Sociedade Harmonia-Lyra, de Joinville, celebra 160 anos - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

 

 

Aniversário15/03/2018 | 18h28Atualizada em 15/03/2018 | 18h28

Sociedade Harmonia-Lyra, de Joinville, celebra 160 anos

Para marcar o evento, haverá programação especial até junho com canto lírico e música erudita

Sociedade Harmonia-Lyra, de Joinville, celebra 160 anos Jaksson Zanco/Secom,Divulgação
Matheus Alborghetti (E) e Douglas Hahn estão na programação do aniversário da sociedade Foto: Jaksson Zanco / Secom,Divulgação

O canto lírico e a música erudita tomarão conta da Sociedade Harmonia-Lyra nos meses de março, abril, maio e junho. As apresentações irão marcar a programação dos 160 anos da entidade, a serem comemorados no dia 31 de maio deste ano.

Em almoço realizado ontem para autoridades, patrocinadores e imprensa, o presidente da Harmonia-Lyra, Álvaro Cauduro, apresentou os eventos especiais de aniversário previstos para o primeiro semestre. 

A largada na programação ocorre no dia 24 de março (sábado), às 20 horas, quando será realizada a terceira edição da Noite das Artes, que sempre homenageia um ícone da cultural local. Neste ano, será dedicada ao fundador da Harmonia-Lyra, Ottokar Doerffel, que na data do evento completaria 200 anos.

A 3ª Noite das Artes inclui concerto de música lírica com o barítono joinvilense Douglas Hahn, a mezzo-soprano de São Paulo Luciana Bueno e o pianista joinvilense radicado em Curitiba Matheus Alborghetti. Serão executadas peças de Wagner, Mahler, Rossini e Lehar.

A apresentação terá na plateia um grupo de alemães que virá a Joinville especialmente para participar dos festejos do bicentenário de Ottokar Doerffel. A Noite das Artes tem a parceria da Academia Joinvilense de Letras (AJL) e da Prefeitura de Joinville.

No dia 10 de abril (terça-feira), a Sociedade Harmonia-Lyra abre as portas para mais uma edição do Projeto Interlúdio. Idealizado para criar uma programação permanente de música erudita em Joinville, a primeira edição do Interlúdio de 2018 receberá um concerto de piano a quatro mãos, com o prata da casa Matheus Alborghetti e o florianopolitano Guilherme Amaral, mestre em música pela Udesc.

Festival de Ópera

Em maio e junho, o 2º Festival de Ópera de Joinville será o ponto alto da temporada de música clássica no Estado. A programação está sendo fechada, mas já está definido que, além das aulas-oficinas de piano, de concerto e canto lírico, formação de plateia para 400 crianças e palestra sobre ópera, haverá três espetáculos. O evento será realizado entre os dias 31 de maio e 7 de junho.

Para o dia 31 de maio (quinta-feira), está programada uma gala lírica, com árias e duetos conhecidos de óperas internacionais. Quatro cantores líricos entrarão em cena, e a noite terá como destaque as árias da famosa ópera "Carmen", de Bizet, assim como as conhecidas "Bachianas" de Villa-Lobos.

– Esta será uma noite especial, pois é o dia exato em que a Sociedade Harmonia-Lyra completa 160 anos – destaca Álvaro Cauduro.

A ópera “Madame Butterfly”, de Puccini, encerrará o festival, com duas apresentações na primeira semana de junho. A obra se passa na cidade japonesa de Nagasaki, no início do século 20. Figurinos e cenários inspirados no Japão estão sendo preparados, e os ensaios começarão com 15 dias de antecedência. Para o diretor artístico do evento, Douglas Hahn, a qualidade do festival será um marco:

— Traremos uma das mais famosas óperas da história, com uma equipe artística e técnica com experiência nos principais palcos da América do Sul — adianta.

Segundo Álvaro Cauduro, a temporada de 2018 segue o padrão de alto nível: 

— A Sociedade Harmonia-Lyra foi fundada quando Joinville era ainda uma cidadezinha de sete anos, mas desde sempre prezou pela alta qualidade de sua produção cultural. No ano em que completamos tão importante aniversário, a Lyra só podia manter esta tradição positiva.

Saiba mais

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site da Harmonia-Lyra (http://www.harmonialyra.com.br), nas redes sociais da entidade ou no telefone (47) 3422-3920.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC perde por 3 a 0 para o Tombense fora de casa pela Série C https://t.co/WqJ10OuvHl #LeianoANhá 11 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCarreta carregada com leite tomba na BR-101, em Joinville https://t.co/XNtbd8Eu9m #LeianoANhá 18 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca