Rubens: Programação do cinema em Joinville tem estreia de dois filmes nacionais - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Orelhada24/08/2017 | 05h00Atualizada em 24/08/2017 | 05h00

Rubens: Programação do cinema em Joinville tem estreia de dois filmes nacionais

"Bingo — o Rei das Manhãs" e "João, o Maestro" entram em cartaz nesta quinta-feira

Rubens: Programação do cinema em Joinville tem estreia de dois filmes nacionais Luiz Maximiano/warner/Divulgação
Foto: Luiz Maximiano / warner/Divulgação

Não é sempre que filmes brasileiros entram em cartaz ofuscando (mesmo que de leve) as novidades do cinemão hollywoodiano, mas é o que acontece hoje, quando as salas de exibição (de Joinville e Jaraguá, inclusive) recebem duas grandes estreias com carimbo verde-amarelo e tons biográficos. O primeiro é o quase polêmico "Bingo – o Rei das Manhãs", inspirado na vida de Arlindo Barreto, o mais famoso intérprete do palhaço Bozo. A vida de estrela televisiva, regada a excessos de todo tipo e frustrações mil, ganha vida no longa dirigido por Daniel Rezende. Passado nos loucos anos de 1980, mostra um ex-ator de pornochanchadas (Vladimir Brichta) que, sob a máscara do palhaço malcriado Bingo, vira uma estrela da TV ao mesmo tempo em que se afunda em drogas, álcool e sexo. Leandra Leal e Emanuelle Araújo também estão no elenco. A outra novidade nas telonas é "João, o Maestro", cinebiografia de João Carlos Martins dirigida pelo especialista Mauro Lima, o mesmo de "Meu Nome não é Johnny" e "Tim Maia". A vida do músico é contada desde a infância, quando prodígio do piano, passando pela fama crescente, as apresentações pelo mundo, o sucesso estrondoso, os acidentes que lhe prejudicaram o movimento das mãos e a subsequente superação dos limites. Alexandre Nero interpreta o maestro na fase adulta.

Dança

Só lembrando que Sandra Meyer e Diana Gilardenghi apresentam o espetáculo de dança contemporânea "Narrativas em Dois Corpos" no Sesc de Joinville nesta quinta-feira, às 20 horas. É a última parada do giro estadual do trabalho, que coloca as bailarinas, coreógrafas e professoras da Capital se reinventando e alterando seus modelos de criação a partir do entrelaçamento de trajetórias pessoais, do contexto social e da história da dança.

Conversa

O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar) promove nesta quinta-feira, às 9 horas, na Associação Universo Down, no bairro Bucarein, o quinto encontro do Projeto Diálogos Arte para Todos. O objetivo é compartilhar experiências sobre o processo de pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Teatro Arte para Todos — formado por crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência — e o papel transformador da arte nos contextos social e cultural da inclusão.

Frase

Foto: Divulgação / Divulgação

"A 'Torre Negra' nunca me pareceu ser aquela ideia para um filme de verdade. A narrativa é complexa e longa. E, mesmo assim, eles fizeram um trabalho maravilhoso, trazendo uma história coesa e que traz muitos aspectos do material original. Os puristas podem não gostar, eu posso te dizer isso com certeza, justamente porque a produção não começa exatamente onde o livro inicia. Mas, ao mesmo tempo, eu sei que eles compreenderão, pois sabem pontualmente o que está acontecendo ali na história."
Stephen King manda aviso aos fãs que forem ao cinema a partir de hoje para assistir à adaptação da série de livros escrita por ele. No filme, o Pistoleiro (Idris Elba, à direita) percorre vários mundos para impedir o Homem de Preto (Matthew McConaughey) de destruir a Torre Negra, o eixo que mantém os universos intactos.

Inglês para boneco ver

Foto: Sesc Santa Catarina / Divulgação

A Trip Teatro, de Rio do Sul, já apresentou um par de vezes em Joinville "O Incrível Ladrão de Calcinhas", um clássico no ramo do teatro de bonecos em Santa Catarina. Mas na forma que o fará nos dias 9 e 10 de setembro, no galpão da Ajote, será a primeira vez. Além da apresentação protocolar, uma versão em inglês encaminhará a trama noir protagonizada pelos títeres. Os ingressos já estão à venda no site enjoyevents.com.br. A versão alternativa é resultado do Prêmio Funarte de Internacionalização, recebido pelo grupo catarinense no primeiro semestre. Além da adequação a outro idioma, o incentivo fomenta a circulação e apresentação de espetáculos nacionais no exterior. No futuro, ele ganhará uma terceira versão, desta vez legendada em francês.

Memória

Ainda sobre o maestro João Carlos Martins, cuja cinebiografia estreia hoje: ele esteve em Joinville no ano passado, no dia 5 de setembro, quando a chama paralímpica passou pela cidade. Após o acendimento da pira pela ex-atleta Ádria Santos, Martins regeu um concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica de São Paulo no estacionamento do Centreventos Cau Hansen.

Feira do Livro

Começam a ser distribuídos nesta quinta-feira, no Cineatro X de Novembro, os convites para as palestras da 5ª Feira do Livro de São Francisco do Sul, que começa nesta sexta-feira e vai até 1º de setembro. Eles podem ser retirados gratuitamente das 8h às 18h. Será também no Cineatro os encontros com Ferrez (dia 26), Viviane Mosé (dia 28) e Gabriel, o Pensador (1º de setembro), os convidados desta edição do evento.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaProcon Joinville orienta sobre cuidados com as compras na Black Friday https://t.co/BpoNefT9S5 #LeianoANhá 6 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDiretoria do JEC se posiciona e diz não haver necessidade de "comissão de transição" https://t.co/tkTAzPqKmZ #LeianoANhá 7 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca