e as inscrições gratuitas devem ser feitas pelo e-mail educativofritzalt@gmail.com

Oficina de Modelagem em Argila para Crianças (inscrições encerradas)

Data: 17 de maio

Horário: 14 às 16 horas

Local: Museu Fritz Alt (rua Aubé, Servidão Fritz Alt, Boa Vista)

Para que conheçam e tenham contato com o universo da arte, as crianças farão visita monitorada no Museu Fritz Alt e, em seguida, terão sua própria experiência durante a Oficina de Modelagem em Argila, com orientação da artista plástica e professora Katia Baeta.

As inscrições para esta atividade estão encerradas.

MUSEU NACIONAL DA IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO

 Museu Nacional da Imigração e Colonização com iluminação colorida.
Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS

Seminário "Imigração: Reciprocidades nos museus em Santa Catarina"

Data: 23 de maio

Horário: 8 às 18 horas

Local: Auditório da AMUNESC (rua Max Colin, 1843 – América)

O evento de âmbito Estadual, vai abordar o tema Imigração, compartilhando experiências com os demais museus do Estado de Santa Catarina. O objetivo é refletir sobre o projeto de ocupação de território encampado pelo Estado no século XIX, o movimento contemporâneo de imigração e o papel do museu na articulação dessas questões.

À frente das discussões, representantes do Museu da Imigração de São Paulo, e de equipamentos catarinenses, como Museu do Vinho, de Videira; Casa da Memória, de São Carlos; Museu ao Ar Livre, de Orleans; e Museu da Família Colonial, de Blumenau.

Como fechamento do Seminário, será formado um grupo de trabalho que terá a missão de elaborar proposta de debate para o 5o Fórum Estadual de Museus, que acontece em 2019.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE

Palestra "O papel do museu criativo na conectividade"

Data: 18 de maio

Horário: 19:30 às 20:45 horas

Local: Anfiteatro da Biblioteca da Universidade da Região de Joinville – Univille (rua Paulo Malschitzcki, 10, Bom Retiro, Campus Universitário)

Na palestra, a coordenadora do Museu de Arte de Joinville (MAJ), Helga Tytlik, destaca a importância da criatividade para o museu se conectar aos antigos e novos públicos, com novas abordagens.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail maj@joinville.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3433-4677.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaApós protestos, Cedup começa inscrições nesta quarta-feira em Joinville https://t.co/P3Avmqfr4c #LeianoANhá 18 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaUniversalização de castração gratuita de cães e gatos é aprovada em Joinville https://t.co/qv3G0DcGod #LeianoANhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca