Prefeitura abre inscrições para conferência sobre prioridades para a cultura de Joinville - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Evento01/09/2017 | 10h28Atualizada em 01/09/2017 | 10h28

Prefeitura abre inscrições para conferência sobre prioridades para a cultura de Joinville

Evento ocorre nos dias 15 e 16 de setembro e discute as diretrizes do Plano Municipal de Cultura

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, abriu as inscrições para a VI Conferência Municipal de Cultura. O evento ocorre nos dias 15 e 16 de setembro, na Câmara de Vereadores, com o tema Cultura como Desenvolvimento Econômico de uma Cidade. 

Realizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), a Conferência tem o objetivo de debater e priorizar as diretrizes do Plano Municipal de Cultura e vai reunir agentes do poder público e da sociedade civil. 

Nesta edição, a Conferência Municipal de Cultura vai discutir três eixos principais, apresentados por renomados profissionais do cenário cultural local e nacional. 

A abertura do evento será na sexta-feira (15), às 19 horas, com a apresentação do tema Desmonte: ameaças. Em sua abordagem, a bailarina, coreógrafa e produtora cultural, Bia Mattar, de Balneário Camboriú, vai discutir a relevância da cultura como atividade econômica no Brasil, os principais problemas que afetam o setor, e a busca de soluções por meio de iniciativas como parcerias e economia colaborativa. 

No sábado (16), a programação terá início às 8:30 horas, com credenciamento dos participantes. Às 9 horas, o historiador, especialista Prática Social da Arte e fundador do grupo joinvilense Dionisos Teatro, Silvestre Ferreira, apresenta o segundo eixo da programação, Remonte: casos de sucesso, panorama. 

 Em sua explanação, Ferreira vai comentar sobre a estrutura necessária para a manutenção de uma política cultural de qualidade, estabelecer um comparativo entre cidades com diferentes níveis de tradição em financiamento da cultura e, ainda, fazer uma análise da história e patrimônio cultural de Joinville. 

Após a palestra, acontece a sessão de debates, participação escrita e palavra livre. 

A programação retorna às 13:30 horas e, às 14 horas, inicia a apresentação do terceiro eixo da Conferência. O tema Novas Perspectivas será abordado pela jornalista e especialista em Gestão Cultural em Capitais, Jonaya de Castro, de São Paulo. 

No que se refere às novas formas de trabalho e captação de recursos, a convidada vai comentar ferramentas como matchfunding – uma das modalidades de recursos que mais cresce no contexto internacional e que ainda é pouco explorada no Brasil – e as plataformas de financiamento coletivo conhecidas como crowdfunding.

Nesse período, além dos debates e da participação escrita, os presentes poderão participar da plenária deliberativa.

A Conferência Municipal de Cultura é aberta a toda a comunidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 14 de setembro, pelo site da Prefeitura de Joinville.


A Notícia
Busca