Hit na internet, pianista ucraniana vai se apresentar em Joinville em 2018 - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Cultura05/12/2017 | 10h55Atualizada em 05/12/2017 | 16h50

Hit na internet, pianista ucraniana vai se apresentar em Joinville em 2018

Valentina Lisitsa vai abrir o I Pianíssimo, que será realizado entre 19 e 23 de setembro do próximo ano

Hit na internet, pianista ucraniana vai se apresentar em Joinville em 2018 Gilbert Francois/Divulgação
Atualmente, ela tem mais de 158 milhões de visualizações em seu canal no Youtube Foto: Gilbert Francois / Divulgação
A Notícia
A Notícia

Considerada um verdadeiro fenômeno da música erudita, na Internet, a pianista ucraniana Valentina Lisitsa vai fazer o concerto de abertura do I Pianíssimo – Todos os Pianos do Mundo, que Joinville vai sediar, de 19 a 23 de setembro de 2018. Exímia instrumentista, Valentina começou a divulgar seu trabalho no Youtube em 2007 – além de apresentações e concertos, também promove debates e reflexões sobre música erudita. 

Atualmente, seu canal tem mais de 158 milhões de visualizações, reunindo, entre seus seguidores, um público jovem, com pouco acesso ao universo erudito. Ela esteve recentemente no Brasil, onde fez concertos em várias cidades. No Rio de Janeiro, desafiada pelo pianista Miguel Proença, diretor da Casa de Cultura Cecília Meirelles, fez uma apresentação que o brasileiro chamou de maratona: três horas executando obras de Bach, Beethoven, Schumann, Chopin, Ravel e Mussorgsky – com apenas dois intervalos de 10 minutos.

Diretor artístico do I Pianíssimo, Miguel Proença esteve, novamente em Joinville – onde, literalmente, já se sente "em casa". O projeto "Pianíssimo – Todos os Pianos do Mundo",

 decola rapidamente, ao receber diversos novos apoios e comprometimentos. No último dia novembro, em duas reuniões sucessivas, foram lançadas as âncoras do evento, que vai reunir, na maior cidade catarinense, pianistas do mundo inteiro em recitais, shows, jam sessions e apresentações as mais inusitadas – incluindo espaços públicos e fábricas.

Presença ilustre deste novo encontro, Ivete Appel da Silveira, ex-primeira dama de Joinville e de Santa Catarina, esposa do senador Luiz Henrique da Silveira, falecido em 2015, manifestou integral apoio ao projeto que, segundo ela, daria muita alegria e orgulho ao marido. Luiz Henrique sempre foi bastante envolvido com cultura, área a que dava especial atenção – como prefeito, governador e parlamentar.

Também o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Raulino Esbiteskoski, o gerente de Turismo e Eventos Douglas Hoffmann, o artista plástico Juarez Machado e a esposa Melina Mosimann, gestora do instituto que leva o nome do artista, o empresário e músico José Mello, Áurea Pirmann, superintendente do shopping Mueller, o executivo da NSC Joinville, Luciano Moura, o diretor geral da Buschle Lepper, Marcelo Peregrina Gomez, o gerente de Planejamento Regional  da Agência de Desenvolvimento Regional Volnei Francisco Batista, entre outras lideranças de Joinville, participaram da reunião ampliada, proposta pelos produtores Carlos Branco e Albertina Tuma, presidente e coordenadora geral da Comissão Central Organizadora do projeto, e da coordenadora técnica Patrícia Macedo.

Em meio a brilhantes ideias para enriquecer a programação do evento – e também atrair novos apoiadores ao projeto, já aprovado pela Lei Rouanet –, a reunião trouxe à luz algumas confirmações, caso das presenças de músicos de renome internacional, entre eles, o Manuel Fraga Trio, grupo argentino especializado em jazz e famoso pelo repertório das trilhas sonoras dos filmes de Woody Allen, como também dos brasileiros Amilton Godói (ex-Zimbo Trio) e Antônio Adolfo, ícones que vão abrilhantar o lado jazzístico.

 No erudito, Miguel Proença, diretor artístico do Pianíssimo, considerado um dos maiores intérpretes de Villa-Lobos, anunciou vários pianistas de renome nacional e internacional, que virão prestigiar e participar do evento – caso do reconhecido brasileiro Arnaldo Cohen.

A pianista clássica ucraniana Valentina Lisitsa.
Foto: Gilbert Francois / Divulgação

Um piano para o Juarez Machado

 Um entusiasmado Miguel Proença sorriu à ideia de Juarez Machado, que propôs associar imagem e música. O artista plástico disponibilizou o espaço do instituto para integrar a programação do evento – e também foi muito bem recebida a ideia de que o Instituto abrigue os espetáculos de jazz.

 Mas uma outra importante notícia do encontro foi a promessa de doação de um piano, feita pelo músico José Mello, ao Instituto Juarez Machado. Admirador confesso de música e muito especialmente de piano – tema de várias peças suas –, o artista plástico joinvilense disse que gostaria muito de ter um piano para colocar à disposição dos visitantes do Instituto "ou de quem quisesse tocar". O maestro José Mello, então, se comprometeu a doar um instrumento.

Aulas, oficinas e masterclasses

O dia foi, também, de reunião técnica, para preparar a programação das oficinas, aulas e masterclasses que compõem a programação pedagógica do Pianíssimo. Durante toda a tarde, professores do Conservatório Belas Artes, da Escola de Música Arte Maior, da Casa da Cultura e da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil trocaram ideias com Miguel Proença e a coordenadora técnica Patrícia Macedo, estabelecendo referências para este primeiro evento. "Miguel Proença tem o sonho de transformar Joinville em um centro de excelência em piano, no Brasil. E isso passa, justamente, por se dar atenção muito especial à programação pedagógica", diz Patricia.

O grupo já estuda prováveis nomes para estar à frente das oficinas e masterclasses, além de outras atividades de formação como as palestras, que vão ocupar o período da manhã. A programação, que vai acontecer nas sedes das próprias escolas, já tem alinhavados diversos temas. "Estamos trabalhando forte nessa área de formação. Queremos que o Pianíssimo seja, também, um fórum de conhecimento e aperfeiçoamento – o que, necessariamente desemboca em formação de plateia e no desenvolvimento cultural da cidade e seu entorno", projeta a coordenadora.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: "Financial Times" recomenda Joinville para investidores https://t.co/o2kDGfSKOv #LeianoANhá 33 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHomem é morto a caminho do trabalho em Joinville https://t.co/VsuPItKRTR #LeianoANhá 2 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca