Programação em Joinville celebra os duzentos anos de nascimento de Ottokar Dörffel - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

 

Evento22/03/2018 | 15h59Atualizada em 22/03/2018 | 15h59

Programação em Joinville celebra os duzentos anos de nascimento de Ottokar Dörffel

Imigrante alemão influenciou a política e a cultura da cidade

Programação em Joinville celebra os duzentos anos de nascimento de Ottokar Dörffel Salmo Duarte/A Notícia
Trajetória de Ottokar Dörfell será exposta no Arquivo Histórico de Joinville Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Os 200 anos de nascimento do imigrante alemão Ottokar Dörffel, influente personalidade política e cultural que chegou a Joinville ainda no período da Colônia Dona Francisca, serão comemorados com eventos especiais, a partir de hoje.

Além de lembrar a trajetória e o legado que Ottokar Dörffel deixou para a sociedade joinvilense, o trabalho realizado pelo alemão ainda em sua terra natal será mostrado pelos historiadores Judith Matzke e Michael Wetzel, que virão da Alemanha especialmente para a programação, acompanhados por Harmut Morgeneyer, sobrinho-bisneto do homenageado.

Hoje, os convidados internacionais estarão no Arquivo Histórico de Joinville, a partir das 18 horas, para apresentar as palestras "Ottokar Dörffel: uma vida em dois mundos” e “Nos domínios de Schoenburg — terra natal de Ottokar Dörffel".

Na mesma ocasião, também no Arquivo Histórico, será lançada a exposição "Ottokar Dörffel: Acervo e Memória. Uma Ponte Entre Dois Mundos". A mostra será composta por fotografias, documentos e cartas com registros da vida e do trabalho do imigrante alemão na sociedade joinvilense. A exposição poderá ser visitada pelo público até o mês de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada é gratuita. O Arquivo Histórico de Joinville fica na avenida Hermann August Lepper, 650, Saguaçu.

Ainda nesta sexta-feira, em seguida à programação no Arquivo Histórico, as comemorações continuam na Sociedade Beneficente Cruzeiro do Sul (rua Dona Francisca, 1.050, Saguaçu), com sessão especial da Maçonaria, às 20 horas.

As homenagens ao aniversário de Ottokar Dörffel também trarão atrações para quem aprecia boa música. Amanhã, às 20 horas, a Sociedade Harmonia-Lyra apresenta a 3ª Noite das Artes — Especial Ottokar Dörffel 200 Anos. No repertório do recital, obras de grandes artistas da história da ópera, como Gioachino Rossini, Richard Wagner, Gustav Mahler e Franz Lehár.

Os ingressos para o concerto poderão ser trocados por três quilos de alimentos não perecíveis, na secretaria da Harmonia-Lyra (rua 15 de Novembro, 485, Centro), das 9h às 11h45 e das 14h15 às 17h45.

E no domingo, dia 25, o Museu de Arte de Joinville (MAJ — rua 15 de Novembro, 1.400, América) — local que foi projetado e construído por Ottokar Dörffel e onde ele morou com sua esposa Ida Günther — recebe o Concerto Matinal, com a banda do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville. O evento terá início às 10h30 e é aberto ao público.

Sessões solenes

A programação dos 200 anos de Ottokar Dörffel terá, ainda, dois momentos solenes. A vida e a obra do imigrante alemão será um dos temas da reunião especial da Associação Empresarial de Joinville (Acij), na segunda-feira, dia 26, a partir das 18 horas. E, na terça-feira, estará na pauta da sessão solene da Câmara de Vereadores, que acontece às 19 horas.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona perde a invencibilidade na Liga Nacional https://t.co/VsPziO94hs #LeianoANhá 35 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Barra Velha https://t.co/AgpsboFvkb #LeianoANhá 44 minutosRetweet

Veja também

A Notícia
Busca