Espetáculo de Natal ao ar livre ocorre nesta quarta e quinta-feira em Joinville - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Cultura05/12/2017 | 16h42Atualizada em 05/12/2017 | 18h30

Espetáculo de Natal ao ar livre ocorre nesta quarta e quinta-feira em Joinville

Projeto Um Sonho de Natal, da Sociedade Harmonia-Lyra, conta com coral infanto-juvenil com 90 vozes, 17 músicos, atores e bailarinos

Espetáculo de Natal ao ar livre ocorre nesta quarta e quinta-feira em Joinville Salmo Duarte/A Notícia
Crianças e adolescentes do Coral Infanto-juvenil Arte Maior cantarão clássicos de Natal e da Música Popular Brasileira Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, mais uma vez as luzes da rua Quinze de Novembro, no Centro de Joinville, serão acesas para iluminar um especial de Natal aberto à toda a comunidade. Será apresentada a 4ª edição do Natal na Sacada, projeto da Sociedade Harmonia Lyra em parceria com a Escola de Música Arte Maior, que, apesar de recente, já se tornou tradicional na cidade.

A partir das 19h30, o trecho da rua Quinze de Novembro entre as ruas Dr. João Colin e rua do Príncipe será fechado para que, às 20 horas, o local se torne uma grande plateia, e o prédio centenário da Harmonia Lyra vire o cenário do espetáculo. Em cena, estarão 95 crianças e adolescentes do Coral Infanto-juvenil Arte Maior, 17 músicos da Orquestra de Câmara da Sociedade Harmonia Lyra, o barítono Douglas Hahn, o maestro Luís Paulo Trione, atores da LD Casa das Artes e uma bailarina da Escola de Dança Justine Reymond. A apresentação se repete na quinta-feira, 7 de dezembro, no mesmo horário.

- A ideia do espetáculo é sensibilizar a plateia, proporcionar um mergulho na emoção. É uma época em que já estamos à flor da pele, por causa do Natal, refletindo sobre o fim do ano e sonhando com o novo ano - afirma a coordenadora do Coral Infantojuvenil Arte Maior, Kátia Siqueira.

Ela é a responsável pela "coluna vertebral" do espetáculo: é a partir do repertório do coral que se baseia toda a apresentação, que, neste ano, ganhou o nome de Um Sonho de Natal. A narrativa é formada pelas canções, enquanto se desenrola a história de um grupo de crianças que, sonhando com um Natal diferente, resolvem escrever cartinhas para o Papai Noel pedindo um mundo melhor e mais humano, onde todos têm o direito de estar ao lado da família e ser feliz. 

Além dos clássicos natalinos, como Sapatinho de Natal, Jingle Bells Rock e a versão em português de White Christmas, as vozes juvenis do coral também interpretarão canções que falam sobre paz, esperança e um mundo melhor, escritas por compositores como Chico Buarque, Toquinho, Gilberto Gil e Ivan Lins. A apresentação tem 70 minutos de duração. 

- São músicas sobre o planeta, sobre o momento que vivemos, com guerras e pessoas deixando seus lares. Além disso, também queremos lembrar que o Natal não é só sobre consumismo, sobre ganhar presentes. Há um presente muito maior que foi o nascimento do menino Jesus - reflete Kátia. 

Entre os participantes do coral, há 15 crianças e adolescentes atendidos em programas de acolhimento, como a Associação Ecos da Esperança, a Casa Lar Emanuel e o Lar Abdon Batista. Foi no último que o projeto teve início, no ano passado, quando algumas crianças passaram a integrar o coral. Neste ano, a iniciativa foi ampliada para as outras duas instituições, proporcionando à mais jovens a experiência de vivenciar o aprendizado da música.

A produção de Um Sonho de Natal foi contemplada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Como contrapartida social, ocorreram palestras didáticas a alunos da rede pública de ensino de Joinville, que também receberam apoio de transporte para assistirem às apresentações de Natal que ocorreram na Sociedade Harmonia Lyra desde 27 de novembro. 

Além disso, as apresentações são gratuitas e, nas sessões de novembro, que ocorreram dentro do teatro, havia distribuição de ingressos mediante doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Nas noites de quarta e quinta-feira, quando o espetáculo será ao ar livre, não é necessário levar doações, mas elas serão bem-vindas. Depois, serão destinadas a instituições beneficentes de Joinville. 

Agenda:

O quê: Espetáculo Um Sonho de Natal
Quando: 6 e 7 de dezembro, às 20 horas
Onde: Em frente à Sociedade Harmonia Lyra (rua Quinze de Novembro, 485, Centro)
Quanto: gratuito

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: 99 Pop, concorrente do Uber, chega a Joinville https://t.co/hEjpWVqeqB #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: 99 Pop, concorrente do Uber, chega a Joinville https://t.co/qp3cElep5v #LeianoANhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca